Anne de Green Gables - Livro 01 - Lucy Maud Montgomery

4 de fevereiro de 2020

Título: Anne de Green Gables - Livro 01
Autor: Lucy Maud Montgomery
Páginas: 235
Ano: 2017
Editora: Pedrazul
Gênero: Ficção, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Infantojuvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Pedrazul
Nota: 
Sinopse: Tudo parecia confortável demais na vida dos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert, mas o coração de Matthew começou a dar sinais de que a idade lhe havia chegado. Decidiram, não antes sem muita ponderação, adotar um menino, de uns onze anos, para que pudesse receber educação apropriada e ser o ajudante de Matthew. Mas, a mão da Providência já havia agido na vida deles, e através de um erro de comunicação, uma menina ruiva, tagarela e sardenta ocupou o lugar do menino. Anne, assim que chegou a Green Gables, fica sabendo do engano, mas com sua imaginação fértil e conversa afiada, já havia conquistado o coração de Matthew. E assim começa a história de suas aventuras fascinantes, com sua “amiga do peito” Diana, e sua competição com o inteligente e perspicaz Gilbert Blythe. À medida que Anne foi aceita em Green Gables, ela conquista também a admiração de toda a cidade de Avonlea e o encanto do seu mundo de sonho e imaginação se espalha e vai contagiar você também.

Resenha: Pois não é que tive que esquecer um pouco os ebooks para ler essa série maravilhosa, que só encontrei em ebook até o terceiro?

Daí, eu sou meio estranha com esse negócio de série pela metade e já que teria que comprar os livros físicos 4, 5 e 6, comprei os primeiros também, como resultado, olha que coisa linda!


E para a minha felicidade, li que ainda no primeiro semestre de 2020 vão sair os dois últimos....legal né?

Ah, já resenhamos a série aqui, se você quiser ler, clica nas imagens abaixo. A primeira imagem é um resumo dos dois primeiros episódios e a segunda do terceiro e (snif...) último:

                                             

Então, como na resenha da série da Netflix eu já fiz minhas comparações e reclamações, aqui só vou falar do livro. 

E que livro bonitinho gente. É tão gostoso ler tendo a certeza de que estou lendo algo escrito a tanto tempo atrás. Não sei se consigo me fazer entender, mas eu fico lendo e imaginando que as coisas realmente eram como no livro. Não foi descoberto através de pesquisas, foi vivido!

Aquela inocência, mesclada com uma certa coisa mais rígida e religiosa é verdadeira. O tom brusco e ao mesmo tempo o respeito e o amor incondicional, além da extrema confiança...só pode ser tudo verdadeiro afinal de contas o livro foi publicado em 1908, imaginem isso....

Estou divagando igual a Anne... 

Provavelmente todos já conhecem a história da menina né? mas vou dar uma rápida resumida. Anne é uma órfã de 11 anos que pensa que sua vida vai melhorar agora que os irmãos Matthew e Marilla Cuthbert resolveram adotá-la. Ela espera na estação que Matthew vá buscá-la. Acontece que chegando lá ele diz à menina que não queria ela e sim um menino, porque ele e Marilla estão ficando velhos e precisam de um menino para ajudá-los na fazenda.

"A senhorita também choraria assim, caso fosse órfã e tivesse chegado ao lugar onde pensou que seria sua casa, e só então descobrisse que não a querem porque não é um menino. Oh, essa é a coisa mais trágica que já aconteceu na minha vida!"

Como está anoitecendo e ele não pode deixar aquela criança na estação sozinha, resolve levá-la para passar a noite em sua casa. Marilla está irredutível, não a quer e avisa que no dia seguinte vai levar a criança embora e resolver aquela confusão, mas seu irmão já foi fisgado pela criança, ele a quer, só que não quer interferir nas decisões de Marilla.

"Minha vida é um perfeito cemitério de esperanças mortas."

Não vou contar o que acontece mas ela acaba, claro, ficando com os irmãos, e a paz, o sossego e a tranquilidade deles acabou para sempre! Em troca agora eles têm Anne, uma menina que nunca...Nunca! Cala a boca...que tem um coração enorme e uma capacidade maior ainda de se meter em confusão!


Apesar de ter vivido rolando de casa em casa atá os 11 anos, é uma criança meiga, bem educada e carinhosa, que só quer poder viver em um lar de verdade, ter uma família realmente sua e amigos! E ela consegue tudo isso em Avonlea.

Muitas confusões estão guardadas para a vida de Anne e ninguém mais vai ver a vida da mesma maneira depois de conhecê-la!

A maior parte dos diálogos de Anne se dá com sua amiga Diana e com Marilla, esta é uma mulher severa, que aos poucos vai ter o coração derretendo pela menina.

"Oh, eu sei que sou uma grande provação para você, Marilla - disse, arrependida -, eu cometo tantos erros. Mas apenas pense em todos os erros que não cometo, mesmo que pudesse cometê-los."

Anne começa esse livro com 11 anos e termina com 16, depois de terminar a escola e fazer seu curso de magistério na Queen's Academy em Charlottetow, onde apenas ela e alguns dos estudantes da sua turma foram, entre eles Gilbert, que eu acho, um dia, vai ganhar o coração da menina!

Mas nem tudo são flores e alegrias e antes de essa história terminar Anne vai descobrir o que é perder alguém. Confesso que não gostei dessa parte, foi tão triste!

"A grande cerejeira crescia do lado de fora, tão perto que seus ramos batiam contra a casa, e tão cheios de flores que as folhas mal podiam ser vistas, Em ambos os lados da residência havia grandes pomares, um de macieira e outro de cerejeira, também cobertos de flores..."

Enfim, é um livro lindo! Com uma linguagem de fácil entendimento, onde a personagem principal, mesmo aos 16 anos conserva uma pureza e uma beleza que não vemos mais hoje em dia. É uma leitura maravilhosa!

8 comentários

  1. Ah Anne!!!! Como eu amo essa série, por isso minha expectativa nos livros está enorme e não vejo a hora de poder conferir!
    Claro, mesmo já conhecendo a personagem e sabendo que haverá muitas diferenças, para mim, será como ter duas obras distintas.
    Livro e série, se completando!!!
    Adorei!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. AAAAH! Eu amo a história da Anne e quero muito comprar os livros para conhecer a história original e saber o que acontece depois do primeiro livro, que foi mais ou menos onde a série netflix parou (no primeiro volume ela começa com 11 e termina com 16). Porém, estou em uma dúvida cruel: devo comprar as edições da editora Pedra Azul, assim como você (que está relançando todos com capas novas) ou devo esperar outras editoras lançarem os outros volumes (como a editora Martin Claret, que lançou o primeiro em capa dura)? Pensando bem, duvido muito que essas outras editoras lancem todos os 8 livros... principalmente porquê daqui a um tempo, o hype vai cair. Enfim, vou pensando!

    Au revoir ♡
    Tecer Flores e Cheirar Livros

    ResponderExcluir
  3. Denise!
    Livro que fala sobre gratidão e amor é sempre tão importante fazermos a leitura, pelo menos eu acho.
    Acredito que apreciar as histórias de Anne, mesmo que com sofrimento, pode trazer grande aprendizado para nossa vida. Carecemos de maios amor e gratidão!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Nossa esses livros são tão lindos que já quero na minha estante também. Essa é daquelas histórias que deve ser lida por todos, afinal traz tantas emoções boas. Quero muito conhecer melhor essa menina faladeira e ser mais uma a cair de amores por ela.

    ResponderExcluir
  5. Sou completamente apaixonada pela anne e amo a proução da netflix. Caso vc tenha interesse tambem existe uma serie de filmes da decada de 80 com a Megan Follows. A Anne é maravilhosa e o Gilberth Blythe é o meu amor supremo

    ResponderExcluir
  6. Já vi falarem bem da série produzida pela Netflix, mas confesso que nunca cheguei a terminar de assistir o trailer.
    Achei bem bonita as capas dos livros, e gostei bastante do enredo proposto pela autora, mas o que realmente achei interessante foi que os livros foram escritos há anos atrás.
    Vou procurar saber mais sobre a autora e os seus livros e também pela série rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ouvi muitos falarem bem da serie e estou bem curiosa para assistir. Ao saber que foram adaptado do livro, fiquei bem mais com vontade de ler. Adorei muito as capas, são bem fofas e delicadas.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Oi, Denise
    Imagino a confusão toda que ocorre quando a Anne é adotada e quase devolvida por ser menina.
    Mas acho que ela trará uma luz tão grande para todos que a cercam.
    Pelas resenhas que já li do livro ela é muito encantadora e forte.
    Bjs

    ResponderExcluir