Um Estranho Sonhador - Laini Taylor

3 de julho de 2019

Título: Um Estranho Sonhador
Autor: Laini Taylor
Páginas: 544
Ano: 2019
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Fantasia, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Apaixone-se pela literatura fantástica de Laini Taylor, autora best-seller do The New York Times e finalista do National Book Award
O sonho escolhe o sonhador, e não o contrário – e Lazlo Estranho, órfão de guerra e bibliotecário júnior, sempre temeu que seu sonho tivesse escolhido mal. Desde os cinco anos, ele era obcecado pelos mistérios de Lamento, uma cidade mítica perdida. O que aconteceu lá duzentos anos atrás que a separou do restante do mundo? Que tipo de deuses existiam lá e foram mortos pelo Matador de Deuses? Essas respostas o aguardam em Lamento, mas também mais mistérios – incluindo a deusa de pele azul que aparece nos sonhos de Lazlo.
Neste romance de tirar o fôlego – indicado para sonhadores dispostos a se aventurar em mundos mágicos, repletos de personagens marcantes e seus conflitos emocionais –, a sombra do passado é tão real quanto os fantasmas que assombram a cidadela de divindades assassinadas. Aventure-se em um mundo mítico de horror e maravilha, mariposas e pesadelos, amor e massacre.

Este livro foi cedido pela Editora Universo dos Livros, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 




Resenha:

“Lazlo não tinha nada, nem uma única coisa, mas desde a primeira vez que ouviu as histórias, elas pareciam sua própria reserva de ouro.”

Esse adorável livro é um lançamento da Editora Universo Dos Livros e foi escrito pela talentosa Laini Taylor, autora da trilogia Feita De Fumaça e Ossos.
Para quem deseja conhecer os demais livros dela resenhado no blog, basta clicar na imagem abaixo.

Eu sou apaixonada pela escrita da Laini, e Um Estranho Sonhador, é um belo exemplo de seu estilo de contar uma estória. Somos transportados para um conto de fadas, uma lenda sendo tecida aos poucos, crescendo de uma pequena semente até começar a sonhar com um futuro glorioso.

Um Estranho Sonhador é a lenda de Lazlo, um órfão que nem mesmo conhece seu nome verdadeiro, e por isso cresce sendo apenas, Lazlo, O Estranho, que carente de tantas coisas encontra em sua mente e nas histórias antigas de um velho monge, um mundo mágico, uma cidade idílica que há mais de duzentos anos se isolou do restante do mundo, e é apenas uma lenda pálida na mente das pessoas, de real se tornou um conto de fadas. Mas para Lazlo, é mais do que isso, é um sonho que o permite mais do que sobreviver, e sim viver para encontrar ela.

Então um dia, algo desolador acontece, a cidade que sempre foi seu sonho, o nome dela some, sim, em um instante ele sabe não somente todas as histórias do local e seu nome, para no seguinte perceber que o nome foi roubado de sua mente, ele uma criança ainda, sente que perdeu algo precioso, e busca por isso se torna então uma meta de vida. Agora ao pensar na cidade, só lhe resta a alcunha agridoce de Lamento. O que o deixa tão triste que passa a chamar de A Cidade Perdida.

Com isso começa os mistérios da vida de Lazlo, e ele tem três:

“Este era o primeiro: que ele nunca encontraria provas de que a magia existe. O segundo: que ele nunca descobriria o que aconteceu em Lamento. O terceiro: que ele sempre seria tão sozinho quanto era agora.”

Lazlo, consegue sair do monastério e encontra um refugio em uma imensa biblioteca – eu fiquei apaixonada pela descrição do local e dos livros – e se torna um bibliotecário em treinamento, enquanto trabalha lá, aprende tudo sobre a Cidade Perdida, se torna um especialista nela. E quando o destino traz a cidade, uma caravana formada pelos lendários guerreiros de Lamento, em busca de homens e mulheres que donos de uma inteligência aguçada e conhecimentos específicos, os pudessem ajudar com um grande problema, Lazlo vê seu sonho ali, a um passo de se tornar realidade.

“Lazlo era sonhador de uma forma mais profunda do que sequer imaginavam. Em outras palavras, ele tinha um sonho – um sonho persistente e que o guiava, era parte de si como uma segunda alma dentro da pele. A paisagem de sua mente era toda devotada ao sonho.”

