Título: A Criança do Fogo
Autor: S. K. Tremayne
Páginas: 368
Ano: 2019
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Suspense, Mistério, Ficção, Thriller, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: O marido perfeito. O enteado perfeito. A mentira perfeita? Quando Rachel se casa com o maravilhoso David Kerthen e se muda para Carnhallow, sua vida é tomada por luxos, romance e um carinhoso enteado, Jamie. Porém, sua nova casa e sua nova família estão cercadas de segredos e mistérios que ela nem sequer consegue imaginar. O comportamento de Jamie começa a mudar, e suas perturbadoras profecias ameaçam abalar a sanidade de Rachel. À medida que o passado da família vem à tona, ela passa a questionar a verdade por trás da trágica morte da primeira esposa de David, temendo que a predição feita por seu enteado, de que ela irá morrer no dia de natal, se torne realidade. Fantasmas habitam os corredores de Carnhallow, mil anos de história ecoam nos frios túneis, antes ricas minas de estanho e cobre, que se expandem sob a propriedade, e a vida que Rachel acreditava ser perfeita de repente se torna um terrível pesadelo..
Resenha:
“E tinha sangue nas suas mãos..."
"...Haverá luzes em Old Hall. ”
A Criança Do Fogo, é um thriller psicológico do autor britânico S.K. Tremayne, lançamento de 2019, da Bertrand Brasil.
Como toda trama psicológica este livro tem um ritmo oscilante, em alguns momentos temos muitas cenas e ações que podem deixar você no mínimo arrepiados e no máximo duvidando das sombras estranhas do canto do seu quarto. Tenho reparado nesse padrão de escrita para alguns autores de thrillers, e não me incomodam muito esses artifícios, os momentos mais arrastados das tramas, normalmente escondem as muitas pistas cruciais para que possamos compreender a narrativa e nesse livro não é diferente.
Em A Criança do Fogo acompanhamos Rachel, uma fotografa de origem humilde que de repente se vê vivendo um suposto conto de fadas. Recém casada com um homem mais velho, poderoso e descendente de uma família secular, ela acha que encontrou tudo o que mais desejava em sua vida, alias, apesar dele ser mais velho, não estamos falando de decrépito pelo contrario, apenas uma década a mais e ela o descreve como um verdadeiro dom na cama! O que ela não pode deixar de apreciar.
Seu marido perfeito, tem uma casa secular maravilhosa na Cornualha onde sua família vive há mais de mil anos e um lindo filho.
Ela imagina que seus dias serão uma sucessão de dias divididos entre os cuidados com a reforma da casa que já viu dias melhores, cuidar do enteado e esperar o marido vir aos finais de semanas para ter uma eterna lua de mel...
Eu conto ou vocês contam? Obviamente não é nada disso que tem reservado o destino para ela. Isso não é um romance!
Conforme o período de lua de mel vai passando Rachel começa a perceber que sua vida perfeita está sendo construída em uma areia movediça. Seu enteado começa a se comportar de forma errática e soturna, o que a principio ela acreditar ser um período de adaptação a ela, afinal, ela namorou sei meses com David, antes de se casar com ele, largar Londres e ir morar na distante casa da família, Jaime, que perdeu sua mãe há dois anos em um acidente, pode estar apenas estranhando a mudança em sua vida.
“Se meus batimentos estavam acelerados antes, agora estão ainda mais rápidos. Porque tenho a sensação de estar olhando para uma pista, talvez uma pista perturbadora ou importante. Mas pistas de que? Porque deveria haver pistas? Tenho de sufocar meu espanto. Recuperar minha racionalidade. Não há mistérios, não há motivo para eu ficar assustada.”
Acontece que as coisas foram ficando cada vez mais sinistras, o que começa a abalar Rachel, conforme ela tenta ser a melhor madrasta para criança, ela descobre segredos e mentiras de seu novo marido, o que mina sua confiança nele.
Neste ponto, preciso dizer que Rachel demora a suspeitar de algo, demora a pedir explicações, o que eu entendo afinal, ela também tem segredos que prefere deixar escondidos no passado, porém, diante de tantas coisas que acontecem ela se posiciona e vai à busca de respostas.
