O Dueto Sombrio - Monstros da Violência, 2 - V.E. Schwab

31 de julho de 2018

Título: O Dueto Sombrio - Monstros da Violência, 2
Autor: V.E. Schwab
Páginas: 448
Ano: 2018
Editora: Seguinte
Gênero: Distopia, Ficção, Jovem adulto
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Na sequência final de A Melodia Feroz, Kate Harker precisa voltar para Veracidade e se unir ao sunai August Flynn para enfrentar um ser que se alimenta do caos.

Kate Harker não tem medo do escuro. Ela é uma caçadora de monstros — e muito boa nisso. August Flynn é um monstro que tinha medo de nunca se tornar humano, mas agora sabe que não pode escapar do seu destino. Como um sunai, ele tem uma missão — e vai cumprir seu papel, não importam as consequências.
Quase seis meses depois de Kate e August se conhecerem, a guerra entre monstros e humanos continua — e os monstros estão ganhando. Em Veracidade, August transformou-se no líder que nunca quis ser; em Prosperidade, Kate se tornou uma assassina de monstros implacável. Quando uma nova criatura surge — uma que força suas vítimas a cometer atos violentos —, Kate precisa voltar para sua antiga casa, e lá encontra um cenário pior do que esperava. Agora, ela vai ter de encarar um monstro que acreditava estar morto, um garoto que costumava conhecer muito bem, e o demônio que vive dentro de si mesma.

Resenha do primeiro livro A Melodia Feroz aqui.

Resenha: O primeiro livro chegou ao final deixando assuntos em suspenso. O pai de Kate, que era quem controlava os monstros do lado dele da cidade está morto e no seu lugar, subiu ao poder Sloan. Este era um vampiro nascido das maldades de Callum.

Relembrando, os monstros nascem dos pecados das pessoas, Callum tanto fez que deu vida ao Sloan.
Kate, que até então não tinha matado ninguém, precisou fazê-lo para defender a si e à August, outro monstro, mas não do mal, um Sunai. O tipo mais raro de monstro que se alimenta da alma daqueles que sua melodia toca, os que cometem assassinatos.

Ao matar alguém, Kate deu vida, sem saber, à uma vampira, que procura o caos, ela mata quem pode e como pode, seu nome é Alice (o mesmo nome da mãe da garota).

Isso tudo aconteceu lá no primeiro livro, mas só saberemos da existência de Alice em O Dueto Sombrio.

"Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você."

Depois dos acontecimentos do livro anterior, onde August descobre que seu irmão, Léo o traiu, Kate virou assassina e sua alma agora está manchada para sempre, eles se separam. Kate vai embora para Prosperidade, em busca de uma nova vida sem monstros. Nem imagina que até lá eles já chegaram e agora ela se dedica a caçá-los, até encontrar um novo tipo de monstro, algo nunca ainda visto e até então, indestrutível.

"— Você está errado — disse Kate, virando as costas para ele. — Existe um tipo de mentira que até você pode dizer. Sabe qual é? — Ela encarou o olhar dele nas portas de aço. — O tipo que se conta a si mesmo." 

Com isso, a garota o segue até até sua cidade, Veracidade. Encontra o caos que Sloan e Alice impuseram e descobre que os seis meses que esteve fora foram suficientes para acabar com a cidade e a segurança, ainda que delicada, que existia.

Acaba indo ao encontro de August, só para descobrir que ele também mudou. Do garoto sensível que não queria se tornar um monstro se tornou um homem frio, líder da FTF,que caça e mata os monstros.

"Os humanos sabiam ser verdadeiramente monstruosos, ele pensou, passando por cima do cadáver."

Agora os dois vão ter que superar as mudanças de cada um, resgatar a confiança e a amizade para matar o monstro, tentar acabar com os desmandos de Sloan e dar um fim na malvada Alice.

Não vai ser fácil. A garota é filha do maior inimigo da FTF e não será vista como aliada. Vai contar mesmo só com August. E juntos tentarão colocar um fim aos monstros definitivamente.

"Então aquele era o problema, pensou Kate. O motivo para meias medidas, o impasse, a morte lenta. Como podiam lutar contra Sloan se estavam ocupados demais lutando entre si?"

Ainda não sei dizer se gostei ou não da leitura. Eu havia, inclusive favoritado o anterior, mas eu senti falta de alguns desfechos aqui. Não posso dizer o que exatamente me incomodou por que seria um enorme spoiler, mas fatos faltaram, explicações, na minha opinião, não foram suficientes, sem contar que eu não gostei do final. O destino de dois personagens me deixaram bem decepcionada.

Fica complicado porque eu achei a trama maravilhosa. A imaginação da autora me surpreendeu, a leitura me cativou. Até acabar e eu constatar que faltaram explicações e finais poderiam ser diferentes. Ou seja, amei o livro e odiei as últimas dez páginas, dá pra entender???

Ainda assim, eu recomendo a leitura. Vai que o final não foi satisfatório só para mim né....

11 comentários

  1. Oi Denise!
    Te confesso que estou com o primeiro livro aqui na estante já faz um tempinho, não consegui ler ainda, talvez pelo fato de resenhas e comentários negativos que acompanhei sobre ele, estou um pouco desanimada de ler, mas um dia qro conhecer e tentar ver com outros olhos, vamos ver se consigo... É ruim vc criar expectativas em um livro e se decepcionar depois...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Tenho namorado estes dois livros desde seus lançamentos, mas ainda não pude ler nem o primeiro livro :/
    Monstros criados por nossos pecados, personagens que precisam além de se descobrirem, lutarem.
    E o mais bacana, esta evolução tanto negativa, quanto positiva dos personagens também é algo maravilhoso!
    Ruim foi ler que o desfecho não foi à altura do enredo..rs mas, nem tudo pode ser perfeito né?
    Espero ler ambos os livros em breve.
    Adoro as capas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise,

    Por ser o volume final, esse livro tende a ser muito denso e tenso, visto que o surgimento de uma nova ameaça pode ser crucial para todos. Temos um exemplo claro de que, a união faz a força. E, ambos os personagens são importantes para o desfecho da trama.

    Além disso, vemos que o surgimento de uma nova criatura, também foi muito importante para um momento tão decisivo - que pode afetar à todos. Afinal, a violência estava mais à solta do que nunca.

    Quero muitíssimo ler essa duologia, por apresentar características da nossa realidade existente, em forma de elementos ficcionais. O que torna tudo fantástico.

    ResponderExcluir
  4. Poxa que pena que não gostou do final, eu estou lendo esse livro atualmente e até agora estou gostando. Espero que o final não me decepcione.

    Blog Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Olá, essa sequência da duologia foi bastante criticada na blogsfera, foi a autora impressionou tanto no primeiro volume que as expectativas estavam altas para a conclusão da história, a qual infelizmente decepciona por não entregar explicações plausíveis um final satisfatório. Seria interessante uma nota de Schwab para esclarecer alguns tópicos que deixaram a desejar aqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise,
    Ainda não tive oportunidade de ler a duologia, mas vi vários comentários positivos e confesso que gostei desse enredo sombrio apresentado, onde a humanidade precisa lutar para sobreviver e vive com medo. Não esperava que fosse rolar um romance, e claro que isso me empolga, é uma pena o final ter deixado a desejar um pouco, nem sempre o que é ideal nos encanta né? Rsrs. Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Primeira vez que leio a respeito dessa duologia, e me parece uma boa proposta. Apesar de eu não ter lido nenhum me deixa curiosa.
    Que pena que o final deixou a desejar, é realmente frustante quando as coisas ficam sem explicações.

    ResponderExcluir
  8. Olá Denise! Te entendo totalmente. Às vezes nossa expectativa é tanta que esperamos algo muito grandioso ou coerente nos desfechos das histórias e o autor não faz do jeito que pensávamos e nos sentimos frustrados com a leitura. Eu não conhecia essa história e achei muito rico o universo que a autora criou, cheio de seres mitológicos e muita ação. Se tiver a oportunidade vou conferir essa série. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Denise!
    Não li o primeiro, nem esse, mas vejo sempre bons comentários e pelo visto, você gostou também, menos do final.
    E ainda teve o fato da repetição.
    Quando o enredo é inteligente e a escrita fluida, facilita muito a leitura, mesmo que a tenha decepcionado...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Olá Denise,
    Confesso que não li toda a resenha, pois peguei um spoiler no começo e parei de ler para não me arriscar mais. Estou com A Melodia Feroz na estante há meses, mas continuo adiando a leitura, pois ainda não tenho o segundo livro e prefiro ler o dois em sequência.
    Estou empolgada para ler essa duologia, pois a proposta me chamou muito a atenção. Acho essa trama incrível, com um enredo original, personagens bem desenvolvidos e intrigantes. Porém, vou seguir a sua dica e não criar muitas expectativas para não acabar me decepcionando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Não conhecia os livros, o enredo parece interessante, pena que o final deixe a desejar. Realmente é bem frustrante quando isso acontece. Acho que vou pensar mais um pouco quanto a iniciar ou não a leitura.

    ResponderExcluir