Ao chegar a Lamento, Lazlo finalmente está pronto a desvendar um dos mistérios de sua vida, porém, muitos outros surgem, agora diante dos motivos que levaram a cidade a se separar do restante do mundo, e o que ocasionou o roubo do nome dela, ele percebe que todos os seus sonhos mais exóticos sobre isso, são pálidos diante da verdade.

Há mais de duzentos anos, a vida de todos na cidade mudou para sempre. Agora os que vivem lá precisam lidar com diversos problemas, traumas e um passado tão doloroso como encoberto em magia, beleza e monstruosidades.



Essa é uma das fantasias mais exóticas que já li, os personagens me cativaram muito, desde Lazlo que é um verdadeiro protagonista, cuja personalidade é tão adorável como cativante, como a de seu suposto rival, Thyon, tão diferente dele, porém, tão cheio de camadas em sua personalidade que me cativaram e horrorizaram.

Todos os personagens, são muito bem construídos, trazendo uma presença enriquecedora para a trama, e ajudando a construir um mundo onde o diferente é apenas algo a se compreender.

Temos um mistério a ser desvendado, temos um amor que nasce em meio a um sonho e redefine todo o universo deles, temos a jornada de corações cansados de dor e pesados de pesadelos... Porém, o amor está ali embaixo de tudo...

“Amor que acende a alma como a primavera e a torna madura como o verão. Amor como raramente existe na realidade...”

Um Estranho Sonhador, é uma história que está ainda sendo tecida, fala sobre amor e esperança, sobre medos e inseguranças, sobre o desejo de existir e ser feliz, mas também fala dos horrores que podem destruir tudo que tocam, o ódio e a vingança, o medo e os terrores que vivem dentro de cada pessoa.

Eu poderia falar um pouco mais da história, mas espero que todos possam ler este livro e se surpreenderem como eu com a trama tecida, que se conectem com o lirismo da escrita de Laini e apreciem este primeiro livro, que acabou de um jeito que me deixou sem fôlego, chocada, de coração dilacerado e temendo que para que esses personagens tão queridos encontrem seus finais felizes, se é que isso será possível nessa lenda, haja ainda muita dor pela frente, e que os corações deles, sejam testados, para verem se são corações de heróis ou de vilões que vão triunfar no final.

“E é assim que você segue em frente. Você dá risada das partes sombrias. Quanto mais partes sombrias, mais você tem de rir. Com rebeldia, com despreocupação, com histeria, da forma como puder.”


Já estou aguardando ansiosa o lançamento da continuação de Um Estranho Sonhador, que foi lançado nos EUA, em outubro do ano passado com o nome Muse of Nightmare, Musa dos Pesadelos.

Beijos e até a próxima.

13 comentários

  1. Ah tô doida pra ler! Parece muito bom então, já amei por ser dela e já espero uma narrativa com ótimos personagens, bom ver que tem isso sim. O que mais me fez gostar dos livros que li dela foi isso das camadas deles, cada personagem tem suas complexidades e coisas que você ama, que te fascinam, que te deixam horrorizada...não só aquela ideia de bom e ruim. Eles tem muito pra explorar e gosto de ver isso em mais um dela. A história já parece com carinha de unica, uma trama que prende pelo mundo criado, pelos personagens nele e todos os sentimentos no meio. Dor, amor, esperança...é bastante pra se ver. Já fiquei me roendo de curiosidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane 😉
      Exato, teremos muito dessa profundidade na escrita dos personagens e na elaboração de um mundo incrível.
      Eu fiquei fascinada. Matou a minha saudade da escrita da Laini
      Espero que possa os ler em breve 💙💛

      Excluir
  2. Olá Vivian!
    O gênero fantasia passa por um período no qual poucas obra conseguem instigar o imaginário do leitor e transportá-lo para um universo realmente original. Contudo, essa nova aposta da Laini consegue entregar uma mitologia extremamente bem construída e que a todo momento faz com que queiramos saber mais sobre os personagens fantásticos. Não fica muito claro, contudo, qual é o grande plot da história, mas acredito que neste volume a autora optou por apresentar ao leitor todas as perspectivas do universo para trabalhá-las melhor na sequência.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisou, realmente a Laini soube me cativar ao mostrar o mundo incrível que ela criou. No livro o plot fica encoberto em mistério de propósito e quando é revelado. Maravilhoso, por isso preferir manter o segredo 💛💙
      E estou ansiosa para o próximo
      Beijos

