A Marca da Vitoria - Phil Knight

3 de janeiro de 2020

Título: A Marca da Vitória
Autor: Phil Knight
Páginas: 240
Ano: 2019
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Administração, Biografia, Autobiografia, Memórias, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: “Apenas siga em frente. Não pare. Nem pense em parar até chegar lá, e não pense muito onde fica esse ‘lá’. O que quer que aconteça, apenas não pare.” – Phil Knight
Seguindo esse conselho precioso que deu a si mesmo, Phil Knight se transformou de um jovem em dúvida sobre seu futuro – mas com uma ideia genial – em criador de uma das marcas mais conhecidas e bem-sucedidas do mundo: a Nike.
Nesta edição do best-seller do The New York Times feita especialmente para jovens empreendedores, ele conta sua trajetória, detalhando sua vida antes da criação da empresa – os anos vitoriosos como atleta na faculdade, as dúvidas sobre qual caminho profissional seguir e a viagem ao redor do mundo que fez antes de colocar a ideia em prática – e o processo de criação em si, com detalhes sobre os percalços do caminho, a escolha do nome e a criação do icônico logotipo.
Repleto de sabedoria, verdade e humor, esta é uma história inspiradora de determinação e quebra de paradigmas sobre um jovem que queria deixar sua marca no mundo, e conseguiu!

Sobre o autor:
PHIL KNIGHT é o fundador da Nike, Inc., uma das marcas mais bem-sucedidas do mundo. Ele atuou como CEO da empresa de 1964 a 2004 e atualmente é seu presidente emérito. Também é proprietário da produtora de filmes cinematográficos Laika e frequentemente aparece na lista da Forbes de pessoas mais ricas do mundo. Famoso por sua filantropia, já doou centenas de milhões de dólares às instituições onde estudou. Ele vive em Óregon com sua esposa, Penny.

Este livro foi cedido pela Editora Universo dos Livros, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 




Resenha:

“Apenas siga em frente. Não pare. Nem pense em parar até chegar lá, e não pense muito onde fica esse “lá”. O que quer que aconteça, apenas não pare.”

Em A Marca da Vitória, a autobiografia de Phil Knight, lançado pela editora Universo dos Livros, vamos acompanhar a trajetória vencedora do criador da Nike.

Com histórias inspiradoras de um grande ícone do mundo empresarial, podemos conhecer como foi o longo caminho para o sucesso que Phil percorreu.

Desde a infância podemos notar um perfil de perseverança em Phil Knight, ele desejava entrar no time de beisebol na escola, ao ver que isso não seria possível, e incentivado por sua mãe, entrou para o time de corrida, isso foi um marco para a sua vida já que foi graças a isso, que na faculdade entrou no time de atletismo, onde conheceu o famoso treinador Bowerman, que foi um exemplo de profissional apaixonado para o jovem, e com quem criou um elo de amizade.

Ao se formar e partir para um mestrado na área de financeira, ele teve uma brilhante ideia para o seu projeto de conclusão do curso. Uma empresa de terceirização de calçados. A ideia maluca, foi algo que algum tempo depois o jovem resolveu colocar em prática.

Com a ajuda financeira de seu pai, ele partiu para uma viagem, aonde antes de chegar ao Japão, ele ainda conheceria outros países e cultura, Phil foi amadurecendo sua ideia e se preparando para conquistar o apoio de um parceiro de negocio no Japão.

Sua primeira empresa, foi uma revendedora de calçados, cuja fabrica era japonesa.

Com muito esforço e com um bom plano de marketing, que incluía o apoio do antigo treinador, as vendas dos produtos da empresa estava crescendo, porém, por muito tempo ainda permaneceram, em uma fina camada de segurança, com um mar revolto e frio sob os seus pés.



Foi durante esse período de altos e baixos, que Phil começou a testar suas habilidades profissionais. E diante de um conflito com sua primeira parceira de negócios japonesa, ele buscou mais uma vez força para reiniciar seu trabalho. Deixando a primeira empresa, criou a Nike, com uma nova empresa, um plano de negócio mais ousado, um produto inovador, e um plano de marketing forte, a Nike, se mostrou ainda mais forte para encarar as concorrentes.

