Águas Turvas - Helder Caldeira

4 de agosto de 2018


Imagem relacionada
Título: Águas Turvas
Autor: Helder Caldeira
Páginas: 272
Ano: 2014
Editora: Quatro Cantos
Gênero: Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva | Amazon
Nota:   
Sinopse: O jovem médico brasileiro Gabriel Campos decide fazer especialização em Worcester, Massachusetts, depois da morte dos pais. Justin Thompson, herdeiro de uma abastada família republicana de Holden, no mesmo estado, dirige uma rede de revendedoras de automóveis em plena crise econômica de 2009. A trajetória desses dois homens é permeada por um turbilhão ininterrupto de acontecimentos, que prendem irreversivelmente o leitor até o último parágrafo e constroem uma emocionante história de amor.

Resenha: O que falar sobre esse "romance gay" nacional, isso mesmo: NACIONAL! Tem ficado cada vez mais popular livros com temática LGBT no exterior, mas as obras aqui do Brasil mesmo também merecem reconhecimento!

O livro pela sinopse deixa subentendido que é, como dito no início, de fato um romance. E há sim uma história de amor de se encantar, mas também há uma teia de segredos e mistérios a ser desvendados. 

"O inverno chega e com ele vem o recolhimentos e a sensação de solidão. O frio intenso é solitário. Sentir frio é sentir-se só. "

A trama gira em torno da família Thompsons, onde conhecemos Cathy e Edward que criaram com muito amor seus filhos Ethan, Justin e Nicole; sendo Ethan já casado com Helen. Além deles há ainda Mildred, irmã de Edward, e seu marido John. Uma família grande e, aparentemente, perfeita. No entanto cada um deles esconde um segredo e assim a imagem exemplar da família vai sendo desfeita.

No romance encontramos a história de Justin, um dos filhos da família Thompson, e Gabriel Campos, que depois de ter vivido grandes traumas resolve deixar o passado pra trás e se mudar para Massachusetts (EUA). Entre idas e vindas eles se apaixonam, mas também são afetados pelos mistérios que os rodeiam.

"A firmeza do verão, as dúvidas outonais e a solidão do inverno dão lugar a todas as possibilidades de uma primavera."

A única crítica que tenho é em relação ao início, no qual o autor apenas joga alguns grandes acontecimentos que (ao meu ver) são desnecessários uma vez que não serão resolvidos ou afetará futuramente no enredo.

No mais a leitura é envolvente, fluída e gostosa! O leitor fica cada vez mais curioso pra uma nova descoberta e sempre na torcida por Justin e Gabriel. Além disso, autor faz muito o uso de metáforas, despertando a delicadeza e a sensibilidade por cima dos dramas que vão surgindo com o passar das páginas.

"Decidir é um processo, um percurso, um ciclo. E nunca terá fim em si mesmo."

A capa é simplesmente incrível, amo quando a arte completa um pouco o enredo criado pelo autor.


Venha se apaixonar por esta história! Descubra as realistas verdades e traições... mas também veja como o destino tem tudo planejado.

"O amor entre uma mãe e um filho é sublime pela imperiosa força da natureza que os une do início ao fim. Mas o amor entre duas pessoas que se escolhem e decidem se unir pelo resto de suas vidas é soberano, é uma necessidade, é uma condição vital".

Nenhum texto alternativo automático disponível.

5 comentários

  1. Oi, Andy,

    É sempre válido quando o autor entrega uma história bem construída. Nesse caso, os segredos familiares complementam sumariamente um enredo que já tem um elemento primordial e importante.

    Então, com certeza é um livro que tem muito a oferecer ao leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um livro que, pessoalmente, me acrescentou bastante! Uma temática que amo e de extrema importância... Simplesmente maravilhoso!

      Excluir
  2. Olá! Não conhecia o livro, mas gostei da proposta, realmente não há muitos livros com romances LGBT, ainda mais nacional, o que torna a leitura ainda mais interessante. Além de um grande romance, a história traz também segredos, mistérios hum... despertou meu interesse.

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante de livros com temática LGBT e esse parece tão completo e bem desenvolvido.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu gosto muito de livros que trás um romance desse gênero, e realmente tem que começa a ser valorizado aqui no brasil..Esse tem uma historia interessante e bem envolvente, me deixou bem curiosa..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir