Feitos de Sol - Vinícius Grossos

18 de junho de 2020

Título: Feitos de Sol
Autor: Vinícius Grossos
Páginas: 256
Ano: 2019
Editora: Faro Editorial
Gênero: Romance Juvenil, LGBT
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva | Amazon
Nota:    
Sinopse: E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio?
Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar.
A Faro Editorial lança em julho “Feitos de Sol”, o novo romance de Vinicius Grossos, um dos mais amados autores nacionais de YA. Vinícius incluiu nesta obra cenas que ele próprio viveu: a luta por aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo.
Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo.
Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.


Resenha:


O autor Vinícius Grossos já apareceu aqui no blog com 1+1 A Matemática do Amor (leia a resenha abaixo), um livro que escreveu em parceria. A resenha de hoje é de uma obra que escreveu sozinho, já fazendo sucesso  no catálogo da Faro Editorial. Feitos de Sol já está na minha lista de favoritos, vale a pena conferir um pouco mais da história.

                                                        

O enredo é narrado pelo adolescente de quinze anos chamado Cícero, filho único de mãe solteira. Sua melhor amiga é a divertida Karol, ambos tem amizade longa de infância  mas que recentemente também se tornou colorida. O maior entretenimento de Cícero, além dos seu amigos filmes, são as histórias em quadrinhos.

Uma série em especial é a grande paixão do jovem, as várias edições que contam as aventuras de Under Hero. O último volume acaba de ser lançado e quando Cícero vai comprar descobre que a Taverna do Dragão, a única loja da cidade que vendia sua paixão, acaba de fechar. É dividindo da mesma tristeza que ele conhece Vicente, outro garoto fã de Under Hero que também ansiava pelo desfecho da obra.

Logo os dois começam a se conhecer e descobrem que compartilham muito mais coisas em comum, uma delas é a certeza de que o mundo está prestes a acabar na virada para o ano 2000. Vicente acredita que o mundo terá seu fim com a volta de Jesus. Enquanto Cícero acredita no Bug do Milênio, onde um colapso nas máquinas irão liberar mísseis na população. 


Embora eles tenham certeza no fim da humanidade, os meios que levarão a isso são divergentes. No entanto essa divergência fica de lado quando os projetos, que ambos tinham de aproveitar os últimos dias do ano, começam a se entrelaçar e os aproximar. Desta maneira é que os garotos começam a nutrir sentimentos pelo outro e querem mais que tudo passar mais tempo juntos, mas a cruel realidade está ali os rodeando.

É um romance LGBT+, obviamente, que nos apresenta dois jovens descobrindo mais sobre si e sobre sexualidade. Mesmo Cícero sendo o narrador, a historia de Vicente é que vai mexer com os pensamentos do público. Assim é que vai se construindo um amor juvenil nascido na pureza, buscando simplesmente a felicidade e liberdade.

Os personagens são construídos de uma forma genial, dando atenção e exclusividade até mesmo aos secundários. Karol e a avó de Vicente são as que garantem diversão na obra, já a guerreira mãe de Cícero e os pais de Vicente são os que trazem as verdadeiras questões do mundo.

O autor traz reflexões necessárias sobre homofobia, o quão doloroso é se esconder ou ter que se defender da violência verbal e física. A obra aborda com toda delicadeza a religião, mostrando o quanto ainda há intolerância entre os próprios religiosos e os ateus. O machismo, a juventude e as relações familiares são outra temas que aparecem trazendo mais criticidade ao enredo.

O leitura é tão profunda que deixa ao leitor certa impressão de invasão de privacidade, pois parece que estamos invadindo os sentimentos mais íntimos de alguém. As emoções, tanto de Cícero quanto de Vicente, ficam a flor da pele de quem lê também.  Diversas situações e experiência vividas pelos personagens são de uma intensidade infinita, se tornando impossível não se envolver nelas.

É um livros para todos que compartilham da mesma luta por aceitação, para aqueles que acreditam que o mais importante é o amor e para quem sabe que a comunidade LGBT+ não merece nada menos que respeito. Também é uma obra para os que precisam abrir as mentes e os corações, se libertando de uma exclusão que perpetua por anos devido ao mero preconceito. Vinícius Grossos escreveu este adorável presente para que todos brilhem, então mergulhem nesse lindo tesouro e se deixem invadir pela luz do sol!

