1+1 - A Matemática do Amor - Vinícius Grossos e Augusto Alvarenga

7 de janeiro de 2020

Título: 1+1 - A Matemática do Amor
Autor: Vinícius Grossos e Augusto Alvarenga
Páginas: 256
Ano: 2016
Editora: Faro Editorial
Gênero: Romance Juvenil LGBT
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva | Amazon
Nota:  
Sinopse: Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?


Resenha:
Bernardo e Lucas são dois adolescentes amigos desde criança, mas tudo começa a mudar quando o pai de Bernardo decide se mudar para Portugal com a família devido uma proposta de trabalho. Logo no início a surpreendente notícia deixa os jovens em um misto de raiva e tristeza. Mas essa mudança traz importantes consequências na relação dos dois.

Vendo seu melhor amigo prestes a ir para outro país, Lucas planeja tornar inesquecíveis seus últimos dias no Brasil. Para que Bernardo leve boas lembranças, seu amigo monta um cronograma de atividades divertidas e especiais para que ambos realizem. Ambos começam a ficar mais próximos um do outro, trazendo novos sentimentos e confusões para essa amizade.

Os personagens foram criados de modo apaixonante e encantadora, fazendo com que o leitor se veja em cada um deles. Lucas é muito fofo mostrando seu amor por ler e por poesias, além de deixar claro sua aversão pela matemática. Já Bernardo é fã de esportes e jogos, a matemática é de simples compreensão mas por outro lado a língua portuguesa... Os protagonistas torna o enredo ainda mais atrativo e real, com todas as atitudes e comportamentos típicos da idade.

Ao passar dos capítulos o leitor acompanha a experiência do primeiro amor, a descoberta da sexualidade e as incertezas do futuro. Além disso há as dúvidas e sentimentos que correm o risco de abalar esta indescritível amizade de infância, mas a necessidade cada vez mais crescente de tocar aquele que ama.  A sombra da partida de Bernardo deixa tudo ainda mais aflorado e desesperador, para os dois garotos.

“Talvez tudo já estivesse virando uma tragédia, sim. E eu não aproveitaria mais nada.”

O livro é narrado intercalando o ponto de vista dos dois personagens, sendo possível compreender os sentimentos e emoções de cada um. Desta maneira a leitura se torna ainda mais fluida e prazerosa, sendo impossível largar o livro para qualquer outra coisa. Os momentos fofos e engraçados garantem momentos ainda mais marcantes durante os capítulos e o final deixa aquela sensação de quero um pouco mais.

No entanto nem tudo é tão brilhante e positivo na obra, afinal nem nossa vida real é. Os autores conseguem trazer com muita sutileza, mas ainda assim muita realidade, os desafios das pessoas que fazem parte da comunidade LGBT viver em pequenas cidades. Os olhares e falas atravessadas que deixam visível o preconceito, reproduzindo o ódio transmitido por muitas gerações.

Apesar de tudo isso é possível aplaudir de pé o modo adorável com que os autores compartilham esta linda produção, propagando mensagens de respeito e sobretudo amor. Afinal, amor é o sentimento mais puro e lindo que há, não deveria ser condenado ou julgado. Livros como esse desperta reflexões e a vontade de lutar por aqueles que se escondem para salvar suas vidas.

Esta leitura acrescenta de modo único e transforma milhares de olhares, fazendo com que aprenda inúmeras lições. Confira a juvenil e apaixonante história de Bernardo e Lucas! Compartilhe conosco suas experiências com esse livro.

7 comentários

  1. Oi Andressa 😙
    O livro parece muito bonito e até direi necessário, é um tema que tem sido muito debatido, porém, na sociedade ainda existe tanto preconceito que livros como esse são inestimáveis
    Quero muito ler e já estou indicando para amigos!

    ResponderExcluir
  2. Literatura nacional de primeira grandeza!!!!Acho que este foi o primeiro livro com essa temática que eu li e ainda trago no peito, um carinho especial por Bernardo e Lucas.
    Vinícius conseguiu com uma destreza, trazer dois personagens tão inocentes, tão puros e limpos que fica impossível não se apaixonar por eles.
    Sem vulgaridade, sem nada fora do lugar, o autor desenhou um cenário único e angelical.
    Super recomendo este livro e oh, ainda preciso de mais do autor!!!
    Viva nossa literatura nacional!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa!
    Gosto da forma sutil com a qual os autores constroem o romance entre os dois protagonistas, que possuem personalidades singulares que corroboram para o despertar de empatia por parte do leitor.
    É interessante ressaltar também que a obra transmite exatamente como ocorre o despertar de um sentimento mais profundo do que amizade, sentimento este que é complexo e confuso de assimilar.
    Embora, seja simples, a obra com certeza se configura como um ótimo romance com temática LGBTQIAP+.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa!
    Aos poucos o tema homossexualidade passa a ser debatido abertamente em nosso país e tomara que tome o rumo do respeito também. A história, apesar de ter uma trama clichê é intensificada pelo fervor e a imaturidade da juventude, o que faz os meninos se sentirem inseguros e apreensivos. E a maneira como o autor inseriu as matérias escolares na história, mesclando-as com a personalidade dos personagens foi muito bacana. Como uma boa fã de romances eu não posso deixar de conferir q obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Muito bom ver um tema tão importante, ser abordado de forma tão delicada, mostrando a descoberta do primeiro amor e ainda mostrando o quanto ainda há preconceito.
    Acredito que livros como esses, servem para trazer ainda mais um alerta e para discutirmos cada vez mais sobre a sexualidade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! Engraçado que esse livro me foi indicado há quase dois anos, mas ainda não tive oportunidade de mergulhar na história, a resenha só me fez ficar aqui me perguntando “por que?”. A leitura parece ser daquelas bem leves, mas cheia de significados, ainda mais trazendo um tema ainda pouco abordado.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse livro faz parte da minha leitura à um bom tempo. A premissa é muito fofa e bastante interessante. A resenha me encantou muito e a trama claro é bem juvenil. Espero muito conseguir ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir