Nas Sombras da Mente - Caíque Apolinário e Raquel Cortez Machado

23 de maio de 2019

Título: Nas Sombras da Mente
Autor: Caique Apolinário e Raquel Cortez
Páginas: 120
Ano: 2019
Editora: Constelação Editorial
Gênero: Crime, Fantasia, Ficção, Romance policial, Suspense
Adicione:  Site da Editora
Onde Comprar: Editora | Amazon
Nota:  
Sinopse: Em um mundo em que seres com super poderes não são incomuns, um investigador telepata precisa conseguir chegar na verdade por trás de uma série de assassinatos cruéis. Aqui onde fantasia, suspense e adrenalina criam fortes emoções, a perseguição do detetive André mostrará um mundo onde a moral e os conceitos de violência são relativos. Para onde se deve buscar salvação, quando as luzes se apagam e a escuridão te rodeia?
Com prefácio do escritor Júlio Emílio Braz:
"Eu recomendo que você vá folheando e lendo com calma e depois de concluir a leitura, me diga se os jovens já não merecem o título e a carteirinha de sócio do clube dos ousados escrevinhadores de narrativas interessantes, vulgarmente conhecidos como escritores."

Este livro foi cedido pela Editora Constelação Editorial, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha:




“Como pode ver, não lidamos muito bem com nossos sentimentos e, o meu jeito de resolver as coisas, foi assim. Matei a primeira senhora que se parecia com minha mãe e matei mais cinco assim, e eu gostei.”

Nas Sombras da Mente é um livro de suspense policial, lançamento da Constelação Editorial, escrito pelos autores brasileiros Caíque Apolinário e Raquel Cortez Machado.

O prefácio do livro é de ninguém menos de Júlio Emílio Braz que escreveu um dos livros que mais me impactaram na adolescência, (Longas Cartas Para Ninguém), e foi à indicação de e arte da capa que a Constelação Editorial simplesmente arrasou que me chamaram a atenção para o livro em primeiro momento.

Então já com alta expectativa iniciei essa leitura, e não me decepcionei. O livro é bem enxuto: 120 páginas, e não enrola em momento algum, o que para mim foi excelente, eu tenho lido muitos livros, principalmente de autores iniciantes, mas não exclusivamente deles, onde os autores não tem realmente nada a acrescentar a trama, e ficam dando voltas e voltas, sem realmente não nos entregar nada digno de nota, então eu prefiro um livro com poucas páginas mas que a trama seja consistente.

Existem narrativas em separadas, primeiro velho casal moderno, onde acompanhamos um casal já idoso em sua rotina diária.

“Nos olhos dele carregavam olheiras, tristes e cansados de amar a mesma mulher… orou a Deus para que fosse viúvo. Ela percebia os olhos cansados do marido e o entendia por não amá-la… orou a Deus para que aquilo mudasse.”

Logo depois no capítulo Dois temos um assassinato sendo premeditado e realizado, para no capítulo Três o foco se voltado ao serial killer. Pode parecer que essas três situações não estão ligadas em primeiro momento... Porém, fiquem atentos.

Agora vamos aos detalhes da trama, em um mundo onde existem pessoas com dons extraordinários, porém, com um foco bem realista e sombrio, os autores nos levam a um passeio pela mente de um serial killer, o protagonista André, também possui um dom especial e o emprega na caçada aos criminosos, e é através dele que conhecemos a mente de Lúcio um brutal assassino, que utiliza seu dom de forma a matar por muitos anos sem ser pego... Inclusive brincando com a polícia, os levando em uma caçada a ele, mas nunca sendo pego. Até aquele momento.

“— Nos primeiros quatro casos, a polícia sempre seguiu os meus rastros falsos com perfeição. Assistir tantas séries criminais teve a sua instrução, afinal.”

Um embate poderoso entre esses dois personagens vai ser travado nas páginas do livro, e podemos esperar um final interessante. E cíclico. Nada na história estão jogado em vão, todas as cenas se entrelaçam o que adorei. Os personagens de secundários, não são apenas para preencher um vazio.

“— Todos já nascem merecendo a morte...”