      Excluir
  3. Olá! Nossa esse livro me encantou desde o primeiro momento, quando vi sua sinopse, lá nos lançamentos, simplesmente parecia que estava falando comigo (risos). É tão bacana encontrar esse tipo de história que traz um pouco de tudo e que nos deixa simplesmente arrebatados com o seu desfecho e ansiosos por mais. Ainda não conheço a escrita da autora, mas tenho certeza que em breve vou virar fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete
      Foi exatamente assim comigo... O livro em sua essência cantou para a minha 💛💙
      Espero que possa ler ele em breve e ser arrebatada pelo livro e pela escrita da Laini2
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Vivian,
    Sempre quis ler a trilogia Feita de Fumaça e Osso, mas com o passar dos anos e novas trilogias surgindo essa acabou sendo deixada de lado. Um Estranho Sonhador veio para me lembrar porque eu tinha tanta curiosidade com as histórias de Laini Taylor, pois criatividade e um mundo incrível é o ponto chave desse livro. Para mim não há forma mais sincera de explorar um mundo fantástico do que através da imaginação de uma criança e Lazlo me parece que a tem de sobra, mais do que isso tem crença suficiente para acreditar que uma cidade que habita as lendas é real. Não só a premissa deste livro me chamou atenção como, também, a capa que está linda e, mais uma vez, fiquei curiosa com uma obra de Laini Taylor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine
      A trilogia dela Feita de Fumaça e Ossos é uma queridinha minha. Meu sonho de princesa ter eles todos
      Mas Um Estranho Sonhador é exatamente assim. Já está entre meus lindos do ano!
      Espero que possa conhecer a escrita da autora em breve e se encante como eu me encantei.
      Beijos

      Excluir
  5. Oii
    Ahhh quero muito ler! Feita De Fumaça e Ossos é uma das minhas séries favoritas da VIDA, e guardo os livros com tanto carinho haha
    Um Estranho Sonhador tem uma premissa muito interessante, e como já conheço a escrita super envolvente (e criativa) da Laini Taylor, já sei que são altíssimas as chances de eu amar esse lançamento.
    Adoro fantasias exóticas, e que bom saber que o livro tem mistérios e os personagens são bem desenvolvidos. Adorei a resenha e os quotes que você separou *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Dos livros da autora, só li Feita de Fumaça e Ossos, o primeiro livro e nunca mais tive oportunidade de conferir os demais livros.
    Por isso,quando li a primeira resenha deste novo trabalho, fiquei já impressionada com a capa que é um espetáculo à parte, mas também com Lazlo que é o tipo de personagem que carrega tanto sentimento em si, que parece que tudo em volta dele também vira sentimento.
    E fiquei mais curiosa ainda pela definição do exótico. Ainda mais se tratando de um livro sobre fantasia!!!
    Com certeza, já quero em mãos!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Já ia falar que sempre me indicaram a trilogia Feita de Fumaça e Ossos, mas aí percebi que a resenha era sua hahaha
    Quando vi a capa desse livro (e a vejo muito porque é um livro que está sendo bem divulgado), nunca imaginei que fosse uma fantasia! Curti muito a resenha e o escopo apresentado nela me fez querer ler o livro. Isso tudo em pouco mais de 500 páginas? A autora deve ter trabalhado muito bem nele!

    Parabéns por mais essa resenha, Vivis!

    ResponderExcluir
  8. Olá Vivian!
    Achei a sinopse do livro bem confusa mas sua resenha foi super esclarecedora. A ideia da autora é bem original e apesar de não estar familiarizada com sua escrita adorei a criatividade do cenário. A capa do livro é emblemática por si só. Espero que o segundo livro saia logo pra poder conferir a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii ❤ Gosto muito quando histórias envolvem mitologias tanto aquelas já existentes quanto aquelas criadas por autores em seus livros.
    Essa história parece bem original, cheia de fantasia e com mistério. Adoraria poder fazer essa leitura, parece incrível. Estou mesmo precisando de indicações de livros de fantasia.
    Essas histórias mágicas que são o refúgio de Lazlo parecem incríveis, parecem prender o leitor dentro da história.
    Já ouvi falar muito bem de Feita de Fumaça e Ossos, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    Espero que Lazlo possa descobrir todos os segredos que permeiam sua vida.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir