A Irmã da Sombra - Lucinda Riley

15 de janeiro de 2018

Título: A Irmã da Sombra - As Sete Irmãs, 3
Autor: Lucinda Riley
Páginas: 512
Ano: 2016
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Em A irmã da sombra, terceiro volume da série As Sete Irmãs, duas jovens igualmente determinadas, porém de séculos distintos, conectam-se por meio de diários que retratam uma vida intensa de superação, amor e perdão. Estrela D’Aplièse está numa encruzilhada após a repentina morte do pai, o misterioso bilionário Pa Salt. Antes de morrer, ele deixou a cada uma das seis filhas adotivas uma pista sobre suas origens, porém a jovem hesita em abrir mão da segurança da sua vida atual. Enigmática e introspectiva, ela sempre se apoiou na irmã Ceci, seguindo-a aonde quer que fosse. Agora as duas se estabelecem em Londres, mas, para Estrela, a nova residência não oferece o contato com a natureza nem a tranquilidade da casa de sua infância. Insatisfeita, ela acaba cedendo à curiosidade e decide ir atrás da pista sobre seu nascimento. Nessa busca, uma livraria de obras raras se torna a porta de entrada para o mundo da literatura e sua conexão com Flora MacNichol, uma jovem inglesa que, cem anos antes, morou na bucólica região de Lake District e teve como grande inspiração a escritora Beatrix Potter. Cada vez mais encantada com a história de Flora, Estrela se identifica com aquela jornada de autoconhecimento e, pela primeira vez, está disposta a sair da sombra da irmã superprotetora e descobrir o amor.

Resenha:

Bom, depois de 512 páginas e algumas horas de leitura cheguei ao fim de A Irmã da Sombra, terceiro livro da série As Sete Irmãs. Esse também começa com Estrela, a terceira filha, contando o que estava fazendo quando descobriu sobre a morte de seu pai. Porém, ao contrário das outras duas irmãs, ela não narra como chegou onde estava, mas sim o que ela fez depois. Toda a narrativa das irmãs voltando para Atlantis (a mansão delas na Suíça), a descoberta das pistas de suas origens e a carta deixada por Pa Salt para cada uma, é resumida por Estrela em poucas páginas, o que na minha opinião foi ótimo para evitar contar a mesma coisa pela terceira vez.
“O carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro”
Estrela sempre viveu à sombra de sua irmã Ceci. Ela sempre foi calada e nunca precisou usar sua voz, afinal Ceci respondia e dizia tudo para ela. As duas eram inseparáveis, faziam tudo juntas, moravam juntas e dependiam muito uma da outra. Quando uma queria ir para algum lugar a outra precisava seguir. E de certa forma, a que seguia era sempre Estrela. Era ela que ia atrás das maluquices de Ceci. Mas as duas já estavam com 27 anos e depois da morte do pai Estrela sentiu que precisava buscar sua nova vida. Ainda que nesse processo ela precisasse quebrar barreiras que haviam sido construídas em bases muito sólidas.

Assim, equipada com uma carta, uma coordenada, um nome e uma pequena pantera de decoração ela entra em um outro mundo no qual ela precisava usar sua voz, pois não tinha ninguém para falar por ela. Eu acho que das três histórias, a de Estrela foi a que mais me envolveu e muito disso por que a personagem evolui conforme o livro avança (assim como Maia, em certo grau). Ela começa a história presa dentro de sua caixa, com seus diálogos monossilábicos e com o desenrolar dos acontecimento ela se liberta e se deixa envolver. Ela se permite ter e expor sua opinião. Esse processo que ela passa é gradual e o livro termina com ela tendo ainda um longo caminho a percorrer até finalmente encontrar sua voz.

A leitura desse volume para mim foi mais rápida que dos outros. Acredito ser porque gostei muito das duas histórias que foram contadas, tando a de Estrela quanto a de Flora (o nome que ela possuía quando começou sua jornada). Flora me encantou desde o começo com sua excentricidade e firmeza e se mostrou uma mulher fora da curva e dos moldes da sociedade. Lucinda Riley conseguiu construir essas duas mulheres com muita propriedade e dividiu bem o livro entre elas. Apesar disso, alguns acontecimentos foram fáceis de serem previstos, o que tirou um pouco o elemento surpresa da história.

Ainda que um fato que eu estava torcendo muito para acontecer desde Irmã da Tempestade não aconteceu, eu gostei muito desse volume. Estou intrigada para ler Irmã da Peróla, porque conta a história de Ceci e Estrela é uma peça muito importante nela. Quero ver como a libertação de Estrela influenciou na jornada de Ceci e como a autora vai lidar com essa dependência entre as duas irmãs.

9 comentários

  1. Não tem como chegar em uma resenha de um livro da Lucinda e não ficar suspirando. Amo as letras desta autora e esta série das irmãs, é fantástica!
    Mesmo só tendo lido primeiro livro, não vejo a hora de poder dar sequência aos demais e ver a vida de cada irmã, ali exposta e poetizada.
    A maneira de Lucinda traçar passado e presente, sempre me encantou e outro detalhe: capas! Amo estas capas!
    Lerei com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Maíra!
    Ainda não li nenhum livro da série, tenho bastante expectativa neles e espero mto conseguir ler em breve já que todas as edições me chamaram bastante atenção e me agradaram mto...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maíra.

    Acho que o título diz tudo, né? Ela era uma sombra constante da irmã. E chega um certo ponto de nossas vidas que é preciso andar com suas próprias pernas, se impor, tomar suas próprias decisões, viver mesmo.

    E com certeza foi importante para a Estrela ter essa independência e buscar respostas sobre sua origem, ter conhecimento de sua família, de tudo mesmo. Isso é algo fundamental!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nem um livro da autora Lucinda Riley, pretendo ler esta série As Sete Irmãs, que bom que neste terceiro livro da série a personagem evolui conforme o livro avança. Pela sua resenha este livro parece ser muito bom, pretendo ler esta série em breve.

    ResponderExcluir
  5. Maíra!
    Sou uma eterna apaixonada da Lucinda e dessa série dela li apenas o primeiro volume.
    Quero muito poder acompanhar a saga de todas as irmãs e os mistérios que as envolvem.
    Adorei sua análise.
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente ainda não li nenhum livro dessa autora, mas sinto muita vontade de ler essa série, que parece ser incrível.
    Gosto muito quando o personagem evolui conforme o livro avança, fiquei muito curiosa para ver essa personagem quebrando essas barreiras que havia construído para si.

    ResponderExcluir
  7. quero muito ler essa série e é tao bom quando acompanhamos a evolução da personagem né? querendo ou não, uma hora temos que decidir por nós mesmo e como mesmo o quote diz, sair da sombra do outro e mostrar a nossa própria luz e realizar nossas proprias vontades, estou ansiosa para ver o crescimento da protagonista e ver quais são as origens dela!!

    ResponderExcluir
  8. A cada resenha que leio dessa serie fico mais animada! Essa foi a primeira resenha que li desse volume e parece que a qualidade não caiu. As personalidades das irmãs são bem diferentes e isso é ótimo, parece que a autora realmente se empenhou bastante na criação da serie.

    ResponderExcluir
  9. Eu particularmente não gostei muito dos primeiros livros dessa série Achei um pouquinho previsíveis e alguns achei de uso a ponto de que abandonei a leitura do segundo livro mas foi Surpreendida pelo quarto livro da série não me lembro que me deu forças para tentar ainda ler esse livro mas me surpreendi e Me Apeguei muito aquele livro E olha que é bem difícil alguém falar que não gostou desse livro

    ResponderExcluir