A Luneta Âmbar - Philip Pullman

8 de janeiro de 2018

Título: A Luneta Âmbar - Trilogia Fronteiras do Universo, 3
Autor: Philip Pullman
Páginas: 504
Ano: 2017
Editora: Suma de Letras Brasil
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, Infantojuvenil, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Em todos os universos, forças se reúnem para tomar um lado na audaciosa rebelião de lorde Asriel contra a Autoridade. Cada soldado tem um papel a desempenhar – e um sacrifício a fazer. Feiticeiras, anjos, espiões, assassinos e mentirosos: ninguém sairá ileso. Lyra e Will têm a tarefa mais perigosa de todas. Com a ajuda de Iorek Byrnison, o urso de armadura, e de dois minúsculos espiões galivespianos, eles devem alcançar um mundo de sombras, onde nenhuma alma viva jamais pisou e de onde não há saída. Enquanto a guerra é travada e o Pó desaparece nos céus, o destino dos vivos – e dos mortos – recai sobre os ombros dos dois. Will e Lyra precisam fazer uma escolha simples, e a mais difícil de todas, com consequências brutais. A luneta âmbar é o último livro da trilogia Fronteiras do Universo, que teve início com A bússola de ouro e A faca sutil. Uma conclusão emocionante, que leva o leitor a novos e fantásticos universos.

Leia as resenhas anteriores aqui.
Resenha: No emocionante desfecho da Trilogia, acompanhamos Will em busca de Lyra, que havia sido sequestrada no final do livro anterior.

Will saiu meio que sem saber para onde ir, apenas foi dar uma volta enquanto Lyra dormia, nesse momento reencontra seu pai, que está em busca do portador da Faca Sutil, sem imaginar que seria seu próprio filho. Eles conversam, Will recebe instruções, sem saber quem são um para o outro. No momento que se dão conta, uma bruxa lança sua flecha no coração do Xamã, que vivia no mundo de Lyra e o mata.  Will desolado, volta para o acampamento com sua missão em mente, procurar Lorde Asriel e ajudá-lo a acabar com A Autoridade. Chegando lá, Lyra havia sumido, sequestrada pela mãe. A missão de Will passa a ser então, resgatar a amiga de qualquer jeito.  Para isso vai contar com a ajuda de dois anjos que aparecem a mando de Lorde Asriel e de um antigo aliado da menina, o Urso de Armadura: Iorek Byrnison.

Enquanto o menino está em busca da amiga, Mary Mallone, uma física que pertence ao mundo de Will, está viajando pelos mundos guiada pelo I Ching, que seria uma outra versão do aletiômetro de Lyra. Ao que tudo indica, Mary vai ter uma importante participação no futuro, mas ainda não se esclareceu qual é.

Lorde Asriel e a Senhorita Coulter, os pais de Lyra, seguem com suas armações secretas em busca de seus próprios interesses, não se importando muito com as consequências.

Tudo se desenrola para uma grande guerra. Ao que tudo indica, Lyra terá uma difícil escolha pela frente e cada personagem se encaminha para o mesmo local, o da guerra.


Acontece que, jamais houve essa tal grande guerra, houve uma batalha sim, mas nada de "ó meu deus que batalha surpreendente". Além do mais Mary teve sim um papel na decisão de Lyra, mas nada como anunciando, que ela seria a serpente que tentaria a menina e a tal decisão tão importante que Lyra teria que tomar, essa sim trouxe um final que eu sinceramente não gostei. Pra mim faltou uma explicação mais detalhada, um final mais expressivo, mais de acordo com tudo o que essas crianças passaram, não gostei de ver um romance entre duas crianças de doze, treze acontecer. Não é preconceito, simplesmente não me convenceu. Sei que o autor já escreveu um livro contando como Lyra foi parar na faculdade quando bebê e vai escrever mais dois, um quando a menina já for adulta e estou colocando uma enorme expectativa de que, agora, eu me sinta convencida com o final, porque esse aqui, não me convenceu.

Dito isso, ainda tenho a dizer que, apesar de não ter gostado do final, a história é fantástica. O mundo, ou os mundos criados pelo autor são incríveis, os personagens são super bem construídos e muito cativantes, a narrativa é fluída e cheia de diálogos ricos e inteligentes. A parte física está linda, com uma diagramação que dá um show e uma leitura sem erros ortográficos. Enfim ainda que não tenha me agradado de todo, continuo recomendando a leitura, vale mesmo a pena, cheia de simbolismos, que se você ler de mente aberta, vai adorar!!!

9 comentários

  1. Tenho acompanhado as resenhas de todos os três livros e não vejo a hora de poder começar a ler o primeiro livro!
    Amo histórias assim, de fantasia, ainda mais quando o autor ou autora, conseguem inserir todos os personagens no enredo, como se colocando o leitor ali dentro dos livros.
    Essas novas roupagens também ficaram espetaculares e lerei em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise!!
    Primeira vez que ouço dizer dessa obra e confesso que não costumo mto ler livros com o tema, mas me prendeu atenção o enredo, vou anotar na minha listinha e espero que surja uma oportunidade conhecer mais sobre ele...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bonita a capa deste livro, pretendo ler a trilogia Fronteiras do Universo.
    Uma pena você não ter gostado do final do livro A Luneta Âmbar, mas que bom que apesar do final não ter te agradado a história é fantástica, que bom que os personagens são bem construídos, sem dúvidas pretendo ler esta trilogia.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Denise.

    Que pena que esse livro final não superou suas expectativas.

    E eu te entendo. Realmente duas crianças se envolverem em um romance, é no mínimo esquisito, até mesmo por não ser o foco principal do enredo. Até foge dele.

    Realmente, para uma guerra final, é de se esperar uma grande batalha para fechar a trilogia com chave de ouro!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esse livro porque eu estou no primeiro ainda então não lhe toda sua resenha porque eu fiquei com muito medo de receber Spoilers mas eu espero que realmente Tenha um ótimo final para essa série

    ResponderExcluir
  6. Denise!
    A fantasia criada pelo Philip Pullman é tão bem feita que mesmo a responsabilidade da vida das pessoas do reino estarem na mão de dois jovens apenas, acabamos viajando na aventura e entrando de corpo, alma e coração na história.
    Maravilhoso!
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro do Philip Pullman, mas louca que sou por fantasia tenho certeza que irei adorar o livro, o livro parece ser incrível mesmo, é uma pena que o final tenha te decepcionado e que tenha tido um romance muito nada ver, fugindo totalmente do assunto do livro. eu não sabia da existência dessa série, mas agora que sei, vou procurar saber mais, porém ao todo ela parece agradavel!!

    ResponderExcluir
  8. Acho as capas dessa trilogia mais do que lindas! Infelizmente ainda não li nenhum.
    Que pena que não gostou do final, parece ser um universo incrível, cheio de fantasia, sinto muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, pena que o final não convenceu, é tão ruim quando isso acontece! Mas acho que no restante a leitura foi bem proveitosa né?
    Eu não gosto muito desse tipo de leitura, então acho que não leria.

    ResponderExcluir