21 comentários

  1. Não conhecia os livros do autor, mas pelo menos esse deve ser ótimo, já que entrou para sua lista de favoritos! Que legal a diferença das crenças dos dois, isso deve ter rendido bons diálogos, talvez até mesmo engraçados antes do livro se tornar tão intenso. Acho muito importante terem livros com essa temática e gostei de saber que tanto a história, quanto os personagens são bem construídos à ponto de envolverem tanto o leitor.

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  2. Eu só conheço as letras do autor por 1+1, A Matemática do Amor que amo de paixão!!!Mas esse mais recente livro, foi muito e ainda é elogiado no mundo literário. E oh, muitos falam sobre o amadurecimento das letras do autor, que antes já eram lindas.
    Em tempos de ódio gratuito, tão gostoso falar sobre amor, ainda mais nessa forma quase poética, sem deixar de lado, os sentimentos que meninos tão jovens sentiram nessas descobertas.
    Com certeza, é um livro que ainda espero de coração, poder ler!!!
    Viva nossa literatura nacional!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa!
    Que livro cheio de sentimento! Além de abordar temas extremamente recorrentes em nossa sociedade, Grossos encanta o leitor por construir um romance sutil e gradual, enfatizando que amor é amor independentemente do gênero.
    Além disso, essa jornada dos protagonistas em busca da revista, somada aos diálogos quase que filosóficos, tornam a leitura cheia de significado, sendo impossível não se apaixonar por Cícero e Vicente. E os personagens secundários não ficam para trás, pois recebem uma ótima caracterização e elevam a profundidade da narrativa.
    E essa capa? Simplesmente MARAVILHOSA.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma história linda, cheia de descobertas, aceitação e luta contra o preconceito, que com certeza nos fará refletir bastante, ainda não conheço a escrita do autor, mas fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser daqueles que jogam as coisas na nossa cara e nos faz pensar. Sobre desobertas e sentimentos. Fiquei super curiosa sobre a leitura e ficarei de olho nele.

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa!

    Vim ler a resenha sem saber nada sobre o livro, e sobre o autor só tinha visto por ai a capa do outro livro, e terminei com a sensação de que preciso ler esse livro urgentemente!
    Amei a resenha, e já coloquei o livro na minha lista de desejados/próximas leituras.

    É um livro para todos que compartilham da mesma luta por aceitação, para aqueles que acreditam que o mais importante é o amor e para quem sabe que a comunidade LGBT+ não merece nada menos que respeito. Também é uma obra para os que precisam abrir as mentes e os corações, se libertando de uma exclusão que perpetua por anos devido ao mero preconceito. Vinícius Grossos escreveu este adorável presente para que todos brilhem, então mergulhem nesse lindo tesouro e se deixem invadir pela luz do sol!

    E se antes dessa parte da resenha eu ainda não quisesse ler o livro, teria mudado de ideia aí. <3

    ResponderExcluir
  7. EU ja tinha visto esse livro ,mas poucas resenhas sobre ele
    .provavelmente os dois passaram por muitos obstaculos para ficarem juntos . SIM ,o que todos merecem é respeito acima de tudo

    ResponderExcluir
  8. Andressa!
    Linda a sensibilidade do autor em mostrar os preconceitos do mundo LGBT e de como devem ter respeito, deve ser singelo.
    E para abordar assuntos como: homofobia, religião, machismo, juventude e as relações familiares, seus rdramas, dúvidas, e preconceito, dele ser bem instigante, ainda mais quando o leitor parece estar 'invadindo' o espaço das personagens.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa,
    Acho que nunca li um livro YA nacional, só alguns de fantasia, mas achei a premissa de Feitos de Sol muito interessante. Eu gosto quando o autor trás na história algum fato real, como neste caso a virada do milênio. A aproximação de Cícero e Vicente deve ser algo bonito de acompanhar durante a leitura, pois irá começar de uma forma tão inocente. Dois adolescentes que descobrem algo em comum e a partir disso se redescobrem. Em um enredo simples, Vinícius Grosso soube trabalhar com os elementos mais importantes e explora muito além da família e amizade. E esse é bem o tipo de história que gosto de ler, algo que eu sei que irá retratar os sentimentos dos personagens de forma verdadeira e profunda. Eu não havia ficado muito curiosa com a outra obra do autor, mas ao conhecer a história de Feitos de Sol ficou impossível não me interessar por sua escrita.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante, o título já me chamou tanta atenção que leria mesmo se não soubesse do que se tratava. Não conhecia o autor ainda, acho incrível quem tem a capacidade de escrever e envolver o leitor não só com o personagem narrador mas também com todo o núcleo que está envolvido na história. Deixa tudo mais interessante e gostoso de ler. A história parece ser fantástica, os dois mesmo com diferenças encontram mais semelhanças isso acaba despertando o amor em ambos. Já vai pra lista

