Rasputin: Fé, Poder e o Declínio dos Romanov

27 de maio de 2020

Título: Rasputin: Fé, Poder e o Declínio dos Romanov
Autor: Douglas Smith
Páginas: 1128
Ano: 2018
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Biografia, História
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: A biografia que mudará para sempre a forma como vemos uma das figuras mais poderosas da Rússia tsarista. Mais de cem anos após seu assassinato, Raspútin continua na imaginação popular como um símbolo da encarnação do mal. Muitos livros e filmes contam a história de sua ascensão misteriosa ao poder como confidente de Nicolau e Alexandra, e guardião do debilitado herdeiro do trono russo. Separando fato e ficção, o trabalho monumental do premiado historiador Douglas Smith apresenta Raspútin em toda sua complexidade: homem religioso, súdito leal, adúltero e boêmio. Com base em documentos encontrados em sete países, Raspútin é a biografia definitiva de um homem extraordinário que viveu o ocaso da dinastia Románov.

“A biografia definitiva da figura mais misteriosa e controversa da Rússia.” ― The Washington Post

“Douglas Smith pesquisa meticulosamente o homem atrás do mito. O resultado é uma narrativa lúcida e vívida de um Raspútin inesquecível.” ― The Wall Street Journal

“Douglas Smith faz a biografia definitiva de Raspútin. Brilhante, envolvente e hipnótica. Selvagem e erótica em suas revelações, sensível no retrato humano, astuta na análise política e muito rica no material pesquisado.” ― Simon Sebag Montefiore


Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha: A história nos forneceu os mais diversos tipos de personagens peculiares. Na virada do século XIX, uma grande gama de pessoas influentes marcaram a humanidade, com contribuições que moldariam até mesmo a forma como vivemos nos dias atuais.




Em uma Rússia imperial poderosa, rica, envolta em misticismo e estranhas crendices, surge Grigori Rasputin, uma forte personalidade que marcou sua época, tendo seus feitos ecoados até os dias atuais.
Não é difícil encontrar músicas, programas de televisão e os mais diversos livros sobre a figura tão emblemática de Rasputin. Mas até que ponto essas mídias estão certas sobre o místico siberiano? Até que nível o que se sabe de Grigori Rasputin é verdade ou simples propaganda contra o maior aliado do último czar russo?

O livro Rasputin: Fé, Poder e o Declínio dos Romanov traz a ousada proposta de compilar uma grande gama de informações sobre o amigo íntimo dos Romanov, ligando fatos históricos, utilizando anotações de pessoas que o conheceram e até mesmo demonstrando em fotografias impressas nas páginas o quão emblemático Rasputin foi, sendo amado por muitos e recebendo em doses iguais o ódio de outros. Entretanto, o livro não se resume somente à isso: demonstrando com ricos detalhes as circunstâncias de uma Rússia pré socialista, Douglas Smith escreve com maestria sobre como o cenário do reinado de Nicolau II influenciou Rasputin, e como Rasputin influenciou o próprio reinado, sendo o maior confidente e amigo do imperador e de sua esposa, Alexandra Feodorovna.

De sua curiosa decisão de se tornar um religioso andarilho até ser o inimigo número um dos poderosos que queriam depor a monarquia, o livro conta com imensa riqueza de detalhes sobre a vida e a morte de Rasputin, demonstrando sua grandeza, inteligência e humildade, humanizando sua figura tão caricaturada como um bruxo das trevas, mas também trazendo todos os mistérios que permeavam o siberiano que é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores personalidades da história russa.

13 comentários

  1. ingriD Figueiredo27/05/2020 02:59

    Eu leio "Rasputin" só me vem na cabeça o:

    Ra ra Rasputin
    Lover of the Russian queen
    There was a cat that really was gone
    Ra ra Rasputin
    Russia's greatest love machine
    It was a shame how he carried oooon

    Adoro ler sobre as monarquias, não é diferente com a antiga familia russa, mas é impossivel não ler sobre os anos finais (com rasputin, a revolução russa, os bolcheviques, o extermínio etc.) e ter um misto de tristeza, raiva e #facepalm (pois algumas decisões feitas foram tão ??? que vc fica pensando se tinham realmente pensado bem antes rs)