Um fato que eu gostei bastante é que o local não é mero detalhe nesse livro, a mansão Carnhallow, com toda a sua imponência milenar e histórias de fantasmas, são detalhes muito bem utilizados pela autora, assim como as Minas de onde vem a origem do poder e dinheiro da família, em todo o livro teremos descrições bem detalhadas sobre as minas, as praias e precipícios, e obviamente da casa em si. Para quem não gosta muito destes detalhes históricos entrelaçados em uma trama, talvez as descrições acabem se tornando cansativas, eu, por exemplo, gosto muito, de ver fatos históricos utilizados, dessa forma de um jeito que podemos imaginar as situações descritas acontecendo na realidade. Acredito que foi uma bela homenagem do autor a sua família e região de nascimento. Apesar da tristeza profunda da história relatada.
Voltando a trama em si, não falarei muito já que como todo suspense, o que prende mais o leitor é poder criar suas próprias teorias sobre o que está realmente acontecendo.
“As linhas dançantes de fogo amarelo não foram espalhadas aleatoriamente. Elas formam uma palavra de fogo. MAMÃE.”
Então serão mais minhas impressões pessoais durante a leitura a seguir.
Eu me senti levada pelo ar de insanidade que permeia toda a história, como todo o ar de historia de terror e fantasmas, com corpos perdidos em cavernas submarinas, eu simplesmente não consegui parar de ler até finalizar o livro, todos os personagens das tramas guardam segredos demais, se comportam de modo a que não possamos dizer em nenhum momento: ai está uma pessoa que está sendo totalmente honesta...
Ou seja, se preparem para uma jornada em meio às névoas das batalhas mentais e desconfianças. Peguem seus amuletos de proteção contra o mal e leia este livro, preparados para algumas reviravoltas, segredos tão estranhos, mentiras, manipulações e um final que no meu caso me surpreendeu totalmente, eu esperava uma boa dose de sangue, porém, dessa vez eu não cheguei nem perto de desvendar os segredos da trama e motivações escondidas dos personagens.
Sim, eu realmente não esperei um final como o que foi entregue. Se alguém já leu fica a pergunta: gostaram?
“Esta é a luz da mente.”
Até a próxima.
Olá Vivian!
ResponderExcluirParticularmente não me agrada desconfiar de tudo e de todos na história mas acho que é impossível achar um thriller que não seja assim. Eu também sou uma apreciadora de fatos históricos e gostei bastante da homenagem feita pela autora. Quem em sã consciência se casa depois de 6 meses de namoro, larga tudo é vai morar numa casa antiga distante de todos que conhece? É claro que isso não ia acabar bem né?
Beijos
Oi Aline, e não é? Ela confiou demais no cara e muito rápido. Porém, ao lermos compreendemos os motivos dela, suspenses são sempre leituras onde a desconfiança nos acompanha o tempo todo.
ExcluirCaso deseje algo nesse estilo, este é bem agradável.
Beijos.
Faz tempo que não leio nada do tipo e gostei do estilo dele. Isso de beirar o terror nesse tipo de história parece estar "entrando na moda", digamos assim. Não sou lá fã de terror, mas gosto de uma tensão e um bom mistério e esse parece ter tensão até não poder mais, então já chamou atenção por isso. A coisa do casamento perfeito e como tudo não é o que parece soa muito bom. E isso das descrições do lugar adoro. É bem legal você poder conhecer um lugar assim, parece descrever muito da casa e arredores pra passar aquela boa sensação de ver o lugar, de estar ali. Um final que não é o que se espera e uma história que prende me parecem ótimos. Leria.
ResponderExcluirOi Cristiane, esse livro teve um final realmente que me surpreendeu, não foi mesmo o que eu esperava.
ExcluirEspero que tenha uma boa experiência o lendo.
Beijos
Oi, Vivian!!
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro do autor S.K. Tremayne, mas adoro um bom livro do gênero thriller psicológico com muito suspense e mistério. Achei interessante o autor colocar descrições bem detalhadas do lugar onde se passa a história pois acho importante sempre termos noção onde se passa o enredo do livro. E parece que o autor vai surpreender muita gente com o final. Já estou curiosa para descobrir tudo que se passa nessa história.
Bjs
Oi Marta, este também foi o meu primeiro contato com o trabalho do autor, e foi bem positivo. Espero que tenha uma boa experiência ao ler este.
ExcluirBeijos.
Olá Vivian!
ResponderExcluirEssa tendência dos thrillers em introduzir pistas para o leitor nos momentos menos propícios é um sacada bastante inteligente dos autores, que aqui é utilizada de forma estratégica por Tremayne. Outro ponto que chama atenção na trama é a aura imponente e sombria da mansão Carnhallow, que somada a todo aspecto histórico que o autor faz questão de abordar, deixa o leitor extremamente curioso para conferir o desfecho da história, o qual aparentemente é surpreendente no bom estilo gore.
Beijos.
olá Alison.
ExcluirSim, Tremayne, entrega um thriller repleto de pistas no decorrer da trama, e tem um final incomum, tudo isso mais o seu estilo de escrita bem descritivo, me fez gostar bastante da trama.
Beijos.
Olá Vivian, gostei bastante da resenha, me parece o tipo de livro que eu gosto, vou adicionar a minha meta de leitura do ano.
ResponderExcluirExcelente arte nas fotos!
Parabéns
Edson
Obrigada Edson.
ExcluirÉ um suspense bem inteligente. Espero que tenha uma ótima experiência de leitura dele.
Beijos
Oi Vivian,
ResponderExcluirAcho que o grande segredo dos thrillers está, justamente, na narrativa, por isso há livros do gênero em que o autor conduz o leitor por páginas mais lentas, mas cheias de mistério para depois dar uma carga de adrenalina com cenas de ação. Para mim é algo que tem funcionado bem quando leio algo do gênero e consigo manter um ritmo de leitura tão bom que é possível ler uma história assim em um dia. Então, claro, que A Criança de Fogo já me chamou atenção, pois apresenta tudo que curto em livros do gênero. Rachel está cega pelo amor recente, algo totalmente normal e real, mas como toda relação a lua de mel não dura para sempre. Quando as coisas estranhas começarem a acontecer é que a trama entra no ritmo frenético de mistério e teorias. Eu gosto de fatos históricos e acho que para essa trama eles são bem importantes, já que a mansão se mostra tão presente no livro. A criança do fogo, com certeza, é um livro que lerei.
Oi Gislaine.
ExcluirEspero que tenha uma excelente experiência de leitura deste livro. Ele tem muitos aspectos que eu aprecio em um Thriller.
Beijos.
Olá! Eu adoro esse tipo de leitura, que te prende de uma maneira, que é impossível largar o livro, antes de descobrir toda a verdade. E claro montar aquelas teorias, que no decorrer da leitura sempre caem por terra (risos). Fiquei bem curiosa em saber quais são essas mentiras e qual será o desfecho da nossa protagonista?! São tantas perguntas que o jeito é ler o mais rápido possível.
ResponderExcluirOi, Elizete.
Excluirsim, foi exatamente isso! Li, fiz as minhas teorias, e me perdi total nesse livro.
Espero que tenha uma excelente experiência de leitura com ele.
Beijos.
Oiii ❤ Tô arrepiada só de ler a sinopse, quanto mistério! Tô muito intrigada com essa história.
ResponderExcluirQuero ver como Rachel vai lidar com a transição de seu suposto "conto de fadas" pra uma história de terror. Receber uma profecia de que vai morrer é no mínimo assustador, tô curiosa pra saber se essa profecia se concretiza. Também quero descobrir como a falecida esposa de David morreu e como Jamie pode prever coisas.
Obrigada pela indicação, espero poder fazer essa leitura em breve ❤
Oii
ExcluirRayane esse livro é ótimo
Tantos segredos a serem descobertos e coisas macabras.
Adorei.
Que possa o ler em breve
Beijos 😉