Os Sete Maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reid

18 de novembro de 2019

Título: Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
Autor: Taylor Jenkins Reid
Páginas: 360
Ano: 2019
Editora: Paralela
Gênero: Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Com todo o esplendor que só a Hollywood do século passado pode oferecer, esta é uma narrativa inesquecível sobre os sacrifícios que fazemos por amor, o perigo dos segredos e o preço da fama.
Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez.
Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história ― ou sua “verdadeira história” ―, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora.
Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso ― e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas.

Este livro foi cedido pela Editora Paralela, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha:


Quero começar falando da edição física deste livro, lindíssima. O título vem com verniz localizado o que dá uma sensação de glamour, de tapete vermelho do Oscar. Uma das características marcantes dos livros da Editora Paralela, selo da Companhia das Letras são os diálogos destacados por aspas ao invés de travessão o que não me incomoda de forma alguma.

Iniciamos a leitura conhecendo Monique Grant, jornalista a cerca de 10 anos, estagiária na revista Vivant e Frankie, sua editora chefe bem sucedida.

Elas estão em uma conversa a respeito de Evelyn Hugo, estrela Hollywoodiana que, aos 79 anos, resolve conceder uma entrevista à revista, sobre um leilão de seus vestidos para arrecadar verba a ser doada a estudos sobre combate ao câncer, com a condição expressa de que seja Monique a escrever o artigo.

Frankie subestima a capacidade de Monique mas na ambição de conseguir a matéria que pretende usar na capa, acaba confiando essa missão à estagiária.

O que nenhuma das duas espera é que Evelyn negue a matéria sobre o leilão e apresente a Monique a oportunidade de sua vida: escrever a biografia da estrela cujo auge aconteceu nos anos 60, e que apesar de ter passado por 7 casamentos, vivenciou o amor verdadeiro apenas uma vez na vida.

“Eu abriria mão de tudo, sabe. Tudo mesmo. O dinheiro, o trabalho, a fama. Desistiria de tudo para ficar com você, por uma vida normal ao seu lado.”

As únicas condições impostas para que conte toda a história de sua vida são que Monique a publique sem a interferência da revista, vendendo diretamente para a editora que melhor pague pelo livro (o que se especula algo na cifra dos 12 milhões de dólares!!), e que fique com toda a renda da venda para si mesma, já que a atriz define que esse lançamento só deverá ser feito após sua morte.

Embora receosa sobre a melhor decisão a tomar, Monique acaba encarando o desafio e então começa a relação e convivência diária das duas.



A partir deste ponto o livro é dividido em 7 partes, uma para cada marido e nos deparamos com a deliciosamente interessante narrativa da vida de Evelyn, wue me levou ao amor e ódio pela atriz em vários momentos.

Os capítulos apresentam trechos intercalados da história da estrela e da vida de Monique, que passa por uma fase não muito favorável em sua vida pessoal e se vê envolvida nas entrevistas para a criação da biografia mas ao mesmo tempo temorosa sobre os motivos de Evelyn tê-la escolhido para essa missão (temos um segredo a ser revelado? Fica a pulguinha atrás da orelha durante a leitura).

Evelyn o tempo todo se mostra solícita, gentil e aparentemente livre de preconceitos e de amarras que não sejam emocionais. Ela tem um carinho enorme por sua mãe e parte do sonho hollywoodiano é em homenagem a ela.

"Quando fiquei mais velha, descobri que corista também era um eufemismo para prostituta. Não sei se ela era ou não. Prefiro achar que não — mas não porque existe alguma vergonha nisso, mas porque sei como é ceder o corpo a alguém quando a gente não quer, e espero que ela não tenha precisado fazer isso."

Impossível não se envolver com os personagens, não consegui evitar que me apaixonasse por Evelyn e Harry (julgo que ele tenha sido um dos verdadeiros amores da vida dela e, no decorrer da leitura vocês vão entender o motivo para eu pensar assim), e que a história deles me envolvesse.

Esse livro chegou para mim numa fase da vida onde eu precisava justamente da imersão em uma história por vezes simples mas a cada parte que ia desbravando eu descobria novas emoções, contraditórias em alguns momentos mas sempre autênticas, me levando às lágrimas por diversos minutos.

"Eu podia muito bem ter encerrado o expediente antes, mas, de certo modo, foi um alívio não ter que enfrentar a vida por algumas horas. Estar completamente absorta na história de Evelyn significa que não preciso encarar a minha própria existência."

A época em que eles viveram era de preconceitos e julgamentos para pessoas que levavam a vida querendo simplesmente ser felizes; e, pensando bem, a maioria das decisões de Evelyn tenha sido tomada levada pela preocupação em ser aceita na sociedade e em alcançar um sucesso tão sonhado, seja qual for o preço a ser pago.

A autora tem uma escrita fluida, envolvente e arrisco dizer, viciante. E, no momento em que eu achava que a leitura estava numa zona confortável, ela jogou com minha memória, me lembrando de um ponto importante no enredo: o motivo de ser Monique a pessoa escolhida para ouvir e transcrever a história:

"Nem consigo imaginar que, em menos de uma semana, Evelyn Hugo vai terminar de contar sua história e eu vou descobrir qual é a motivação de tudo isso e odiá-la com tanta força que vou pensar seriamente em matá-la."

Oi!?!!! Isso me surpreendeu!!!!



Venho de leituras bem interessantes quando encontro essa no caminho, minha primeira experiência com a autora, e afirmo, sem a menor sombra de dúvidas, que Taylor merece um espaço em meu coração.

Quanto aos segredos de Evelyn e Monique, deixo a curiosidade de voês de encarregar de descobri-los e posso garantir que transformações acontecerão! E prometo, vale a pena cada parágrafo, cada página.

7 comentários

  1. Então...eu li algumas resenhas deste livro nesta semana que passou e não vejo a hora de poder conferir ele.
    Aliás, o livro anterior da autora,sobre a banda de rock, já tinha dado muito o que falar e pelo que li acima, ela gosta muito deste universo da fama, glamour.
    Segredos...até que ponto isso pode mover essas duas mulheres??
    Com certeza, quero demais ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabíola!
    Esse livro movimentou os blogs literários nos últimos meses, né? Depois do aclamadíssimo
    Daisy Jones & The Six, a autora mais uma vez surpreende ao criar uma obra que envolve biografia. Aqui, contudo, encontramos um aspecto mais estiloso, que destoa completamente do conceito mais selvagem presente na outra obra de Reid.
    As divagações da protagonista acerca dos seus relacionamentos são simplesmente incríveis, pois soam tanto com uma novela que dá vontade até de pegar uma pipoca pra acompanhar cada babado da vida dessa atriz.
    A capa nem preciso dizer que está impecável, denotando um excelente trabalho gráfico da Pararela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá! O livro parece ser ótimo, acompanhei a divulgação de seu lançamento pelo twitter, e estou bem curiosa (tipo bem curiosa mesmo) para descobrir a razão da escolha dessa repórter específica (já tenho vários palpites), acredito que vai ser uma experiência incrível acompanhar a experiência de vida de Evelyn Hugo.

    ResponderExcluir
  4. Fabíola!
    Gostei de saber que há fluidez na escrita da autora.
    Bom quando um livro traz grandes aprendizados mostrando a vida de uma personagem, mesmo que ficticia, de grande evidência em sua época.
    Seus amores, seus revéses na vida, suas dores e tudo isso ainda bem escrito, de uma forma que é impossível deixar de ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi,
    Achei que seria mais uma história de um livro comum sobre astros de hollywood, mas estou surpresa pelo curso que o enredo pode tomar. Lançar a biografia depois de sua morte? Caramba, mas por que será? Esse romance com Harry, deu vontade ler para saber o quando é especial para Evelyn. Mais um ponto que me deixou curiosa o que aproxima Evelyn de Monique. Parece interessante. Eu adorei.
    Ótima resenha,
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Tinha visto esse livro em algum lugar, porém não lembro onde. A trama é bem envolvida, gostei muito da premissa. A historia envolve um romance, mistério uma coisa bastante incomum em livros de época que eu saiba, mas mesmo assim me agradou bastante e espero muito ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fabíola
    Uau, que resenha emocionante!
    Adorei!
    Esse livro pela sinopse não me chamou a atenção, mas pela sua resenha deu pra ver que é maravilhoso. Emocionante, que nos faz rir, chorar e ter raiva, bem tocante.
    A Evelyn parece ser maravilhosa, daquelas pessoas marcantes. E a Monique bem meiga e compreensiva.
    Já quero!
    bjs

    ResponderExcluir