Luz, Câmera, Ação!!! Dark

19 de maio de 2019


Produtor: Baran bo Odar e Jantje Friese
Ano Início: 2017
Temporadas: 01
Gênero: Suspense, Policial, Drama.
Elenco: Louis Hofmann, Oliver Masucci, Andreas Pietschmann, Mark Waschke, Daan Lennard Liebrenz, Anne Ratte-Polle, Julika Jenkins, Lisa Kreuzer.

Nota:   
Sinopse: O misterioso desaparecimento de crianças na cidade de Winden, Alemanha, traz à tona antigos segredos para as famílias Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann. Suas vidas começam a desmoronar, quando a conexão entre as crianças desaparecidas, a cidade e seus habitantes se torna evidente.



Resenha:



Dark, série de origem alemã distribuída pela Netflix, teve sua estreia em dezembro de 2017, e nos levou a acompanhar o drama que envolve quatro famílias em uma pequena cidade da Alemanha chamada Winden, uma criança some, e toda a cidade se move para tentar encontrar ela.

A criança é Mikkel Nielsen (Daan Lennard Liebrenz), que desaparece na floresta perto da cidade no primeiro episódio. Mikkel é filho do policial Ulrich Nielsen (Oliver Masucci), que já passou por uma tragédia similar 33 anos antes, quando seu irmão mais novo Madds desapareceu.

A partir desse ponto a trama se desenvolveu em duas linhas temporais, passamos a acompanhar os acontecimentos de 33 anos atrás e os atuais, e podemos ver como cada um reflete no outro.

A série causo um grande impacto assim que foi lançado pelo seu tema peculiar, e sua trama bem intricada e misteriosa.
Ao discorrer sobre tempo e suas possíveis variações, ela pode aparecer confusa nos primeiros episódios, porém, o roteiro foi muito bem escrito em conforme vamos assistindo as peças do quebra cabeça finalmente vão se encaixando.

Por ser uma série de suspense, falar muito sobre a trama pode acabar destruindo as várias oportunidades que a série tem de nos surpreender.

Então vou me ater sobre o aspecto do drama que move a série.

Crianças desapareceram, não somente Mikkel, que move a trama, porém, outras, então toda a cidade se encontra imersa em uma sensação de medo e melancolia, por ser uma cidade pequena todos se conhecem, e suas histórias se entrelaçam, principalmente das quatro famílias, que são as principais, e conforme os episódios nos levam ao passado e de volta ao presente, podemos conhecer o quão profundamente as vidas dessas pessoas tocam uma as outras.

os pais, irmãos, amigos próximos, todos tem suas vidas totalmente mudadas após seu sumiço e tensões que eram deixadas embaixo de tapetes ou escondidas dentro de um sotão escuro, saem para a claridade, jogadas pelas emoções e sofrimentos, ameaçando ruir todas as estruturas familiares ao redor.

Os atores, não são muito conhecidos pelo menos, eu tive pouco contato com o trabalho deles antes da série, e gostei muito da atuação.
Oliver Masucci, que vive o policial e pai da criança desaparecida, Ulrich Nielsen, entrega tantas emoções ao longo da trama que foi impossível não se ter uma empatia por ele, apesar de que não me impediu de em alguns momentos, o temer.

 Karoline Eichhorn, que é parceira detetive de Ulrich, a Charlotte Doppler, me representou na trama, sua busca pelas pistas deixadas pela trama, em uma tentativa de encontrar as respostas, foi intensa.



A história possui seu um núcleo formado adolescentes, que estão muito bem também.

Um deles é Jonas, que tem uma grande importância na trama. De quem não consigo falar sem dar muitos spoilers, mas é um personagem com muitas camadas, e bem interessante.



Dark é uma história sobre as infinitas possibilidades ainda totalmente desconhecidas pelo homem, e nos leva em uma jornada confusa e repleta de simbolismo.

Ficção Cientifica, Sobrenatural, Religião, Filosofias, são temas que ela aborda, enquanto os personagens se perdem nos caminhos misteriosos do tempo em busca de uma solução que conserte tudo.

Eu indico ver essa série de dez episódios com calma e bastante atenção.

para os fãs do gênero Dark com certeza é uma das melhores séries já lançadas.

Todos os episódios estão disponíveis na Netflix, e sua segunda temporada está para estrear ainda este ano prometendo vir com as respostas, as muitas perguntas que a primeira temporada nos deixa.

Para aqueles que resolverem dar uma chance a série, espero que tenham a mesma experiência incrivel que tive.




Até a próxima.

Nota: Ao rever a primeira temporada agora, encontrei ainda mais pistas que tinha deixado passar, e só posso dizer que provavelmente deve ter ainda mais! Fiquem atentos!

12 comentários

  1. Oiii ❤ Ainda não assisti essa série, mas Dark parece ser uma série que deixa quem tá assistindo ávido pelo próximo episódio, curioso pra saber o que vai acontecer. Adoro suspense, me faz ter mais vontade de assistir ou ler o que quer que seja.
    Agora que sei sobre o que se trata Dark, quero muito assistir pra descobrir quem sequestra as crianças, ou porquê estão sumindo e se até o final da primeira temporada alguma criança é encontrada.
    Que bom que tem na Netflix, assim já sei onde assistir. Obrigada pela indicação. Assim que assinar a Netflix de novo, vou assistir ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayane.

      Dark realmente é uma série que te prende a atenção do inicio ao fim. Gostei muito e estou ansiosa pela próxima temporada.

      Espero que logo possa assistir ela.

      Beijos.

      Excluir
  2. Não consegui ver essa série até hoje, mas também vou dizer que pelo que vi falando na época que lançou eu meio que fugi. Que era mais terror, umas coisas sombrias...e não sou muito desse tipo de série. Mas depois deu vontade de ver. O tom de mistério e toda essa confusão me interessou. Ah adoro uns trem confuso! Faz a gente ficar fazendo teorias e interpretações pra entender, é bem legal. E tem muito disso na série. Ver cada novo capitulo e cada nova peça do quebra cabeça é muito bom. E gostei do tom mais jovem pelos atores também, acho que ficou uma coisa bem mais interessante do que se fossem mais velhos. Ter um núcleo jovem assim chama mais atenção. Talvez adicione um drama a mais, sei lá. Ainda tinha que ver essa bendita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, se você gosta de um trem confuso, essa série é para você!!!
      Não achei que teve terror, apesar de ter um tom sombrio, é mais ficção cientifica mesmo e suspense.
      Espero que veja e se divirta tanto quanto eu criando as teorias.

      Beijo.s

      Excluir
  3. Oi, Vivian!!
    Assisti Dark alguns dias depois de ser lançada e devo confessar que amei a série!! E todos os meus amigos que assistiram ao mesmo tempo que eu também ficaram viciados na série. Por ter um tom de mistério e suspense a história nos prende do inicio ao fim, também gostei muito da atuação dos atores que souberam interpretar muito bem e passar um ar de incógnita do que iria acontecer. E espero ansiosa a segunda temporada pois a história termina num ponto muito importante para esclarecer vários pontos da série.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta!

      Ah eu estou como você, super ansiosa para a próxima temporada. Tem tanta coisa que eu preciso que me respondam.
      Nossa espera está finalmente acabando!

      Beijo.s

      Excluir
  4. Olá Vivian!
    Eu conferi a primeira temporada de Dark há algum tempo e confesso que achei a série extremamente confusa, ainda que a produção seja impecável. São tantas informações a cada episódio que é praticamente impossível para o espectador pegar todas informações sem rever o show novamente. E para completar o intervalo de tempo para o lançamento da segunda temporada faz com que esqueçamos tudo o que aconteceu, e não é como se a série exigisse tantos efeitos especiais para a Netflix demorar um ano e meio para lançar novos episódios (se bem que se formos comparar com a demora de The OA nem devemos reclamar muito, né?). Enfim, apesar de não ter entendido nada da primeira temporada, estou animado pela segunda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison.

      Realmente tem muitas coisas confusas, e isso ao mesmo tempo me enlouquece como prende a minha atenção, aqui estou eu na vigília a espera dessa segunda temporada. (Sim, nem vou reclamar tanto porque The OA, nossa demorou ainda mais...)
      Nos vemos em breve na resenha da segunda temporada se tudo der certo.

      Beijos.

      Excluir
  5. Olá Vivian!
    Já ouvi falar da série mas não me interessei muito. Eu acho bacana todas essas pistas a serem desvendadas mas não me conectei muito com a história. Vamos combinar que a segunda temporada demorou um pouco pra sair, acho importante os fãs reverem os episódios assim como você fez, para não perder nenhum detalhe.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      Eu acho que existe um padrão nos hiatus entre as temporadas das séries europeias, temos isso em outras que a Netflix exibe. É um sofrimento.
      Para mim foi crucial rever esses episódios...

      Beijos e até a próxima.

      Excluir
  6. Olá! Não conhecia a série e para ser bem sincera o enredo não me conquistou, pelo menos nesse primeiro momento, achei tudo quanto confuso e acho que acabaria perdidinha se fosse assistir (risos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me perdi também, depois me achei, e toda hora que paro para pensar acho que me perdi de novo!!! mas eu adoro esse tipo de serie. hahaha

      Beijos

      Excluir