ūüφ Quotes & Cita√ß√Ķes: Stepsister - Jennifer Donnelly ūüíć

18 de novembro de 2019


Ol√°, boa tarde.

Hoje eu estou aqui trazendo, uma linda sele√ß√£o de Quotes & Cita√ß√Ķes, de uma das leituras mais intensas e emocionais dos √ļltimos tempos.

Quem acompanha o blog sabe que realizamos uma leitura coletiva do livro Stepsister da autora Jennifer Donnelly, publicado no Brasil pela Universo dos Livros. Essa foi a primeira leitura coletiva que abrimos e convidamos vocês a participarem conosco e foi uma linda experiência.

Caso queiram ver como foi e conhecer um pouco mais o livro temos resenha e o post da leitura coletiva.
Basta clicar nas imagens abaixo.



Como de costume irei colocar o Quote e falarei brevemente como me senti lendo.

“A todos que j√° sentiram que n√£o eram bons o bastante.”
Já começamos com uma dedicatória destruidora... Quem nunca se sentiu assim?

“Amor √© dor. Amor √© sacrif√≠cio. O quanto antes voc√™ entender isso, melhor.”
Como diria o Renato Russo, se existe sofrimento não é amor, o amor não deve ser uma batalha diária, por mais que nada seja perfeito na vida. O amor não deve ser um constante sofrimento como é descrito acima.

“Isabelle conseguia fazer o imposs√≠vel por ela tinha um dom – um dom que era muito mais valioso do que um rosto bonito ou p√©s delicados. Isabelle...”
Ficaram curiosos com o dom de Isabelle? Corram para ler esse livro!!!

“√Äs vezes √© mais f√°cil dizer que voc√™ odeia algo que voc√™ n√£o pode ter do que admitir o quanto gostaria de ter aquilo.”
E √© assim, que as magoas nascem e v√£o ganhando for√ßas. Aos poucos. Silenciosamente. 

“Um lobo vive dentro de Isabelle. Ela se esfor√ßa muito para mant√™-lo sob controle, mas a fome dele cresce. Ele parte sua espinha e devora seu cora√ß√£o...”
Isabelle, nascida para correr com lobos, jaz enjaulada, quebrada... Isso parte meu coração.



“– √Č isso o que fazemos com a nossa dor – ela concluiu, observando a borboleta voar mais alto. – N√≥s a transformamos em algo belo.
РNós a transformamos em algo significativo. Рdisse a diva. E
– Fazemos com que tenha import√Ęncia – sussurrou a atriz.”
Quando algo nos despedaça, nos quebra um pouco ou muito, e mesmo assim nos reerguemos e seguimos em frente, pegamos nossa dor e podemos transformar ela em força, em algo que nos modifica, porém, não nos torna pessoas quebradas e sim sobreviventes e vitoriosas.

“- Ella √© que √© bonita. Voc√™ e eu somos as meias-irm√£s feias. E assim o mundo nos reduz n√≥s tr√™s, ao nosso menor denominador comum.”
Como se apenas a beleza f√≠sica importasse, esse livro todo √© uma declara√ß√£o de sororidade as mulheres. Imposs√≠vel, ler e n√£o refletir muito. 

“N√£o era a escurid√£o que era assombrada, contudo; era a pr√≥pria Isabelle. Fantasmas n√£o s√£o os mortos que voltam do tumulo para atormentar os vivos; os fantasmas j√° est√£o aqui. Eles vivem dentro de n√≥s, √°vidos pelas cinzas de nossas tristezas, atolados na lama espessa e grudenta de nossos arrependimentos.”
As pessoas subestimam a força que reside na paz de espírito. Quando estamos em paz com nossos atos e pensamentos, sem arrependimentos e sem estarmos nos afogando em tristeza. Nada mais forte do que uma pessoa que está em sintonia com suas forças, compreende suas fraquezas e deseja se tornar uma pessoa melhor.

“... at√© mesmo os pequenos ferimentos, se n√£o tratados, podem infeccionar, inchar e matar um cora√ß√£o.”
 Um cora√ß√£o √© algo peculiar, pode ser t√£o forte que a tudo supera, e t√£o fr√°gil que uma pequena ferida pode matar uma pessoa... Ela vai crescendo, dizimando a alegria, a vontade de viver e uma hora o cora√ß√£o para...

“A vida toda, tudo o que ela desejara, tudo que amara... sempre foram as coisas erradas. Coisas que a colocaram em enrascadas. Que partiram seu cora√ß√£o. N√£o eram desejos para ela; o mundo lhe havia dito isso. Ent√£o, para que fazer tais pedidos? Eles s√≥ trariam mais tristezas.”
Meu coração se partiu por Isabelle nesse momento, ela já vinha mostrando em muitos momentos o quão perdida ela estava. Porém, aqui eu tive a dimensão de como seu coração estava destruído, quão ela perdeu tudo dentro de si, e ficou vazia, sem forças para crescer e ser a pessoa que deveria ser. E imaginar que isso aconteceu por ter seu destino moldado pelos desejos dos outros me deixou profundamente entristecida.

“- Encontre os peda√ßos perdidos de seu cora√ß√£o.”
Parece algo t√£o f√°cil de fazer, mas e quando por n√£o sermos mais inteiras, n√£o sabemos o que perdemos? Como podemos reconhecer o que estamos procurando?



“Sou a primeira e ultima batida do cora√ß√£o. Sou o cordeiro rec√©m-nascido e o lobo que rasga a garganta dele. Sou a can√ß√£o do sangue...”
Preciso nem dizer que esse personagem é um dos que mais gostei? Fiquem atentos a ela :3

“Eu n√£o temeria um grupo de le√Ķes conduzidos por uma ovelha, mas teria medo de m rebanho de ovelhas conduzido por um le√£o.”
Quando as pessoas se deixam levar pelas mentes das outras, normalmente nunca é para o bem.

“As pessoas n√£o esquecem ou perdoam. Uma garota feia √© uma ofensa grande demais...”
Quantas vezes não vemos pessoas que fazem coisas horríveis sendo simplesmente perdoadas por que são bonitas? Ou famosas? Ou ricas? Já os demais, são julgados de forma mais dura?

“Como algu√©m pode desejar exatamente a pessoa que a havia magoado mais do que qualquer outra em toda a sua vida?”
√Č justamente as pessoas que mais amamos que podem nos magoar mais... O dif√≠cil equil√≠brio de uma rela√ß√£o saud√°vel √© reconhecer, a diferen√ßa de algo feito para destruir a pessoa ou algo que acontece mesmo sem querer...

“O desejo do estomago √© f√°cil de satisfazer. √Č o desejo dos nossos cora√ß√Ķes que nos mata.”
Ah os desejos mais profundos dos nossos cora√ß√Ķes alguns que sequer compreendemos.

“- Que idiota Isabelle √© – muitos diriam. – Que idiota desperdi√ßar seu bracelete com um caso perdido. Nunca de ouvidos as pessoas desalmadas...”
NUNCA!!!!! 



“A maioria das pessoas luta se houver esperan√ßa de vencer, n√£o importa o qu√£o pequena ela seja. Elas s√£o chamadas de valentes. Apenas algumas continuam lutando mesmo quando n√£o h√° esperan√ßa alguma. Essas s√£o chamadas de guerreiras.”
Lutar por que sabemos que √© o certo mesmo quando n√£o existe esperan√ßa pode ser doloroso, mas nada mais importante do que nos mantermos fi√©is aos nossos cora√ß√Ķes.

“Acho que todos cometemos erros. O que importa √© n√£o deixarmos nossos erros nos definirem”
E n√£o devemos ter medo ou orgulho que nos impe√ßa de pedir desculpas e buscar corrigir nossos erros, faz parte do amadurecimento, errar, reconhecer nossos erros e buscar os corrigir. 

“Toda guerra √© diferente, mas ainda assim toda batalha √© igual. O inimigo √© apenas uma distra√ß√£o. A coisa contra a qual voc√™ luta, sempre, √© voc√™ mesma.”
 Somos o nosso maior aliado e nosso maior inimigo.

“Ela era destemida. Ela era forte. Ela era linda.”
Isabelle, é cada uma das mulheres que teve seu coração despedaçado, que se afastou tanto de quem ela deveria ser e teve coragem, de olhar para si mesma, reconhecer e perdoar a si mesma, e sair em busca de ser quem ela sempre deveria ter sido. Corajosa.

“Uma garota bonita tem que agradar ao mundo. Uma garota feia? Ela √© livre para agradar a si mesma.”
Vou deixar aqui essa frase por √ļltimo. Com apenas uma ressalva, sejam todas garotas feias. Sejam livres e busquem agradar aos desejos de seus cora√ß√Ķes e n√£o √†s expectativas do mundo.

Gente, esse livro, foi lido e marcado demais. Eu e as meninas: Denise, Raquel, Fabby, Marcinha, e as meninas que leram conosco me mandaram mil cita√ß√Ķes. Deixei muitas de fora, algumas separamos para a resenha e para o post da LC, tentei n√£o repetir aqui. E principalmente deixei quase tudo do meio para o final de fora. Para que voc√™s leiam esse livro, e sintam cada momento da leitura de forma como n√≥s nos sentimos.

