Sons da Fala - Projeto Cápsula Morro Branco, 01 - Octavia Butler

14 de janeiro de 2020

Título: Sons da Fala
Autor: Octavia Butler
Páginas: 33
Ano: 2019
Editora: Morro Branco
Gênero: Drama, Ficção Cientifica
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Gratuito no Site da Editora Morro Branco
Nota:  
Sinopse: Um pequeno conto do livro Bloodchild and Other Stories, ainda não publicado na integra no Brasil.

Este Conto foi cedido pela Editora Morro Branco, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha:




“Observou-o gritar com uma raiva sem palavras”

Sons da Fala, é um conto da autora Octavia Butler, lançado pela Editora Morro Branco através do seu projeto maravilhoso, o Projeto Cápsula.

O Projeto Cápsula é uma plataforma totalmente gratuita, onde a cada mês a editora disponibiliza um conto de um dos autores do seu estelar catalogo.

Para inaugurar o projeto em outubro do ano passado, eles publicaram esse que é um dos contos que mais me impactaram da Octavia Butler, em cerca de 30 páginas, somos mergulhados em um mundo onde algo devastador aconteceu, muitas das pessoas morreram – por um motivo que não falarei, para não estragar a experiência – e aqueles que sobreviveram, tem toda a sua vida modificada, e inclusive muitos são modificados, perdem algo essencial, que os definem como seres humanos inteligentes.

“A doença, se é que era uma doença, tinha arrancado os vivos uns dos outros...”

O conto é narrado por Rye, uma mulher que perdeu muito e ainda carrega uma dolorosa existência, apesar de ainda se manter de saudável, ela não foi poupada pela catástrofe. Ao se ver diante de um ato de violência que nesse mundo é tão comum, ela observa, tentando manter um certo distanciamento de tudo o que está acontecendo. Ate que surge um misteriosos homem, que em pouco tempo e de forma intensa toca a vida dela.

Octavia, tem um estilo de escrita muito poético e nesse conto nos envolve com muitas emoções. O modo como narra um mundo onde o que para mim é o mais essencial da humanidade foi tirado, ela me fez refletir muito. O que seria da minha existência, se tudo o que eu mais prezo em mim e na minha mente fosse tirado?

Sons da fala, é curto, e de uma leitura muito fluida, contudo, não me emocionou menos do que um livro extenso, e também me fez desejar mais... Mais dessa história, conhecer como ela poderia se desdobrar.

“O rosto já revelara muito. Ninguém que ainda estivesse vivo no que restou da sociedade humana poderia deixar de reconhecer aquela expressão, aquela inveja.”

Recomendo para todos que gostam de uma leitura interessante e impactante. Excelente para aqueles que ainda não conhecem a escrita da autora.

Octavia, que é americana, é uma das mais famosas autoras de ficção cientifica. Tudo o que eu li dela, me impactou. Esse conto não foi diferente, e em breve eu trarei a resenha de Kindred.

Posso adiantar que seus romances trazem uma narrativa sensível, que toca nos problemas sociais de nossa sociedade. Personagens cujas personalidades são complexas e envolventes. Não é surpresa que tenha sido premiada muitas vezes por seus romances e tenha marcado seu nome no hall das autoras americanas.

Para quem desejar ler esse conto, ele se encontra no site da Morro Branco, com acesso totalmente gratuito. Basta acessa ao site e ir à guia Projeto Cápsula, lá vocês terão acesso a todos os contos já lançados.

Com uma linda tradução e diagramação.

Super indico. Boa leitura a todos.

6 comentários

  1. Octávia é fabulosa! Acabei lendo Kindred da autora e foi paixão! O tipo de autora que não precisa se esforçar para apresentar enredos fascinantes, densos e ao mesmo tempo, delicados!!!
    Ainda não sabia desse projeto,mas é claro que já vou atrás e até reler os anteriores!
    Com certeza, deve fazer um bem danado pra alma!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela eu estou ainda sem palavras para descrever Kindred
      Simplesmente maravilhoso.
      E vá ver o projeto sim. Contos fantásticos!
      Beijos

      Excluir
  2. Vivian!
    Já tive oportunidade de ler um livro dela e gostei muita da forma de escrita e como ela aborda toda sua ficção e críticas.
    Não conhecia o projeto, mas já me cadastrei lá e assim que tiver um tempinho, vou ler esse livro, fiquei curiosa por saber o que a população perdeu e por que...
    Obrigada.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy
    Concordo contigo uma autora com uma escrita que te impacta e envolve. Maravilhosa mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian!
    Que legal esse projeto da editora, assim podemos conhecer um pouco de cada autor. A história parece encantadora, fiquei mega curiosa pra saber qual sentimento/emoção as pessoas perderam. Acho que Rye irá viver um romance com esse homem misterioso. Se a autora consegue emocionar em tão poucas páginas, imagino quantas lágrimas um livro inteiro poderá nos fazer derramar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian!
    Não conhecia esse projeto da editora, mas vou dar uma conferida no site, pois o conteúdo disponibilizado parece ser de excelente qualidade, com autores cultuados. Tive o primeiro contato com a escrita de Butler com Kindred e simplesmente amei, principalmente o tom ácido e direto que a autora adquire para abordar um assunto pertinente na sociedade.
    Embora curto, este conto parece seguir a mesma linha, de modo que o leitor pode extrair uma boa reflexão através da leitura. Fiquei curioso para saber qual foi esse desastre que mudou profundade a essência da humanidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir