Caraval - Stephanie Garber

12 de março de 2019

Título: Caraval
Autor: Stephanie Garber
Páginas: 352
Ano: 2017
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance, Fantasia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval , e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta.

Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.

O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

Resenha: Olá!! Vamos conversar sobre um livro de fantasia desta vez?

Primeiramente vou falar da edição primorosa da Novo Conceito (nesse ponto de minhas resenhas vocês devem imaginar que qualquer coisa me encanta pois sempre falo bem das edições físicas... mas não se iludam, sou super exigente neste quesito mas tenho dado muita sorte com os livros que tem chegado em minhas mãos, para minha felicidade); a capa tem detalhes em relevo e brilhos muito bem colocados, já chamando para uma leitura cheia de magia e elementos fantásticos. Os inícios de cada capítulos tem detalhes diferenciados na numeração e na borda da página e as cartas que são transcritas parecem mesmo com cartas manuscritas, são lindas!


Quanto ao enredo da história, me prendeu, me arrebatou; para vocês terem ideia, eu li o livro todo em 3 dias (isso pra mim é um feito, costumo ler um por semana...).

Logo no início somos apresentados às cartas que Scarlett envia ao Mestre Lenda do Caraval, uma espécie de jogo/espetáculo que essa pessoa misteriosa organiza e a participação só é possível através de convite personalizado; caso você não o receba, nem mesmo sabe onde a apresentação ocorrerá. Scarlett passa um tempo sem escrever mas às vésperas de uma casamento ao qual ela se sujeitou apenas para livrar à si mesma e à sua irmã Donatella das garras de um pai dominador, agressivo e poderoso ela resolve escrever uma última carta, desta vez apenas para se despedir de Mestre Lenda mas, para sua surpresa, a esta carta ele responde e envia 3 convites para que ela, a irmã e o noivo participem do suposto jogo.


"Caro Mestre Lenda. Esta é minha última carta. Logo vou me casar. Então, talvez fosse melhor se o senhor e seus atores não viessem para Trisda esse ano. Scarlett Dragna"

 Scarlett não concorda em participar mas Donatella e ela são sequestradas por um jovem marinheiro e levadas à Ilha dos Sonhos para uma aventura sem precedentes.

Ao chegar na ilha ela descobre que sua irmã desapareceu e juntamento com Julian, o marinheiro, parte na procura por ela e se depara com cenários alucinantes e fantásticos que em dados momentos encanta e em outros assusta a personagem e o leitor. No decorrer desta chegada Scarlett é avisada por duas vezes que tudo que acontecer no Caraval é parte do jogo e é advertida para que nunca esqueça essa informação.

 No decorrer do livro a autora nos mostra flashes do passado de Scarlett e Donatella, cita o sumiço de sua mãe (temos uma suspeita de assassinato, talvez?) e apresenta uma avó que conta histórias de Caraval e percebemos que provavelmente a ligação das irmãs com Lenda e Caraval seja mais profunda do que aparenta.

 
O jogo dura algumas noites e é uma espécie de caça ao tesouro onde as pistas são entregues ao se cumprir uma tarefa e o prêmio final desta edição é a realização de um desejo... mas a primeira pista que Scarlett encontra a intriga:

"Com Lenda esta garota pela última vez foi vista. Se você encontrar a moça, a Lenda há de chegar."

Portanto, o tesouro a ser caçado é ninguém menos do que Donatella. A partir deste momento, que os jogos comecem para Scarlett... e que a leitura te arrebate como me arrebatou!!!!

Ah!!! Vale observar que o final nos deixa sedentos por uma continuação, a autora foi perfeita nessa ligação.

(Esta resenha tem poucas citações para não correr risco de muito spoiler, hehehehehe)


3 comentários

  1. Olá! Parece ser uma história incrível, adoro fantasia, deixar a realidade para trás e embarcar em uma viagem para um lugar onde a magia está presente é maravilhoso, além disso, sempre somos cercadas de muitas aventuras e mistérios (match perfeito), fiquei empolgadíssima com a história, mas esse final já me deixou receosa, capaz de sofrer mini-infartos (#dramática). A capa está linda e edição maravilhosa, não tem como resistir.

    ResponderExcluir
  2. Fabiola!
    Confesso que achei que o livro não seria lá essas coisas, que estaria mais envolvido com a mágica em si, de mágicos (embora também goste) mesmo e que grata surpresa ver que não é o que parece, que tem muitas reviravoltas e que participamos como leitores para ir desvendando toda trama da protagonista e vivenciando suas próprias experiências.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros de fantasia/distopia. Pelo o que você descreveu só posso imaginar que Caraval seja realmenta arrebatador.
    Fiquei super curiosa em saber como funciona esse jogo. E afinal de contas, o noivo participou ou não do jogo?
    Quero muito poder ler.

    ResponderExcluir