Quotes: Fernão Capelo Gaivota - Richard Bach

15 de fevereiro de 2019

Olá, bom dia!!!!

Falando com uma amiga sobre livros preferidos da vida, lembrei de uma leitura que fiz a muitos anos atrás e que, na época, não alcancei o verdadeiro significado desta obra... em 2017 eu o reli em um projeto de Livro Viajante e fiquei apaixonada pela profundidade das palavras ali expostas.

Tanto que marquei vários quotes dele e hoje vim aqui para compartilhar isso com vocês, espero que gostem!!!!!!



"Para essa gaivota, porém, o que importava não era a comida, mas o vôo."

"Desejou, debilmente, que seu peso pudesse ser exatamente o necessário para puxá-lo devagar para o fundo e acabar com aquilo tudo."


"Deste momento em diante, jurou, seria uma gaivota normal. E essa decisão deixaria todos mais felizes (...) Mas, não, pensou, estou farto de ser o que sou, estou farto de tudo que aprendi. (...) Não haveria mais laços, a partir deste momento, com a força que o impulsionara a aprender; não haveria mais desafios e nenhum outro fracasso."

"Aprendeu a voar e não se arrependeu pelo preço pago. Fernão Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a raiva são as razões pelas quais é tão curta a vida das gaivotas, e, com essas limitações longe de seus pensamentos, viveu, na verdade, uma longa vida."

"... porque você aprendeu. Um estudo terminou e chegou a hora de começar outro. Como havia luzido para ele durante toda a vida, a compreensão iluminou-o naquele momento. Tinham razão. Ele podia voar mais alto e era hora de voltar para casa."

"Você tem ideia de quantas vidas tivemos de viver antes de nos ocorrer a primeira ideia de que há mais na vida do que comer, brigar, ou ter poder no Bando. Mil vidas, Fernão, dez mil! E, depois, mais cem vidas até que começamos a aprender que há algo como perfeição, e mais outros cem anos antes de nos ocorrer a ideia de que nossa finalidade em viver é encontrar e ostentar essa perfeição. A mesma regra se aplica agora a nós, claro: escolhemos nosso próximo mundo por meio do que aprendemos neste aqui. Nada aprenda e o próximo mundo será como este, com todas as mesmas limitações e pesos de chumbo para superar (...) Você, no entanto, Fernão, aprendeu tanto em uma única vez que não teve que passar por mil vidas para chegar a esta."


"O céu não é um lugar e também não é um tempo. O céu é um ser perfeito."

"Todo número é um limite, e a perfeição não tem limites. A velocidade perfeita, meu filho, é estar lá."

"As gaivotas que desprezam a perfeição e se concentram na viagem não vão a lugar algum, devagar. As que esquecem a viagem e se concentram na perfeição vão a qualquer lugar, instantaneamente."

"O macete era saber que sua verdadeira natureza viva, tão perfeita como um número não escrito, em toda a parte e ao mesmo tempo no espaço e no tempo."

"Se nossa amizade depender de coisas como espaço e tempo, então, quando dominarmos os dois, teremos destruído nossa fraternidade! Mas supere o espaço e tudo que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo que nos sobra é o Agora. E entre o Aqui e o Agora, você não acha que a gente pode se ver de vez em quando?"


"Temos liberdade para ir aonde quisermos e ser o que somos."

"Você tem liberdade de ser você mesmo, seu verdadeiro ser, aqui e agora, e nada pode detê-lo. Esta é a Lei da Grande Gaivota, a Lei que É."

"A única verdadeira lei é a que leva à liberdade."

"... apego ao formalismo e às superstições daqueles que preferiam ir atrás de desculpas para o fracasso em vez de trabalhar árduo para atingir a excelência."

"Milhões de cascalhos não poderiam fazer de mim um santo, se eu não merecesse."

"Ela tinha noção daquilo que eu me recusava a aceitar: que os poderes dos governantes e dos nossos rituais aos poucos, lentamente, iriam matar nossa liberdade de viver da forma como queremos."





4 comentários

  1. Adorei, parece ser um livro muito bonito e cheio de ensinamentos. Uma leitura leve mas ao mesmo tempo impactante. Amei todos os quotes

    ResponderExcluir
  2. Olá! Muito bom conhecer novas leituras, por meio de quotes tão tocantes que nos instigam a correr atrás do livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fabíola
    Não conheço o livro, mas pelos quotes parece ser uma leitura muito valiosa e cheia de ensinamentos.
    Vou ver se encontro esse livro, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sempre ouvi falar muito sobre esse autor, mas até então não tive a curiosidade em ler algum livro dele. Mas curti esse quotes, frases de impacto e valor para nòs.

    ResponderExcluir