Pelo o que eu pude pesquisar este é o primeiro livro dos autores, e vou ficar atenta aos próximos lançamentos deles, o universo que eles apenas mostram um vislumbre neste livro, poderia muito bem ser aproveitado para outras obras, pois o mundo fantástico e sobrenatural, é bem entrelaçado com uma trama realista e crua, de um mundo como o nosso cheio de sombras e espelhos que refletem o melhor e o pior dos seres humanos.

“Você pode estar cometendo a maior das burrices, falar a maior das asneiras, fazer diversas vulgaridades, com qualquer pessoa. Porém, mexa com uma criança. E então verá uma sociedade irritada. O que é engraçado, levando em conta a educação de péssima qualidade que as crianças levam em casa e nas escolas, fato que não consterna ninguém. Mas vá fazer algo errado em público com uma criança...”

Uma indicação de livro nacional, para que curte um suspense psicológico e de livros com crimes. Li de um fôlego só, pois a escrita é muito fluida e não dá vontade de parar de ler.



Alguém conhece os autores? Ou já leram mais livros nacionais assim?

Até a próxima.

12 comentários

  1. Olá Vivian!
    Não costumo ler muitos livros nacionais, e os que leio não são desse tipo, são mais "mundanos", mas curto o gênero. O fato dos autores serem diretos na história é ótima, pois ninguém merece enrolação né? Essa profundidade no universo policial eu acho bem interessante, embora a mente desse assassino seja bem macabra.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, bota mente macabra para esse assassino!!!

      Eu esse ano estou em um projeto pessoal de ler mais nacionais, e sair da minha zona de conforto, até de época voltei a ler kkk
      este foi excelente.

      Beijos

      Excluir
  2. Legal isso dele ser pequeno e bem enxuto, só esse detalhe já chamou minha atenção. Gosto de livros de crime, investigação e essas coisas. Parece legal. Esse embate dos personagens parece muito bom por essa expectativa de quem leva a melhor no outro e gostei também que cada cena tem importância e por isso a gente precisa ficar atento. Muito interessante o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, acho que você iria gostar de ler este, bem rapido, mas entrega o que promete!

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Vivian!!
    Gosto muito de ler livros nacionais mas normalmente leio mais os livros da Carina Rissi, Aline Sant'Ana, Anne Marck, histórias mais do gênero de romance e acaba que ainda não me aventurei em ler um livro nacional de romance policial. Mas gostei muito da história e achei bem bacana o enredo e também por que os autores não ficaram enrolando e entregaram um história muito empolgante cheia de suspense e ficção. Enfim gostei muito da indicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, acredita que não li nenhum desses autores?

      Vamos ver se eu coloco algum deles na listaa.

      Beijos.

      Excluir
  4. Olá Vivian!
    Sem perder tempo com plots desnecessários, o autor une dois gêneros de forma bastante competente, e o resultado é uma trama bem escrita com cenas de perseguição convincentes e eletrizantes. Por outro lado, sinto que o aspecto fantasioso da obra não foi tão bem explorado como deveria, porém acredito que isso foi uma decisão criativa do autor para focar em outras questões, como o confronto final mencionado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison,
      Sim, eu acredito que foi uma decisão dos autores, mas ja estou torcendo para termos mais livros com este universo!!!

      Beijos.

      Excluir
  5. Olá! Confesso que não conhecia os autores, mas gostei dessa proposta de entregar poucas páginas, mas com uma história intensa e coerente, sem aquela necessidade ímpar que alguns têm em ficar enrolado com a história. Achei interessante também a mistura dos gêneros policial e fantasia, um eu não leio muito (quero mudar isso), mas o outro eu curto demais e foi o que mais me chamou a atenção quanto a esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete.

      Acho que você irá gostar, e quem sabe começar a ler um pouco mais de suspense policial. este está na medida certa, sem enrolações!!!


      beijos.

      Excluir
  6. Oiii ❤ Adorei que a história se passa num mundo onde pessoas com poderes não são incomuns. Isso é totalmente original, nunca vi uma premissa parecida.
    Fico feliz em saber que os escritores do livro são brasileiros. É muito importante a valorização de livros nacionais.
    Estou curiosa pra saber como André usa a telepatia para ajudá-lo a desvendar assassinatos.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro. Adorei a indicação ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayane
      Sim a premissa é ótima.
      Chama bastante a atenção. Que você possa o ler em breve. Adorei mesmo essa leitura!

      Beijos

      Excluir