Não à toa, a escolha para o seu nome foi auspiciosa, Nike, tem seu nome na origem do mito grego Nike a deusa da vitória. Que combinou perfeitamente com a imagem que Phil desejava para a sua empresa.

O livro nos mostra que mesmo com muito talento envolvido, Phil precisou contar com muita força de vontade, perseverança e trabalho árduo para fazer sua empresa se consolidar em um mercado competitivo e oscilante, ele aponta a necessidade de diversificar e investir forte em seus produtos para estabilizar a empresa e somente após alguns anos de muito esforço que a empresa estava pronta para uma abertura de capital, que trouxe ao seu fundador um retorno financeiro, que o tornou um dos homens mais ricos do mundo.

O livro é narrado como se estivéssemos ouvindo Phil nos contar sua vida, indo ano a ano, desde o inicio de sua trajetória profissional, e contando não somente isso e sim, um pouco como sua vida pessoal moldou a sua vida profissional. Ele fala sobre os altos e baixos, as polemicas que a marca se viu envolvida ao longo dos anos, as perdas de amigos, parceiros de negocio e até mesmo, da dor que a perda de seu filho trouxe para sua vida.

Aponta alguns princípios básicos de sucesso empresarial, tais como: a importância de uma boa liderança; foco e persistência para atingir seus objetivos; manter em mente seus objetivos finais; a importância de se trabalhar com algo que além de gostarmos, somos bons nisso; a importância de saber a hora de arriscar e de jamais desistir; entre outros pontos excelentes.

Uma ótima obra, para os fãs do mundo do empreendedorismo. Uma autobiografia que foi bem rápida a leitura e que achei muito bem escrito com um estilo bem fluido que me agradou muito ao ler. Com um projeto gráfico vibrante a capa no tom vermelho combinou muito com o que eu associo a Nike, uma marca forte e vibrante.

Indico para os fãs do gênero e leitores em geral.

Até a próxima.

6 comentários

  1. Acredito que seja um tipo de livro mais voltado para os fãs realmente!Eu apesar de amar biografias, amo quando tipo são de cantores, atores, autores. Aí sim pinta aquela curiosidade em saber como tudo aconteceu.
    Mas Nike? Sei lá.rs
    Não me prendeu a atenção não. Mas não digo que não lerei. Afinal, aprendizado é sempre aprendizado!!!!

    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Vivian!
    Gosto muito de autobiografias ainda mais quando é de alguém que conta sua vida de sucesso, de como conseguiu chegar ao sucesso, mesmo com todos os perçalsos que teve de passar.
    Deve ser uma verdadeira aula de empreende dorismo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian!
    Não tenho costume de ler esse tipo de livro, mas sempre é bom diversificar, né?
    É inegável que a Nike é uma das marcas mais famosas de todo o mundo, e conhecer a tragetória do homem por trás dessa grande empresa parece ser uma experiência engrandecedora, uma vez que podemos fazer uma reflexão acerca da necessidade de acreditar em si mesmo para prosperar.
    Além disso, para quem é iniciante neste mundo do empreendedorismo, o livro conta com várias dicas que podem ser postas em prática e que com certeza serão úteis em algum momento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian!
    Quanta coisa por trás de uma marca é um símbolo. Nós nem imaginamos quem está por trás de coisas tão corriqueiras do dia a dia como um par de sapatos. A história de Phill é inspiradora e os conselhos que ele dá sobre sucesso profissional são muito bem vindos. Não sabia sobre o nome fazer jus a deusa da vitória, realmente uma escolha inteligente e ousada. Não costumo ler biografias mas essa parece bem interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Achei bem interessante a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a trajetória dessa baita marca e seu fundador e porque não inspirador para todos nós que ainda não almejaram seus objetivos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não sou muito fã de autobiografia mas esse livro tem uma ótima finalidade em apresentar o criador da Nike. Gostei muito da trajetória dele e apresentar para os leitores. Talvez eu leia em outro momento.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir