Contos Clássicos de Terror - Vários Autores

13 de janeiro de 2019

Título: Contos Clássicos de Terror
Autor: Bram Stroker, Edgar Allan Poe, Machado de Assis, Stephen King e outros.
Páginas: 408
Ano: 2018
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Contos, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse:
O melhor das histórias de medo, uma seleção de tirar o fôlego e perder o sono. Neste livro, Stephen King, Shirley Jackson, Machado de Assis e outros dividem as páginas para mostrar toda a potência das histórias assustadoras.

Transitando entre o gótico, o horror e o terror ― mas sem se afiliar a nenhuma dessas categorias com exclusividade ―, os dezenove contos deste livro reúnem o melhor das histórias de medo. De Machado de Assis e João do Rio a Lygia Fagundes Telles; de Edgar Allan Poe e Robert Louis Stevenson a Stephen King, grandes nomes da literatura mostram ao leitor toda a potência do gênero. Com seleção e introdução de Julio Jeha, esta antologia traz uma história de H. P. Lovecraft inédita no Brasil, além de uma nova tradução do conto “A loteria”, de Shirley Jackson. Em Contos clássicos de terror, o mal absoluto, o sofrimento de ocasião e até a maldade disfarçada de bem revelam personagens complexos e narrativas impressionantes.

Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha: 
" (...) a literatura do medo é, sobretudo, múltipla e não se deixa capturar em um só desenho."

Numa edição lindíssima, capa dura, com diagramação  perfeita, temos reunidos aqui dezenove contos clássicos de terror. Dentre eles, autores consagrados do horror como Edgar Allan Poe, H.P Lovecraft, Shirley Jackson e outros.
Para não estragar a experiência de ler esses contos maravilhosos, irei falar de apenas três deles  de autores quais gosto muito.

Morte na Sala de aula (Walt Whitman)

Numa cidadezinha do campo, numa época em que se açoitavam os alunos,temos como protagonistas o professor Lugare e o aluno Tim Barker. Devido a uma denúncia de roubo de frutas, o professor o chama para o lugar o qual chamavam de altar de sacrifícios, frente a todos na classe.
O aluno de aparência macilenta, quando questionado nega veemente ter praticado qualquer ato de roubo, e o mestre não acredita. Pede que o aluno volte ao seu lugar e que após 1 hora iria interroga-lo novamente.
Nervoso, não porque tenha roubado mas porque talvez o seu segredo finalmente venha a tona algo que não iria envergonhar só a ele, mas à sua mãe também, Tim começa a imaginar como irá sair dessa.

"Afoito nas  decisões e de uma severidade inflexível,ele era o terror daquele pequeno mundo, que governava como um déspota."

Um conto aparentemente calmo, porém o final é bem surpreendente.


Vovó ( Stephen King)

"Pensando em olhos que se moviam no escuro e no rangido de tabuas do assoalho, como se alguma coisa cruzasse o aposento,através das listras de sombras que vinham da luz lá de fora. Sim."

George é deixado sozinho com sua avó, enquanto sua mãe vai buscar seu irmão mais velho se acidentara praticando esporte. Acontece que sua avó, uma inválida , cega de 80 e poucos anos, não é alguém com quem ele , uma criança de 10 (?) consiga lidar.

É a primeira vez que ele fica a sós com ela e rezava para tudo que é mais sagrado que sua mãe volte logo, mas fica escuro e começa a dar um vento muito forte que deixa as linhas telefônicas sem sinal...para piorar, ele ouve um gorgolejar estranho vindo do quarto de sua avó...e agora? Ele deve ira lá ou apenas fingir que nada aconteceu, ou melhor, ouviu? 

Não preciso dizer que  esse é um dos meus contos favoritos, afinal trata-se de Stephen King um dos meus autores favoritos.




A mão do Macaco ( W.W Jacobs)

Esse é um conto muito famoso. Trata-se de uma mão de macaco, que um amigo que chega de viagem da Índia, mostra a um amigo e família. Fala que ela poderes e consegue realizar três desejos a quem possui-la mas que o preço que se paga pelos desejos, não vale a pena.
Ele tenta jogar na lareira, mas o filho de seu amigo, um jovem adulto,salva tal relíquia poderosa para que seu pai faça um desejo.
Apos o amigo ir embora, o pai de família instigado pelo filho, faz um desejo...e as consequências não serão nada boas.

"(...) queria mostrar  que o destino rege a vida das pessoas e que aqueles que interferem nele correm o risco de se arrepender amargamente."

Esse também é um dos meus contos favoritos. Conheci quando criança e sempre me fascinou. Se alguém já assistiu ao filme de terror, "Mestre dos desejos" , sabe do que estou falando.





Ainda temos outros 16 contos, tão bons quanto esses que quais comentei. Mostram desde o sobrenatural até o mal que possui completamente o coração de algumas pessoas.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima.

3 comentários

  1. Olá! Confesso que esse é o único gênero de eu fujo, definitivamente não é para mim, até tentei, mas me vejo mais de olhos fechados do que lendo (risos). Mas tenho que admitir que deva ser um livro maravilhoso, afinal só tem autor bom, quem sabe, uma leitura com as luzes acesas não me anime (rindo, mas de nervoso).

    ResponderExcluir
  2. Olá! Primeiramente: que edição linda! Capa dura é muito meu amor hahaha fiquei aqui com a mão tremendo já querendo comprar o livro após ver tantos autores consagrados reunidos! Tenho certeza que, como você disse, os contos devem ser incríveis!
    Fiquei particurlamente interessada nesse chamado a mão do macaco, do W. W. Jacobs!Parece ser muito bom

    ResponderExcluir
  3. Olá Karla,
    Eu leio poucos livros de terror, na verdade, o King é quem domina minha lista dos gêneros. Por exemplo, nunca, nunquinha, tive muitaa vontade de ler Poe! Apesar disso, gostei desse livro, os contos me parecem bem trabalhados, e de leitura bem fácil, me deixou bem curiosa do "A mão do macaco", bem construído, aparentemente.
    Bem, quem não gosta de uma edição dessas? rs.
    Beijos

    ResponderExcluir