Agridoce - Sabores do Sangue, 1 - Simone O. Marques

26 de agosto de 2019


Título: Agridoce
Autor: Simone O. Marques
Páginas: 304
Ano: 2019
Editora: Ler Editorial
Gênero: Fantasia, Ficção, Romance Sobrenatural, Literatura Brasileira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Direto com a Editora
Nota:    
Sinopse: Anya sempre acreditou que carregava uma doença de pele que a impedia de sair ao Sol. Conformada em viver à sombra, ela vê sua vida mudar depois que cruza o caminho de um desconhecido na praia.
Irresistivelmente atraída por seu cheiro e surpreendendo a si mesma, ela o ataca... e o morde. Então, descobre que sua doença vai além de viver longe do Sol, ela precisará se alimentar de sangue se quiser sobreviver.
Este livro foi cedido pela Editora Ler Editorial, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 





Resenha:

“Ao saborear o sangue de chocolate, todo o corpo de Anya pulsou e o coração acelerou tanto que parecia querer saltar de seu peito, deixando-a ofegante. Era um liquido espesso como chocolate derretido, quente, saboroso e possuía uma energia incrível que acendia todas as células do seu corpo. Era delicioso!”

Agridoce é o primeiro romance da saga Sabores Do Sangue, da autora nacional Simone O. Marques, publicado pela editora Ler Editorial, este não foi o me primeiro contato com a escrita da autora, já que li dois romances lindos dela de época, - caso desejem ler basta clicar aqui. – porém, é como se fosse o primeiro contato, já que ela me surpreendeu aqui neste livro temos uma escrita que considerei bem diferente do que li dela antes, se antes ela me apresentou mocinhas a frente de seu tempo de certa forma, muito independentes, a protagonista de Agridoce, me pareceu que sua personalidade ainda está se moldando, por isso tende a ter uma oscilação entre ser forte e decidida, para submissa e confusa.

É claro, que ela não está em seus momentos mais fáceis na vida.

Em Agridoce, temos Anya, uma jovem estudante de gastronomia, que possui uma vida peculiar, portadora de uma doença genética, ela é alérgica ao sol, isso mesmo... Ela herdou isso de sua falecida mãe, e bom não foi somente essa particularidade genética que sua mãe deixou de herança, mas esse ponto fica para outro momento... – de quando vocês lerem esse livro é claro – então, por toda a sua vida ela foi cercada de sombras, escuridão e um pai super protetor, com um talento nato para cozinhar e um olfato muito afiado, ela passa muito tempo de sua vida, fazendo experiências na cozinha, lendo e esperando que um dia sua vida comece de verdade.

Até que pelo menos uma parte de seus desejos se realiza, em um passeio a noite na praia, ela sente o mais delicioso cheiro, um que a atraia de uma forma que ela não consegue explicar, um cheiro Agridoce. Ao descobrir que esse aroma inebriante vem de um jovem, que parece tão delicioso quanto o cheiro ela... Surta. E faz algo que vai mudar toda a sua existência.

Após essa noite, ela acaba acordando em uma cama de hospital, sem se lembrar muito do que aconteceu e seu pai, está à beira de um ataque dos nervos. Ela então precisa encarar os mistérios de sua própria existência, de sua família e se preparar para os misteriosos homens que vão entrar em sua vida, alguns para saciá-la como ela jamais imaginou ser possível, outros que irão trazer: caos, dor e destruição a ela.

Agridoce, é um romance nacional sobrenatural, que se passa no Brasil, algo que eu gostei bastante, a cidade de Florianópolis, é o palco dos acontecimentos do livro, normalmente mesmo os livros de autores nacionais de sobrenatural, acabam caindo no clichê, de serem todos fora do Brasil, eu particularmente acredito que um autor tem que ser muito bom, para escrever sobre um país ou realidade que desconhecem, acabam sendo muito estereotipados, então apreciei muito a escolha da Simone.

Além, de Anya, outros personagens se destacam, Daniel, um jovem cuja vida vai mudar graças a ela, me conquistou, aliás, o fato dele ser constantemente perseguido, pelos outros personagens, somente pela sua profissão, foi à única coisa que realmente detestei no livro, como se os demais fossem muito melhor que eles, o que na minha humilde opinião, não são, mas deixo isso para vocês lerem e decidirem. Daniel, tem algumas qualidades e falhas muito interessantes, que trazem vários tons a sua personalidade. 

