David Copperfield - Charles Dickens

12 de outubro de 2018


Título: David Copperfield
Autor: Charles Dickens
Páginas: 1160
Ano: 2018
Editora: Penguin Companhia
Gênero: Ficção Inglesa, Ficção, Romance, Suspense
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Companhia das Letras, Amazon, Saraiva
Nota:   
Sinopse: Publicado originalmente na forma de folhetim entre 1849 e 1850, David Copperfield é o romance mais autobiográfico de Charles Dickens. Mas não só: nas palavras do grande escritor, que inspirou outros gigantes da literatura ocidental como Tolstói, Kafka, Woolf, Nabokov e Cortázar, este é seu “filho predileto”.
Nele, acompanhamos a jornada do herói, nascido na Inglaterra dos anos 1820: órfão de pai desde o nascimento, David Copperfield pertence à imensa massa de desfavorecidos que a literatura do século XIX, pela primeira vez, presenteou com o protagonismo.
Parte fundamental da tradição do grande romance realista, este livro oferece não apenas um retrato acurado de seu tempo como também um contundente relato sobre a vocação literária.


"Ele tinha aquele tipo de olho escuro e raso, eu queria uma palavra melhor para expressar um olho que não tme profundidade para se olhar, o qual, quando está distraído, parece, por alguma peculiaridade de luz, se desfigurar por um momento, num relance." p.41 e 42
Resenha: Meu primeiro livro concluído do Dickens! Finalmente!! Tentei ler dois livros dele em edições antigas e eu achei uma linguagem muito chata, para quem quer saber como progride a história sem milhões de palavras antigas e nem mais usadas, entretanto, esse David Copperfield é um arraso de história!

Segundo o autor esse é seu filho predileto, sua obra prima e traz muito da vida que o autor viveu, pois ele quando criança teve que largar os estudos e ir trabalhar para se sustentar e afins.

Conhecemos o narrador e os personagens... nos é narrado tudo desde antes de seu nascimento, até ele tornar-se um adulto de fibra e de caráter. Entretanto não só conhecemos tudo de sua vivência, mas também dos outros personagens ao seu redor. Todos vão crescendo e evoluindo a sua maneira.

"...tinha pensado como as coisas que nunca acontecem muitas vezes são tão reais para nós, em seus efeitos, quanto as que se realizam. ”

Ainda não tinha lido um livro que contasse com tantos detalhes sem deixar a história chata, ou que estivesse faltando algo na história. Não! Esse livro é muito completo e merece todos os elogios possíveis. Cada novo capítulo conhecemos mais do David e vemos todos seus medos, aflições e afins e como ele evolui bem com tudo de ruim que acontece consigo e a sua volta.

O autor fez um trabalho primoroso de volta no passado e sua chegada até o presente onde vemos David adulto e como ele chegou até ali, mas engana-se quem pensa que a história não é contada por olhos de criança, é sim!  Por isso é um livro tão fascinante. De fato, parece uma criança contando a história no início, um adolescente no meio, com seus amores e descobertas da vida e como adulto, depois.

Portanto, não poderia ter começado e concluído um livro tão fascinante e que nos traz reflexões e algumas lições da vida. Essa obra merece ser lida por todos. Jovens e adultos. Vale muito a pena. É uma leitura que agrega a vida.

3 comentários

  1. Oi, Raquel,

    Vejo que esse é um livro completo. Que faz dele algo super relevante em diversos sentidos.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu gosto quando o livro mistura um pouco da fantasia com a realidade. E sem dúvida deve ser incrível acompanhar essa história. Também não tive contato (ainda) com a escrita do autor e adorei a dica.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu não conhecia o livro e nem o autor, mas traz uma historia interessante..Espero ter a oportunidade de conhecer a escrita.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir