Anne da Ilha - Anne de Green Gables, 3 - L. M. Montgomery

10 de fevereiro de 2020

Título: Anne da Ilha - Anne de Green Gables, 3
Autor: L. M. Montgomery
Páginas: 236
Ano: 2019
Editora: Pedrazul
Gênero: Ficção, Infantojuvenil, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: AmazonPedrazul
Nota: 
Sinopse: Anne Shirley decide deixar Green Gables e seu trabalho para ir atrás de seu sonho original: completar os estudos em Redmond College. Apesar de sentir-se dividida entre partir rumo ao desconhecido ou permanecer no ambiente familiar, Anne faz as malas e vai morar em Kingsport com Priscilla Grant. Gilbert Blythe também está indo para Kingsport para estudar e se tornar médico, e nada o tornaria mais feliz do que se Anne revelasse que sente mais do que amizade por ele. Novas aventuras descortinam-se além da curva do caminho, enquanto Anne guarda as lembranças da rotina rural de Avonlea, uma vida repleta de surpresas aguarda por ela, incluindo um pedido de casamento e a perda de algumas de suas preciosas ilusões infantis.

OBS: Por ser o terceiro livro, poderá haver spoilers dos livros anteriores, leia por sua conta e risco!

Resenha: Quando comecei a leitura desta série, jamais imaginei que me prenderia tanto! Mas essa menina me fisgou gente, de verdade!

" - Provei o mundo e ele já não veste as cores do romance que costumava usar."

Lembro que a primeira vez que eu tentei assistir a série, não chamou minha atenção (também eu comecei pela segunda temporada!), mas quando percebi meu erro e recomecei...amei!
Ah, se você quiser ler a resenha da série, clica nas imagens abaixo:

                                                

E se você quiser ler as resenhas dos livros anteriores, aí estão:

                                                 

Bom, já na resenha anterior eu havia comentado que Anne estava mais madura, e agora ela está ainda mais, não tem mais nada daquela menininha de antes. Porém, a garota sonhadora que adorava imaginar as coisas, ahhh, esta ainda está lá! Sonhadora, imaginativa e descompensada como sempre!


"Os pequenos prazeres da vida, doces e excelentes em seu momento, não deveriam ser a finalidade se toda a existência. Os mandamentos divinos deveriam ser buscados e seguidos; a vida celestial deveria começar aqui na terra."

Eu vi na sinopse do oitavo livro um esqueminha com a idade de Anne em cada livro e achei bem interessante, vou colocar abaixo:

• Anne de Green Gables: 11-16 anos
• Anne de Avonlea: 16-18 anos
Anne da Ilha: 18-22 anos
• Anne de Windy Poplars: 22-25 anos
• Anne e a Casa dos Sonhos: 25-27 anos
• Anne de Ingleside: 34-40 anos
• Vale do Arco- Íris: 41 anos
• Rilla de Ingleside: 49-53 anos

Então, como dá para ver, agora ela começa o livro com 18 anos e termina com 22.

" 'Nem todas as lições se aprendem na faculdade', pensou. 'A vida pode ensiná-las em todos os lugares'. "

Depois de tudo o que aconteceu nos livros anteriores, das perdas e pedras no caminho, dos gêmeos que Marilla adotou e de todas as mudanças na vida de Anne, as coisas começaram a voltar para os eixos e Anne, incentivada por Marilla, vai em busca do sonho adiado: a faculdade! Junto com outras amigas, alugam uma casa, levam a tia de uma delas, que já é uma senhora, para viver com elas na casa, afinal de contas elas precisam ter uma senhora em casa para mostrar decência. E partem rumo à 4 anos de estudo.

" - Eu preciso. As coisas não podem seguir como estão por mais tempo. Anne, eu a amo. Você sabe que amo. Eu...eu nem consigo expressar em palavras o quanto. Você promete que, um dia, vais ser minha esposa?"

Gilbert também vai para a faculdade e no início do livro eles dividem um bom tempo juntos, mas no decorrer da trama, seus caminhos se dividem. A amizade esfria, mas não o amor dele por ela. E dela por ele, só que ela não sabe disso, ou não quer admitir.


Coisas acontecem, eles conhecem outras pessoas e um pensa que perdeu o outro, até que finalmente os anos de estudo acabam e eles partem para Avonlea novamente. Não que Anne estivesse de todo afastada, ela ia visitar a família toda a folga que tinha, mas uma volta definitiva é diferente.

" 'O humor é o mais picante condimento no banquete da existência. Ria de seus erros, mas aprenda com eles; alegre-se em suas aflições, mas fortaleça-se com elas; zombe de suas dificuldades, mas supere-as.' "

E lá, finalmente as coisas voltam para a estrada certa, os caminhos se reencontram e tudo parece bem quando está bem! Mas eu só vou contar o que aconteceu na próxima resenha!

"Nada me importava muito, depois que você disse que nunca poderia me amar, Anne. Não havia outra; nunca pôde haver outra para mim, além de você. Eu a amei desde aquele dia em que você quebrou a lousa na minha cabeça na escola."

Enfim, continuo apaixonada pela leitura! A inocência mostrada a cada página, as amizades e amores, a família...os antigos amigos que voltam, os novos que Anne faz...é tudo tão lindo e surpreendentemente bem apresentado que dá gosto de ler. De verdade, consigo me imaginar lá naqueles tempos, tal é a forma que a narrativa se apresenta!

" - Eu tenho um sonho - ele disse, lentamente. - Eu persisto em sonhá-lo apesar de ter sentido com frequência que nunca poderia realizá-lo. Sonho com um lar que tenha uma lareira acesa, um gato e um cachorro, o som dos passos de amigos...e você!" 

4 comentários

  1. Estou doida por essa série!!Eu amo o seriado na tv e estou na torcida para que a Netflix volte atrás e retome essa preciosidade!!
    O mais gostoso de ler acima nesta obra é que Anne apesar de já estar mais crescida, não perdeu de jeito nenhum sua ingenuidade e a maneira única de enxergar a vida!
    Acredito que essa seja a beleza inteira da série!
    Espero ter e ler todos!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Denise!
    Tão bom ler livros que ainda cultiam a inocência em um personagem.
    Bom ver que Anne está ainda mais madura, porém continua sonhadora e agora foi em busca do seu sonho de fazer faculdade.
    Gilbert também está lá e podem se divertir e que pena o caminho dels se dividirem.
    Gostei desse lance do mapa das idades.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Own, que fofura de livro. Pretendo muito acompanhar a jornada dessa pequena personagem. Parece ser uma leitura maravilhosa né?! Já irei em buscar dos livros para ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Olá! Confesso que dei uma passadinha rápida pela resenha, porque não quero pegar muitos spoilers (quem diria). Mas estou amando e cada vez mais empolgada em conhecer essa menina tão especial.

    ResponderExcluir