Edgar, o pai de Anya, é bem mais ou menos, muito super protetor, e não muito decidido, seu amigo Ivan, é bem desnecessário, só serve para antagonizar os outros e julgar eles, não fiquei fã, já Rafael, um misterioso personagem que tem ligação direta com a mãe de Anya, esse sim, tem minha atenção, acredito, porém que todos terão uma grande importância nos próximos livros, incluindo ai os irmãos Dante e Leonardo, o médico que trata Anya, no começo do livro e seu irmão mais novo, a vida deles está complexamente ligada a dela, assim como Daniel, e essa dinâmica entre eles estão muito boa.




São esses os personagens da trama, que tem muitos segredos ainda a serem explicados e uma mitologia interessante. Como podem ver eu evitei ao máximo falar os detalhes desse livro, uma coisa que achei legal, foi que a protagonista precisou descobrir tudo aos poucos, sobre ela, sobre quem ela realmente é e tudo o mais, por isso, deixo para os futuros leitores, mergulharem na leitura assim, como eu e Anya, desvendando a cada página o que está acontecendo, apesar do nome do livro já dar muitas dicas da trama em si, o modo de escrita da autora foi bem intrigante, e a mitologia criada por ela, para o seu mundo sobrenatural, não é muito comum.

Indico esse livro, para que gosta de romances sobrenaturais e romances nacionais.
Por ser apenas o primeiro livro de uma série, muito fica ainda a ser explicado e o mundo e mitologia ainda estão em expansão.

Aguardando aos próximos livros, e esperando uma maior maturidade e controle para Anya.

Até a próxima.


6 comentários

  1. E lá chega nossa literatura nacional deixando os olhos brilharem! Mesmo ainda não conhecendo o trabalho da autora, já li o nome dela pelo mundo literário,mas sim, este gênero bem fora do que ela já trouxe aos leitores, mas pelo que li acima, ela acertou foi em cheio no enredo.
    Até pelo nome do livro e a capa que amei, amei!
    Trazer uma personagem que precisa sim, amadurecer, ainda mais depois de uma descoberta tão grande que a tira dos eixos assim já é um passo enorme para um primeiro livro.
    E sem tem sobrenatural, romance e Brasil?? Melhor ainda!
    Com certeza, o livro vai para a lista dos desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie
      A capa é mesmo belíssima, eu amei. Aliás, culpada. Escolhi pela capa 😂😂
      Tem de tudo um pouco nesse livro para agradar aos fãs de romances nacionais
      Espero que logo o possa ler.
      Beijos.

      Excluir
  2. Olá! Muito legal encontrar um trabalho tão interessante e que vem de mãos (e mente) brasileiras, deixando ainda mais interessante à leitura. Mesmo amando um spoiler foi bacana não descobrir tudo de uma vez e ser surpreendida junto com a nossa protagonista, ainda não conheço a escrita da autora, mas vontade agora não falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete
      Eu evito um spoilers mas sempre saiu uns né 😂😂😂
      É bem isso mesmo, vamos ler e apoiar a literatura nacional. Ainda mais quando ela vem com uma bela aventura de leitura

      Beijos.

      Excluir
  3. Oiii ❤ Fiquei bem curiosa sobre essa história, já que gosto bastante de obras que envolvam vampiros e achei bem inusitado a forma como Anya descobre que é vampira.
    Gostei que a mitologia utilizada pela Simone parece um tanto quanto diferente das que já conhecemos e pra mim, isso é muito positivo.
    Legal que a história se passa no Brasil, já que não é sempre que encontramos livros sobre seres sobrenaturais que se passam em nosso país.
    Estou curiosa para ler esse livro, mas confesso que estou ainda mais animada para ler os romances de época da autora.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  4. Olá! ♡ Gostei bastante da capa, é misteriosa e interessante, chamou bastante minha atenção.
    Ainda não tive a oportunidade de ler os livros da Simone, mas morro de vontade porque adoro romance de época e também romance sobrenatural, são dois gêneros que me agradam demais e geralmente me rendem boas leituras.
    Achei uma ótima escolha também o livro se passar aqui no Brasil, isso deixa a obra mais verossímil, mesmo se tratando de uma ficção. Nunca li um romance sobrenatural que se passasse no Brasil, por isso estou bem curiosa para fazer esta leitura.
    É bem interessante isso de a protagonista ir descobrindo mais sobre sua natureza aos poucos, pois permite que os leitores descubram mais sobre a personagem ao mesmo tempo que a própria, achei essa uma dinâmica bem interessante e que pelo jeito funciona muito bem.
    Tô curiosa para saber mais sobre a mitologia que a autora criou, já que parece diferente de tudo que já vimos antes.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir