A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro - Amanda Lovelace

9 de fevereiro de 2019



Título: A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro
Autor: Amanda Lovelace
Páginas: 208
Ano: 2017
Editora: Leya
Gênero: Poesia Norte-Americana. Autorrealização (Psicologia em Mulheres) - Poesia. Mulheres Poesia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Amor e empoderamento em versos que levam os contos de fada à realidade feminina do século XXI.A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace, é comparado ao fenômeno editorial outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur, com o qual compartilha a linguagem direta, em forma de poesia, e a temática contemporânea. É um livro sobre resiliência e, sobretudo, sobre a possibilidade de escrevermos nossos próprios finais felizes. Não à toa A princesa salva a si mesma neste livro ganhou o prêmio Goodreads Choice Award, de melhor leitura do ano, escolha do público.Esta é uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. Dividido em quatro partes ("A princesa", "A donzela", "A rainha" e "Você"), o livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência. Amanda, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos e cotidianos que acolhe o leitor a cada verso, tornando-o cúmplice e participante do que está sendo dito.


"chegou um tempo em que a poesia me mostrou como sangrar sem a necessidade de sangue.
- meu amor mais leal." pág.44
Resenha: Minha fascinação por poesia, poema, prosa e afins é longa e não poderia ser diferente quando conheci esse livro e um pouco da história da escritora, pois o livro é, de certa maneira, uma biografia da escritora. O que é bem diferente e incomum em um livro de poesia, entretanto o livro não é de poesia, pelo menos para o que nós brasileiros consideramos como poesia. É, na verdade uma prosa, ou seja, uma história em forma de poema, na maior parte pequenos e às vezes médios, nada mais do que duas páginas.
"ah, a vida... a coisa que acontece conosco enquanto estamos distraídos em algum outro lugar soprando dentes-de-leão & desejando estar nas páginas do nosso conto de fadas favorito." pág. 13
  Não há nenhuma necessidade de entender de poemas, prosa para ler esse livro. LEIA, por ser uma pessoa que gosta de ler, que deseja gostar, leia para entender que cada um tem sua história, suas vitórias, suas dores, suas tristezas, suas superações e que o amor de quem nós ama, nos faz nos amarmos também.
"quando eu não tinha amigos entrava nos meus livros amados & esculpia alguns com times new roman corpo 12.
- E isso era quase bom o bastante." pág. 17
O livro vale muito a pena ser lido. Foi inspirador ler o que essa jovem passou e vê-la superar tudo que lhe aconteceu. Se fez forte, firme e decidida.
"destruída & se eu pudesse voltar atrás no tempo & dar a mim mesma a infância dela de volta, eu daria."- qual o objetivo?" pág. 10
Portanto, a meu ver, essa obra é muito bem escrita, de uma forma clara, objetiva, simples, forte, verdadeira e conquistadora. Espero pode repassar um pouco da essência que esse livro nos traz, assim que terminamos de lê-lo.


5 comentários

  1. Oi Raquel,
    Confesso que, ao contrário de você, eu não sou de ler muito poesia/poema, entre outros nesse estilo, mas, com a literatura abrindo portas para muitos lados, ando vendo livros como esse que me despertam interesse. Esse no caso, é um deles, com um tema bem atual, e mais, um tema que precisa ser falado, discutido, chama atenção desde o título, a capa, tudo...
    Gostei das frases escolhidas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto muito poemas/poesias, mas morro de vontade de ler esses livros, adoro os títulos e todo mundo fala tão bem.

    ResponderExcluir
  4. Só esse titulo já nos deixa com vontade de ler. Eu amei demais a proposta da autora, a forma como ela abordou esses assuntos tão importantes foi magnifica, e juntando isso a poesia ficou ainda mais belo. Uma leitura forte e que nos inspira. Com certeza vai pra lista dos favoritos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu particularmente amo esse tipo de leitura, de ir intercalando algumas páginas com outras leituras, tenho esse livro, paguei super baratinho, mas ainda não tive a oportunidade de ler (#vergonha), depois dessa resenha vou priorizar sua leitura.

    ResponderExcluir