    ResponderExcluir
  11. Oiee!
    Eu tô louca pra ler esse livro, tenho um amigo gay que me falou muito bem desse e desde então ele está na minha lista desse ano. Em todos os meus anos de leitora só li um único livro com o tema LGBT e quero muito adentrar nesse tema e nessas obras. Pretendo ler este assim que possível.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  12. Olá Andressa!
    Sua resenha dessa linda historia me emocionou. Não conhecia a autor mas a sensibilidade que ele teve para construir a trama me encantou bastante. Não leio muitos romances LGBT mas sempre fico feliz de livros desse tipo serem lançados para sensibilizar a sociedade. Estou ansiosa para acompanhar a jornada dos protagonistas, realmente é um desafio enfrentar tanto preconceito, ninguém deveria sofrer assim por um sentimento tão maravilhoso como o amor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi ♡
    Logo me apaixonei pelo título e pela capa.
    Livro bom é como esse, que nos faz se envolver com o personagem de uma forma, que chega um momento que parece que até sentimos o que ele está sentindo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oiii ❤ Ainda não tive a oportunidade de ler algo do Vinicius Grossos, mas tenho vontade, já que já ouvi falar bem da escrita dele.
    Gostei tanto que o autor parece ter trabalhado tão bem e com tanta responsabilidade o tema da homofobia, o quanto casais homoafetivos sofrem com a discriminação e intolerância. Acho tão triste que mesmo no século XXI ainda existam pessoas tão intolerantes, dispostas a ferir quem não tem a mesma opção sexual que elas.
    Obrigada pela dica de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, Andressa!!
    Os primeiros parágrafos da resenha já chamaram muito a minha atenção.
    Adoreei a ideia dos personagens compartilharem a teoria de que o mundo estaria acabando e também adorei esse ambiente em que ambos vão se conhecendo aos poucos. Com certeza ficaria torcendo a história inteira para eles darem certo!! Haha
    Além disso, achei muito bom o autor trazer para o livro temas que infelizmente ainda precisam ser discutidos e mostrados, como a homofobia.
    Uma ótima dica de leitura, bjs!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Ainda não tive contato com a escrita do autor, mas pelo jeito não vai ser por muito tempo (risos), até porque já estou com seu outro livro na minha lista. E aqui temos mais uma história encantadora, e que sem dúvida deve sim ser lido por todos. Vai ser bem divertido, emocionante e inspirador acompanhar essa aventura e as descobertas que nossos protagonistas farão juntos com a gente.

    ResponderExcluir
  17. Olá! ♡ Ainda não li nada do autor, mas tenho muita vontade, sempre vejo falarem bem de suas obras.
    Gostei muito que o Vinicius soube trabalhar bem cada personagem, incluindo os secundários ♡
    Achei extremamente importantes os temas que o autor abordou, são temas que precisam de fato ser mais trabalhados.
    Parece mesmo uma leitura bem profunda, que faz a gente mergulhar de cabeça na história e se emocionar bastante ♡
    Já quero conhecer Cícero e Vicente, ambos parecem personagens maravilhosos! ♡
    Obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oooie
    Não li nada do autor ainda, achei a capa desse livro super linda!
    Parece ser um livro bem interessante! É incrível quando os personagens vivem situações muito intensas, que fazem o leitor se envolver muito em toda a história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi e Andressa
    Eu simplesmente amei a resenha. Eu sinto que o mundo precisa de mais livros assim. Que nos tocam e que servem para fazer as pessoas abrirem suas mentes e corações para aceitarem que todos merecem respeito e amor!
    A resenha me conquistou totalmente ❤

    ResponderExcluir
  20. Lembrei de que falavam que o mundo ia acabar na virada de 1999 para 2000, eu ficava o tempp todo olhando para o céu. Esse livro é bem interessante, gostei do que foi apresentado e que pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Andressa
    Aii já tava querendo lê-lo, e agora fiquei ainda mais animada.
    Parece ser um romance muito lindo, sensível e com muitas reflexões importantíssimas.
    Falar sobre homofobia é muito necessário.
    Bjs

    ResponderExcluir