O Resgate no Mar - Outlander 3 - Diana Gabaldon

21 de julho de 2018

Título: O Resgate no Mar - Outlander 3
Autor: Diana Gabaldon
Páginas: 992
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Gênero: Fantasia, Ficção científica, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: O terceiro volume da série Outlander, que se tornou um fenômeno mundial e foi transformada na bem-sucedida série de TV.

A pedido dos fãs, agora a série Outlander será publicada em volumes únicos.

Há vinte anos Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor de sua vida – Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que retornou à sua própria época, ela sempre pensou que ele tinha sido morto na Batalha de Culloden.
Agora, em 1968, Claire descobre, com a ajuda de Roger Wakefield, evidências de que seu amado pode estar vivo. A lembrança do guerreiro escocês não a abandona… seu corpo e sua alma clamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois.
Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, o rapaz precisa retomar sua vida.
As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nesta viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?

Resenha: 



"Alguém tem que encontrá-lo e contar-lhe. Conte-lhe que eu nasci."

Cá estou eu para falar do terceiro livro da série Outlander. Confesso que enrolei para ler esse livro porque eu não havia gostado tanto do segundo, aliás você encontra tudo o que já foi falado sobre a série no blog aqui. E, cuidado pois por ser o terceiro livro da série, poderá haver spoilers.

"—E se... — disse, e um nó na garganta me fez parar outra vez.
— E se o tempo corre em paralelo, como achamos que acontece... — Roger parou, também, olhando para mim. Em seguida, seus olhos voltaram-se para Brianna.
Ela ficara terrivelmente pálida, mas tanto os lábios quanto os olhos permaneciam firmes, e seus dedos estavam quentes quanto tocou minha mão.
— Então você pode voltar, mamãe — disse ela baixinho. — Você pode encontrá-lo."

Mas bom, voltando à série. Claire havia voltado para seu tempo, a pedido de Jaime, quase a força, já que estava grávida e no meio de uma guerra. Vinte anos se passaram e Claire viveu com seu marido, ainda que apenas um casamento de conveniências e apenas para que Brianna crescesse numa família.

Ao ficar viúva, ela decide que precisa saber o que de fato aconteceu com Jaime. Tudo o que ela sabia era que ele pretendia ir para Culloden encontrar seu destino: a morte.

Resolveu então que Brianna tem o direito de conhecer seu verdadeiro pai, ainda que apenas através de sua história e numa empreitada para a Escócia, se juntam a Roger e começam as pesquisas sobre o amor da vida de Claire.

Descoberto então que Jaime não havia morrido em Culloden, Claire toma a difícil decisão de deixar sua filha em 1968 e voltar para o século XVIII, em busca do seu grande amor.

"— Santo Deus, você é real!
— E você também. — Levantei o queixo para fitá-lo. — A-achei que estava morto. — Eu planejara falar descontraidamente, mas minha voz me traiu. As lágrimas rolaram pelo meu rosto, para logo molhar o tecido rústico de sua camisa quando ele me puxou com força para ele.
Eu tremia tanto que algum tempo se passou até eu perceber que ele tremia também, e pela mesma razão. Não sei quanto tempo ficamos ali sentados no chão, chorando nos braços um do outro com a saudade de vinte anos derramando-se pelos nossos rostos."

Lá no século de Jaime, também se passaram vinte anos e muita coisa mudou. Jaime mudou. Sofreu muito, ficou preso por muito tempo, foi condenado por traição, fugiu, permaneceu por muito escondido...enfim, coisas demais para que Claire encontrasse o mesmo rapaz de 24 anos que deixara para trás. Eles se reencontram relativamente no começo do livro e apesar de tudo o que ambos passaram, de tudo o que ambos mudaram, uma coisa não mudou e espero, jamais mudará, o amor que eles têm um pelo outro. Apesar da tristeza por ter deixado sua filha para trás, Claire está segura de que ela está bem, cuidada por Roger que, ao que parece, está apaixonado pela garota.

Chegando de volta ao passado e vendo tantas coisas diferentes, Claire descobre que os perigos que existem naquele lugar, naquela época, ainda os rondam e em nome desses perigos, Ian, o sobrinho de Jaime é sequestrado, fazendo com que o casal empreenda uma busca, de navio, a fim de reencontrar o garoto e levá-lo de volta para casa. Atravessando o Oceano reencontram antigos conhecidos e esse ponto meio que me incomodou. Os caras se conhecem lá Europa, atravessam o Oceano, cá para o outro lado e reencontram, assim, por acaso, antigos conhecidos...tá né! Além de perceber que Jaime, apesar de ser um traidor e fugitivo, possui alguns contatos bem influentes, que nada podem fazer para ajudar a criatura...mas...deixa assim...hehe

"A memória do corpo é diferente da memória da mente. Quando eu pensava, imaginava e me preocupava, sentia-me acanhada e sem jeito, tateando no escuro. Sem a interferência do pensamento consciente, meu corpo o conhecia e respondia imediatamente ao dele, em perfeita sintonia, como se ele tivesse acabado de me tocar e todos esses anos não houvessem transcorrido."

Voltando ao livro e esquecendo a minha rápida revolta...preciso contar que tudo, de ruim, acontece nessa viagem, Jesus...tudo mesmo. Tudo o que tem que dar errado, dá e da maneira mais inusitada possível, mas depois dá tudo certo, depois de muita coisa dar errado!!!!!

Eu não tinha gostado tanto do segundo livro. Achei-o muito político e por consequência, cansativo demais. Porém nesse terceiro livro, as coisas mudaram, o ritmo é mais acelerado, não tem tantas explicações políticas, apesar de as tramas estarem lá. Enfim, é uma leitura extremamente mais agradável e, na minha opinião, melhor do que o anterior. Além de o fato de ser um volume único, o que torna muito mais interessante para a conclusão da leitura!

10 comentários

  1. Oi, Denise,

    Esse reencontro entre o casal protagonista, é o que se destaca. Sendo ele muito esperado pelos leitores. Talvez, dotado de muita intensidade, pois há muitos sentimentos envolvidos.

    Assim como é interessante ficar por dentro de todos os acontecimentos que fizeram parte da vida deles, separados.

    ResponderExcluir
  2. Vou admitir algo. Tentei ver a série na tv umas três vezes e desisti. Mesmo com tantos comentários positivos e elogios, os personagens não conseguiram me prender de forma alguma.
    Por isso, acabei desistindo.
    Daí li recentemente em outro blog que acompanho, a dica para ler os livros e só depois, me jogar na série e é isso que vou tentar fazer.
    Pois não se trata apenas de uma grande história de amor, mas vai bem além disso.
    Espero começar a saga em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá, o que mais gosto dos livros dessa série é o fato de Gabaldon fazer uma grande pesquisa história pare compor sua narrativa, e nesse terceiro volume temos um ritmo que prende o leitor do começo ao fim, sem contar que a ambientação mais uma vez parece ser muito bem reproduzida pela escrita cuidadosa da autora. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Denise! Sem dúvida ser um volume único pesa muito a favor desse livro. Em meio a tantas aventuras é normal que a autora coloque alguns acontecimentos com pouco nexo. É tanto vai e vem entre passado e futuro que fiquei até tonta, mas vela a pena tudo isso para conferir o amor incontestável entre o casal. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise,
    Amo demais essa série ♥ e olha que li apenas os dois primeiros volumes, mas nem preciso dizer que já foi o suficiente para me apaixonar.
    Amei que o romance tem uma construção histórica real, na guerra entre os ingleses e escoceses. Além disso, adorei que essa série trás muitas reflexões de como a mulher era tratada 200 anos atrás. A Claire é uma guerreira nata, e o Jamie só suspiros por esse guerreiro escocês maravilhoso.
    Como ainda não consegui comprar os demais volumes, estou acompanhado a adaptação da série, completamente ansiosa para a estreia da próxima temporada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise!
    Como já e falei em outros posts sobre a série, eu sempre vejo todo mundo flar mas ainda não li livros nem vi a série, não me chama muita atenção, mas quem sabe um dia eu consiga olhar de outra maneira e acabe curtindo né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Ai Denise!
    Um dos meus maiores sonhos é poder ler essa série. Já assisti na Netflix, mas quero ler os livros.
    E ver que esse terceiro tem um pouco mais de agilidade que o anterior, que Clara volta para encontrar seu amado, apesar de tudo dar errado no navio, deve ser ótimo.
    “O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sou até suspeita para falra sobre o livro, pois amo toda a série e fico encantada como a autora consegue nos prender no decorrer de tantas páginas. O reencontro desses dois foi realmente emocionante e deu para sentir os medos e receios, afinal passaram-se 20 anos. Concordo quanto a tudo dar errado (eita azar), mas no final estamos sempre suspirando.

    ResponderExcluir
  9. Oi Denise,
    Estou amando tanto a série de TV, que nem nos livros consigo colocar defeito, rs. Apesar de cansativa, acho legal a parte política da história, acho real sabe, principalmente para a época. Confesso que esperava que nesse Brianna aparecesse mais, mas, também gostei do foco ser novamente no casal Claire e Jaime, porque adoro os dois juntos.
    Menina, e tem alguma coisa nessa história que dá certo? kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Eu somente assisti parte da série de TV, confesso que até gostei da trama e tal. Porém não teria paciência para ler o livro.

    ResponderExcluir