Códex dos Caçadores de Sombra - Cassandra Clare

8 de junho de 2019

Título: Códex dos Caçadores de Sombra
Autor: Cassandra Clare e Joshua Lewis
Páginas: 274
Ano: 2014
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia, Literatura Estrangeira.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: A Clave tem o prazer de anunciar a mais nova edição no mais antigo e famoso manual dos Nephilim: o Shadowhunters’ Codex. Desde o século XIII, o códex vem sendo o mais jovem amigo de todo Caçador de Sombras. Quando você está cercado por demônios, é muito fácil esquecer os pontos mais obscuros da linguagem demoníaca ou a maneira mais rápida de parar um ataque de demônios Raum. Com o códex, entretanto, você nunca vai precisar se preocupar.

Agora em sua vigésima sétima edição, o códex abrange tudo: a história e as leis do nosso mundo; como identificar, conviver com, ou se preciso, matar a maioria dos coloridos habitantes deste mundo; qual ponta da estela você deve usar para se marcar. Suas tentativas de matar um vampiro ou um feiticeiro não serão mais atrasadas por intermináveis perguntas de seus recrutas: O que é um Pyxis? Por que não usamos armas de fogo? Se não posso ver um símbolo de um feiticeiro, há alguma forma educada de perguntar a ele onde a marca está? Onde conseguimos toda nossa água benta? Apostilas de geografia, história, magia e zoologia, todas juntas em uma só, o códex está aí para ajudar novos Caçadores de Sombras a navegar no belo, às vezes brutal, mundo que habitamos.

E para ninguém dizer que a Clave está desatualizada, ou, como dizem os jovens Caçadores de Sombras, “careta”, essa nova versão do Códex estará disponível não só na versão com a ligação de pele de demônio fechada magicamente, mas, também, numa versão moderna, usando todas as mais novas e emocionante técnicas de impressão atuais, incluindo alguns novos recursos, como uma capa firme feita de tecido, um revestimento à prova de poeira e informações sobre título, autor, editora, e muito mais escritos na capa. Você vai gostar de saber que ela cabe perfeitamente na maioria das mochilas e, ao contrário das antigas edições, ela não desliga mais sistemas de segurança.

As antigas gravuras também foram substituídas: em vez delas, você vai encontrar pródigas ilustrações feitas por alguns dos mais brilhantes artistas. Criaturas, armas, pessoas e lugares foram cuidadosa e precisamente descritos por Rebecca Guay, Charles Vess, Jim Nelson, Theo Black, Elisabeth Alba e Cassandra Jean. Os capítulos são graciosamente introduzidos pelos desenhos de Michael Kaluta, e durante o resumo do clássico de 2.450 páginas, A História dos Nephilims, você vai encontrar uma seleção das melhores e mais adoráveis ilustrações do volume por John Dollar.


"Em nome da Clave, peço para entrar neste local sagrado.
Em nome da Batalha que Nunca Termina, peço para usar suas armas.
E em nome do Anjo Raziel, peço sua bênção em minha missão contra as trevas." 

Resenha:


Este livro pertence ao Universo dos Caçadores de Sombras da autora Cassandra Clare, dessa vez ela se uniu com seu marido o Joshua Lewis para escrever o livro base dos Caçadores.

Para os leitores do universo, podem encontrar referências ao Códex em todas as sagas de Cassandra, ele é o livro que todo caçador deve ler ao aprender as obrigações.

Esta edição é nada menos do que a versão do Códex que pertenceu a Jace, Clary e depois a Simon Lewis.

Então além de contar o que a clave espera de todo jovem caçador, temos as impressões pessoais desses três personagens rabiscados por todo o livro. A letra deles é inclusive uma expressão física de suas personalidades.

Ler ele é como estar em uma leitura coletiva, lendo exatamente o que eles pensaram enquanto o liam pela primeira vez, o que foi muito interessante, juro quase estou querendo participar de um livro viajante para ter essa experiência.


"Preto para caçar de noite e dar sorte,
Pois o branco é a cor do pranto e da morte.
Dourado para a noiva em seu vestido,
E vermelho para invocar um feitiço
Seda branca quando nossos corpos queimam;
Bandeiras azuis aos perdidos que retornam, pois teimam.
Chamas para o nascimento de um Nephilim,
E, para apagar nossos pecados, és um fim.
Cinza para o conhecimento que não deve ser dito;
Cor de osso para aquele que não envelhece, bendito.
Açafrão ilumina a cor da vitória,
Verde para um coração partido, almejando a glória.
Prata para as torres demoníacas, cor de adamas,
E bronze para invocar poderes malignos, nada mais.”
–Rima infantil dos Caçadores de Sombras

Voltando ao livro, temos aqui um lindo trabalho gráfico de vários artistas, desde Cassandra Jean, a desenhista habitual das artes dos livros de Cassandra, como outros convidados, as principais marcas angelicais estão desenhadas (foi daqui que escolhi a minha primeira tatuagem a Runa Parabatai), e alguns momentos clássicos das duas sagas já lançadas também ganharam artes exclusivas.



Como é um livro texto, ele é separado por capítulos que discorrem por muitas informações do universo, desde a importância das marcas, e das leis, a história do primeiro Caçador de Sombras, como particularidades sobre os membros do submundo: Magia, Demônios e outros.




Outro livro feito exclusivamente como um presente para os fãs, porém, que acaba sendo extremamente enriquecedor para os leitores.

Um dos meus livros favoritos mais aguardados desde que a autora passou a incluir informações sobre ele em seu tumblr.

"E sucedeu que, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi e Jônatas o amou, como à sua própria alma...E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma."
"Rogo não deixá-lo,
ou voltar após segui-lo;
Pois, para onde fores, irei,
E onde estiver, estarei;
Os teus serão os meus,
e teu Deus, o meu Deus,
Onde morreres, eu morrerei, e lá serei enterrado.
O anjo o fez para mim, mas também.
Nada senão a morte partirá a mim e a ti."

As ilustrações  são de artistas como Rebecca Guay, Charles Vess, Jim Nelson, Theo Black, Elisabeth Alba, Michael Kaluta e da ilustradora oficial dos livros dos livros que pertence ao universo dos Caçadores de Sombra:Cassandra Jean.



Foi publicado pela editora Record, pelo seu selo Galera e infelizmente a minha cópia não é da primeira edição então não possui as capas holográficas que eu amo tanto. Tirando isso, ainda o amo muito. Vejam que deixarei algumas imagens dele para vocês apreciarem.

Uma ótima leitura a todos e até a próxima.

6 comentários

  1. Olá! Não sei como ainda não li esse livro já que sou completamente apaixonada pelo universo dos Caçadores de Sombras.
    Pelas fotos que você colocou, deu para ver que as ilustrações são maravilhosas e condizem perfeitamente com os livros.
    Estou bem curiosa para ver as impressões de Clary, Jace e Simon rabiscadas pelo Códex. Amo muito esses três!❤
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que adoro nesse livro é que pode soar até meio "inútil" mas serve de ponto de referência e é cheio de coisinhas interessantes sobre o universo deles. Não tem uma história de personagem mas tem do mundo deles e o mais legal é aqueles rabiscos dos próprios personagens. Amei, deixou tudo de uma forma leve e fofa pra quem ama esse pessoal. Com informações do universo e um toque de gracinha por parte das anotações. É bem interessante. E adoro as artes dele. Muito bom poder ver as coisas assim.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu já li esse livro e simplesmente amo! Faz a gente aprender muito sobre o mundo dos Caçadores de Sombras e acho que as anotações dos personagens com certeza dá um toque diferente no livro, pois eu sempre ria lendo. Para quem é apaixonado por Os Instrumentos Mortais, essa com certeza é uma leitura obrigatória.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian!
    O Códex é como um curso intensivo do universo Shadowhunter e eu adorei lê-lo. Essas observações dos personagens foram muito enriquecedoras e às vezes até me fizeram rir. Eu simplesmente amo o juramento parabatai e essas runas. Super indico a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! O que mais me chamou atenção em relação ao livro foram os desenhos, que também costumam inspirar minhas tatuagens. Quanto à história em si, estou completamente por fora, pois não me aventurei na escrita da autora.

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Tô muito ansiosa pra poder ler esse livro! Desde que terminei os Instrumentos Mortais, o Codex está na minha lista de leituras. Só não o li ainda por falta de oportunidade pra adquirir o livro.
    Achei muito legal a ideia da Cassandra Clare de colocar as leis dos Shadowhunters num livro. Fiquei muito empolgada quando soube da existência desse livro.
    As ilustrações parecem divinas, adorei a imagem da página que aparecem as runas, elas são tão lindas.
    Obrigada pela indicação ❤

    ResponderExcluir