Memória Falsa - Trilogia Falsa, 1 - Dan Krokos

15 de fevereiro de 2019

Título: Memória Falsa - Trilogia Falsa, 1
Autor:  Dan Krokos
Páginas: 320
Ano: 2015
Editora: V&R Editoras
Gênero: Ficção Científica
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse:
Miranda acorda sozinha em um banco do parque, sem memória. Em pânico, ela libera uma energia misteriosa que incita puro terror em todos ao seu redor. Exceto Peter, um menino que não está de todo surpreso com a capacidade chocante de Miranda. Deixada sem escolha a não ser confiar neste estranho, Miranda descobre que ela foi treinada para ser uma arma e fazer uma parte de uma força de elite de adolescentes geneticamente alterados que possuem habilidades de combate impecável e poderes fortes o suficiente para destruir uma cidade. Mas ajustar à sua antiga vida não é fácil, especialmente com Noah, o namorado que ela não consegue lembrar que ama. Quando Miranda descobre uma verdade sombria sua equipe precisa fugir. De repente, seu passado não parece importar quando não se pode ter certeza de um futuro...
Resenha:

Miranda North acordou em uma praça sem ter a menor ideia de quem é.

Lembra seu nome e sua idade e apenas isso. Saiu caminhando meio que sem rumo, até que se viu em um Shopping.  Lá ela resolveu pedir ajuda a um segurança, achando que o cara vai ajudá-la. Pois acontece que o distinto não acredita nela, acha que é uma brincadeira de adolescente (acontece que ela só tem 17 anos). Ao tentar convencê-lo de que realmente perdeu a memória, começa a se irritar, ela vai ficando brava por conta do pouco caso do cara, até que de repente, ele muda, fica esquisito e um odor de rosas paira no ar. Ao mesmo tempo, pessoas que estão por perto, também mudam de comportamento, parecem apavoradas, algumas começam a se jogar sacada abaixo, se suicidando e Miranda não entende o que causa esse pavor nas pessoas.
"Finalmente me dei conta da insanidade da situação. Não da loucura de antes, mas a de estar sentada ali naquele momento com 'Peter', enquanto ele falava de perda de memória e energia psíquica. A semente de alguma coisa horrível brotava em meu estômago. A verdade estava próxima e eu não sabia se estava pronta." 
Em meio à toda essa confusão, Miranda vê um garoto sentado no meio de uma lanchonete como se nada tivesse acontecendo. Ela chama a garota que sem saber o que fazer ou em que pensar, vai até ele.

Seu nome é Peter e ela percebe, mesmo que com certa relutância, que eles se conhecem, então concorda em ir para "casa" com ele. Lá chegando, acaba descobrindo muito mais do que esperava.
Ela recebe explicações nada convincentes de como e porquê ficou sem memória, além de conhecer, novamente, seus companheiros de treinamento. Eles treinam juntos desde crianças - ou é a informação que ela recebe - além disso têm uma capacidade meio estranha de, com a força do pensamento, causar um pânico tal nas pessoas que as faz se suicidar, ao fazer isso, exalam um cheiro de rosas, bem como ela havia sentido lá no shopping, isso já a faz parar para acreditar na história sinistra acerca da vida dela.

Ah eles são chamados de Os Rosas...
“- Você é parte de um experimento. Para obter paz por meio do caos. Você é a esperança de um futuro melhor.
- Isso soa clichê, doutor.
Ele assentiu com a cabeça.
- E muito. Mas esse é um dos sacrifícios que fazemos.”
Miranda acaba descobrindo que Noah, que é seu namorado e Olivia, fugiram juntos lá do complexo onde vivem e nesta fuga, seu namorado parou de dar à ela uma injeção que todos eles precisam tomar para não perder a memória.

A partir disso a missão dos outros amigos é encontrar Noah e Olivia e descobrir porque fugiram e o que pretendem fazer com sua liberdade, afinal de contas, esses garotos são armas super poderosas, que podem ser usadas, sabe-se lá como, por que ou por quem né!
“Eu podia ficar ali e continuar sem respostas, ou podia me arriscar com o garoto maluco sem medo. Eu não tinha muita escolha.” 
Ao descobrir porque os amigos fugiram, Miranda e Peter se juntam à eles, em busca de Rhys, que a princípio é como eles, e é classificado como um rebelde, fazendo com que os "chefes" cacem o garoto, resolvidos a recuperá-lo, sabe-se lá para que.

Uma descoberta e uma tragédia vai mudar a vida deles para sempre, e agora, tudo que eu quero é ler os outros volumes rapidinho porque está prometendo viu...

No começo, a leitura me confundiu um pouco, porque junto com o presente, temos uns flashes do passado deles, mas à medida que a leitura evolui, percebemos o motivo e entendemos perfeitamente bem porque precisamos ir conhecendo o passado conforme o livro avança. É uma leitura muito boa, que flui muito bem, e que eu recomendo com certeza!
“Só uma pessoa cínica pensaria que tudo isso foi por dinheiro.”

4 comentários

  1. Gostei bastante, apesar de não estar muito acostumada com o gênero. A história me trouxe um pouco a lembrança de maze runner, fiquei curiosa com o desenrolar se Miranda vai conseguir recuperar a memória e porque o namorado fugiu. A premissa é muito intrigante e prende o leitor.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Confesso que não conhecia o livro e para ser bem sincera, nesse primeiro momento, a história não me empolgou tanto assim, acho que vou esperar resenha dos próximos livros para ver se o bichinho da curiosidade me morde (risos).

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise
    Ainda não conhecia o livro, a capa é linda.
    Gostei da premissa e fiquei bem curiosa com esse experimento, saber porque namorado de Miranda fugiu e deixou a garota sem as injeções perdendo sua memória. Cheiro de rosas e as pessoas começam a se suicidar aí tem um certo mistério.
    Quero muito resenha dos outros livros, beijos!

    ResponderExcluir
  4. De primeira parece um livro complicado, mas sendo fácil de entender se torna algo interessante. Achei a história diferente daquelas que estamos acostumadas, a capa ficou legal e para mim é valido para a leitura.

    ResponderExcluir