    Inclusive tem uma 'série-documentário' na Netflix que se chama "Os Ultimos Czares", acho que é uma ótima acompanhante desse livro, se vc já não gostava do cara antes depois da série o ranço aumenta kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que muitos de nós não saiba da verdadeira história de Rasputin, é praticamente impossível não ter ouvido esse nome nessa vida.
    Eu admito que só sabia que ele era russo e nada além disso.
    Por isso, fiquei surpresa com a resenha acima e claro que já fiquei super curiosa em como ele conseguiu ir de um polo a outro dessa maneira única!!!
    Claro que se puder,já quero o livro em mãos, mesmo sendo essa calhamaço!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Michel!
    O livro com certeza deve ser um prato cheio para os amantes de literatura histórica ou pra quem procura uma leitura com teor mais didático.
    Talvez eu tenha faltado a algumas aulas de história na escola porque nunca ouvi falar desse homem (e eu juro que estudei essas coisas de russos e comunismo e guerra pro vestibular, mas é aquele ditado). Mas enfim, é notável que Rasputin foi uma figura pública de considerável influência, e a obra se destaca por apresentar os dois lados do famoso confidente.
    Além disso, a experiência parece se tornar ainda melhor pelos detalhes da Rússia tsarista contidos na obra, o que denota uma trabalho extraordinário de pesquisa por parte de Smith.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Michel

    Eu adoro livros de biografias históricas, apesar de que a Rússia mesmo nunca me chamou muito a atenção. Por isso que acabei por jamais pesquisar a fundo os personagens históricos russos.
    O livro deve ser muito interessante nesse aspecto pois me pareceu que teve realmente uma pesquisa extensa para ser escrito.

    Quem sabe em breve eu não leio para poder conhecer um pouco mais desse personagem que só conheço de filmes!
    😉

    ResponderExcluir
  5. Michel!
    Achei que seria mais uma biografia de Rasputin, mas ver que traz a ambientação de um época e fatos reais e ainda toda influência que teve no reinado, as pessoas que o amavam e as que o odiavam, deve ser uma obra rica.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eita que não vou negar que esse tanto de páginas me deixou um tanto quanto receosa em relação à leitura, será que não fica maçante?! Por outro lado é sempre muito interessante conhecer um pouco mais dos grandes nomes da nossa história.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Nossa, eu não conhecia esse livro!
    Fiquei curiosa e já vou colocá-lo na minha lista para não me esquecer de pesquisar mais sobre ele depois.

    ResponderExcluir
  8. Olá Michel!
    Por incrível que pareça eu nunca tinha ouvido falar de Rasputin (vergonha da minha falta de conhecimento intelectual rsrs), mas achei a sinopse muito intrigante ao descrever essa figura histórica, pois "religioso" e "adúltero" são duas coisas bem contraditórias numa mesma pessoa. Eu sempre achei a Rússia um país bem misterioso, sem falar na história conturbada que a nação vivenciou. Uma biografia tão completa como essa merece parabenização do autor, afinal a busca por informações não deve ter sido nada fácil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse Rasputin ,mas parece ter sido uma pessoa misteriosa asim como algumas figuras desse pais
    intrigante esse fato dele ser tornar religioso andarilho
    parabens pela resenha

    ResponderExcluir
  10. Confesso que nunca gostei muito quando aparecia algo sobre reinado ou império (ainda mais sobre Rússia ou algo parecido) nas aulas de história, então se foi comentado esse nome não sei dizer, pois não me recordo rsrs
    Fiquei curiosa sobre a história de Rasputin que fui até procurar saber mais. Achei bastante coisa sobre ele, fiquei até com vontade de ler esse livro (e olha que não gosto de biografias) e saber se tudo que achei sobre ele é realmente verdade.

    ResponderExcluir
  11. adoro livros de ficão que possuem um pé na realidade. Eu já estudei muito sobre a familia romanov durante 2017 e conheço o papel do rasputin ligado com a via da familia de czares. Não sou muito de biografias mas ja quero ler está

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Não sou muito fã de histórias de época, ainda mais biografias, que só leio se gosto muito da pessoa que está sendo biografada, por isso não tenho muito interesse nesse livro.

    ResponderExcluir
  13. Há alguns anos li varios livros sobre a familia Romanov e sobre Rasputim, são informaçoes que com o passar dos anos esqueci. Acho que esse é um òtimo livro para eu relembrar vários fatos que cairam no esquecimento.

    ResponderExcluir