O Elefante Desaparece - Haruki Murakami

9 de maio de 2018


Título: O elefante desaparece
Autor: Haruki Murakami
Páginas: 314
Ano: 2018
Editora: Alfaguara
Gênero: Literatura japonesa, Ficção japonesa
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Coletânea com dezessete contos de Haruki Murakami, um dos autores mais aclamados da literatura japonesa. O Universo fantástico se abre mais uma vez. Com a mesma genialidade com que escreveu seus romances mais famosos, 1Q84 ou Crônica do Pássaro de Corda, por exemplo, Haruki Murakami usa esta coletânea de contos para tomar o senso de normalidade de assalto. Um homem vê seu elefante favorito desaparecer, dois recém-casados sofrem de uma fome avassaladora que os faz roubar uma lanchonete no meio da noite, e uma jovem mulher descobre que a forma de se livrar de um pequeno monstrinho verde pode estar ligada a seus próprios pensamentos: esses são apenas alguns dos contos que integram essa seleção de dezessete histórias. Por vezes assustador, por vezes hilário, O elefante desaparece é mais uma prova da habilidade que Murakami tem de ultrapassar as fronteiras da realidade — e de voltar carregando um tesouro. “Todos os contos se passam em universos paralelos não tão distantes da realidade, é quase como se eles sempre estivessem escondidos logo abaixo da superfície: ruelas secretas que oferecem uma perspectiva inesperada.” — The New York Times “Encantador e intrigante. TOdos os contos possuem características surreais e um tom moderno e espirituoso.” — The Wall Street Journal “Essa coletânea consegue reunir as melhores características de um romance: um tom homogêneo e uma multiplicidade de detalhes que cria uma textura única para a escrita.” — The Independent


"É curioso como uma simples alteração de humor é capaz de mudar o tom de voz, como se entrasse em uma outra frequência."

Resenha: Como muitas amigas e amigos leitores já sabem, eu amo contos! Salvo engano é um dos gêneros que eu mais gosto de qualquer literatura e esse com certeza está no meu top cinco de melhores livros lidos esse ano. Esse livro reúne 17 contos dos quais três capítulos do livro Crônica do Pássaro de Corda consta nessa reunião de contos. Foi bem diferente e ao mesmo tempo complexo e incrível ler eles como contos. Eles podem facilmente ser contos porquê no começo, meio e fim trata-se do mesmo assunto, enfim foi atípico.
  
"-Não acho que fazer perguntas seja ruim. Faz a outra pessoa pensar."
Murakami tem o talento de escrever. A tradução conseguiu pegar a essência do que o escritor escreve e nos passar de uma forma encantadora. Cada conto é único e bem diferente, o que possibilita ler sem ordem. Entretanto no geral são contos que retratam algo cotidiano e/ou do dia a dia e transformam em algo complexo, com características surreais, outrora irreais e ilusórias, mas com um que de realismo fantástico, sutil.

"O mundo é um brinquedo de cordas."

É difícil classificar os contos que mais gostei, pois cada um remete a histórias diversas de ângulos indistintos com uma maneira complexa e reflexiva da vida, do ser humano e dos animais de uma certa forma.

O último conto é que dá o título do livro eu ainda estou pensando... como o elefante desaparece? kkk
Cada história uma hora está contando e seguindo em linha reta, digamos assim, outrora está contando algo que parece não ter nada a ver, todavia o autor tem um objetivo de não só desnortearmos, mas também de nos fazer refletir sobre alguma coisa complexa que é ser nós. Seres humanos!

"Há escolhas erradas que produzem resultados satisfatórios, e escolhas corretas que levam a resultados catastróficos."
Os contos que mais gostei e que me fizeram refletir de alguma forma foram: O segundo assalto à padaria, Mensagem do canguru, Sono, Queimar celeiros, Caso de família, Silêncio. A meu ver os livros do Haruki merecem ser lidos e conhecidos e essa compilação de contos, com certeza. Leiam e venham não só ler a complexidade que ele criar, mas também as reflexões em coisa do dia a dia que nem imaginamos que às vezes ou quase sempre necessário.


16 comentários

  1. Acompanhei a resenha de Crônica do Pássaro de Corda e claro que adorei.
    Também sou fã demais de contos, ainda mais quando instigam desta maneira que estes livros parecem instigar.
    O pegar algo simples e transformar em algo mais filosófico é dádiva de poucos autores!
    E mesmo conhecendo pouco o trabalho de Haruki, a gente sabe que é coisa boa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel.

    Dá pra perceber que esse, é mais um livro do autor repleto de significados... Que possibilita destacar algo, do desaparecimento do elefante até as demais situações.

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel!
    Tenho ouvido flar mto bem da escrita de Haruki Murakami, o que só em deixa mais interessada em conhecer, ainda mais pq adoro contos, espero te rum chance de ler.
    Vou add aos desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu também amo contos! Gosto bastante de lê-los quando estou em ressaca literária (rs), principalmente os que nos fazem refletir. Eu conheci este livro através da página no Instagram da própria editora e também fiquei intrigada com o título. Nunca li nada que venha da literatura japonesa, mas conhecia a obra "Crônica do Pássaro de Corda" e sempre tive curiosidade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá Raquel
    Livros de contos não fazem bem o tipo de leitura que eu gosto. Mas eu achei bem legal a pegada reflexiva que o livro tem!

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel,
    Não tenho o costume de ler contos, prefiro livros mais “desenvolvidos” com a possibilidade de um aprofundamento dos temas abordados na história. Mas apesar disso, sei muito bem apreciar uma leitura de contos, ainda mais uma coletânea especial dessas. Ainda não tive o prazer de conhecer a escrita desse autor, mas tenho muita vontade, e essa coletânea é uma ótima oportunidade.
    Adorei saber que cada conto é único e distinto, trazendo temas cotidianos de uma forma complexa, mas reflexiva da vida em geral. Uma leitura que vale muita a pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Foram poucos livros de contos que já li, apesar disso gosto muito do gênero.
    Não conheço a escrita do Haruki e nem conhecia esse livro; gostei de saber que são contos e que muitos trazem reflexões.
    Os títulos são bem divertidos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel.
    Eu achei a ideia do livro bem interessante. Eu particularmente gosto bastante de contos e percebe ultimamente que venho lendo cada vez mais, eu achei engraçado e bem interessante o fato de que você não conseguiu escolher um favorito, isso acontece muito comigo, pois, são leituras diferentes que nós despertam diferentes sentimentos e são espécias da sua maneira, enfim, gostei bastante a pretendo ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel.
    Não sou tão fã de contos. Pois para mim parece que sempre termina muito rápido rs
    É bom saber que você não conseguiu decidir o conto que mais gostou. Isso significa que teve vários que te agradaram.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. An-nyong-se-ha-yo!
    Não conhecia o autor nem a obra, mas já quero. Amo contos demais!! Acho incrível terem histórias tão complexas em textos tão curtinhos.
    Vou colocar na minha lista. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Também gosto muito de contos, achei bacana que as histórias sejam bem diferentes, e que tratem de temas do nosso dia-a-dia, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro do autor, mas com certeza se tivesse que escolher, optaria em começar por esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Quem mais curte contos aqui em casa é minha irmã e as vezes eu até leio alguns. Pela maneira como falou do livro, creio que os contos nele são muito bons principalmente por cada um ter sua essência.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Raquel!
    Não costumo ler contos com frequência, mas estes do Haruki são interessantes. Gosto muito de ler livros, contos que fazem refletir, pensar nas coisas que no dia a dia deixamos de lado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Também gosto muito de ler contos, pois podemos conhecer diversos deles em uma única compilação e ao ler, podemos sempre extrair uma algo para refletirmos!!

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita vontade de ler esse autor principalmente a trilogia 1Q84, mas acho que vou começar por esses contos, pois fiquei muito instigada. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  16. Olaá Raquel.
    Não sou muito fã de contos e não conhecia o trabalho do autor.
    Quem sabe um dia eu não resolva ler algo novo e de uma chance para esse livro.

    ResponderExcluir