√Č muito dif√≠cil  falar sobre feminismo, sobre bandeiras, mas √© um assunto importante, delicado e que precisa ser debatido. Stepsister √© um livro feminista, de uma forma delicada, porque n√£o est√° defendendo uma vil√£ reformada, ou validando as a√ß√Ķes erradas dela. Mas lan√ßa uma luz no que moldou Isabelle para que ela fosse em algum momento de sua vida a meia irm√£ m√° de Ella, e principalmente traz a jornada de Isabelle para ser quem ela deveria ser, e n√£o mais quem ela foi moldada para ser. Uma garota real, que falha, que chora, mas que possui a fibra de mudar o destino dela.

Indico essa leitura para todos. A coragem de mudar começa com pequenas coisas em nossas vidas até chegar aos grandes desafios.



Sejam sempre honestos com seus cora√ß√Ķes.

Até a próxima.

8 coment√°rios

  1. Ol√° Vivian!
    Pelos quotes é possível perceber que Donnelly incorpora um estilo de escrita poético, que brinca com metáforas para causar o devido efeito impactante no leitor. Os sentimentos dos personagens transbordam em cada frase, antecipando uma leitura profunda que requer reflexão.
    Esse quote que fala sobre a luta diária sem esperança mexeu profundamente comigo, afinal, estamos todos tentando sobreviver a tudo que tenta nos derrubar a cada dia, somente com o intuito de poder ver um novo amanhecer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que post mais lindo, que fotos perfeitas!!
    Este livro já entrou para a lista dos desejados desde que acompanhei a leitura coletiva aqui no blog e agora com esses quotes, complica tudo né?
    Caramba!!!
    A mudança precisa acontecer, ficar sentindo pena de si mesma(o) nunca leva a lugar algum, mas tem dias tão difíceis né?
    Precisei ler duas vezes, só para absorver ainda mais e admitir que tem dias sim, que preciso de ajuda!!!!
    Amei!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivian,
    Vou dizer aqui mais uma vez que eu n√£o esperava que Stepsister fosse trazer uma trama t√£o profunda e de tanta relev√Ęncia. Em meio a quest√Ķes reais a autora criou mais que um reconto, ela criou uma trama que merece ser lida e discutida. O primeiro quote/dedicat√≥ria j√° tr√°s um grande significado, acredito, para a maioria dos leitores e s√≥ ele j√° me faria entrar de cabe√ßa nessa leitura. Ahhh e quantos vezes eu j√° disse que n√£o gostava de algo, justamente porque eu n√£o poderia ter?!! Essa frase me representou em muitas fazes de minha vida. Depois de tantas cita√ß√Ķes maravilhosas e impactantes, s√≥ me resta adquirir um exemplar e realizar esta leitura.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Ahhhhhh tantos quotes lindos e especiais que a vontade é ler de novo (de novo, de novo). O livro já havia me ganhado pela capa, mas essa primeira frase me conquistou de maneira ímpar e fez com que eu mergulhasse na história com aquela necessidade de descobrir de uma vez por todas qual seria o desfecho da nossa protagonista e não poderia ser de maneira diferente, me deixou com um sorriso bobo no rosto e o mais importante cheia de inspiração e esperança.

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Sou sempre f√£ das cita√ß√Ķes dos livros, agora se posso dar uma opini√£o, por que n√£o colocar as cita√ß√Ķes antes das resenhas, assim j√° ficar√≠amos mais interessados na leitura...
    Estou com Renato Russo: amor n√£o tem de ter dor, tem de ser pleno, completo e prazer, cumplicidade e paz.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivian,
    Estou apaixonada pelas resenhas desse livro e pelo o que tem falado aqui nos posts sobre ele. Sou suspeita para falar, sempre comento empolgada sobre a leitura. Tentei participar da leitura coletiva, mas minha agenda estava apertada, mas com certeza, eu vou lê-lo ano que vem. Fé. Eu AMO livros sobre temáticas feminista e esse já ganhou meu coração de cara, espero que ao terminar a leitura e no decorrer dela, também seja dessa forma (com muitas expectativas). Das quotes mencionadas a que eu mais amei e dei vontade de postar nas redes sociais foi sobre o leão e rebanho, faz todo sentido pra mim. Essa quote conversou comigo quando a li. Amei!
    √ďtima resenha,
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Ol√°!
    Uau, isso que é um livro que me chamou muito atenção. Os quotes citados forma incríveis, só fizeram aumenta mais a minha curiosidade sobre a trama dele. Espero conseguir ler!

    Meu blog:
    Tempos Liter√°rios

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito das impress√Ķes de voc√™s na leitura coletiva, e gostei ainda mais dessa sele√ß√£o de quotes, gente, que lindos e marcantes!
    O segundo foi o que mais falou comigo!
    E me fez pensar em quanto o amor é bom, mas perfura e nos machuca também.
    J√° t√° na lista!
    bjs

    ResponderExcluir