A Faca Sutil - Philip Pullman

2 de janeiro de 2018

Título: A Faca Sutil - Trilogia Fronteiras do Universo, 2
Autor: Philip Pullman
Páginas: 288
Ano: 2017
Editora: Suma de Letras Brasil
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, Infantojuvenil, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Americanas | Submarino
Nota:  
Sinopse: Perdida em um mundo novo, Lyra Belacqua encontra Will Parry — um fugitivo que logo se torna um aliado mais que necessário. Pois este novo mundo é povoado por Espectros sugadores de alma, e no céu as feiticeiras disputam espaço com anjos. Will procura pelo pai, um explorador desaparecido há anos, e Lyra busca a origem do Pó. No entanto, o que os dois encontram é um segredo mortal e uma arma de poder absoluto, capaz de decidir o resultado na guerra que se forma ao redor deles. O que nenhum dos dois suspeita é do quanto suas vidas, seus objetivos e seus destinos estão conectados... até que precisam se separar. A faca sutil é a viciante sequência de A bússola de ouro, um clássico da fantasia considerado pela Entertainment Weekly “o melhor livro de todos os tempos”. A fantástica aventura de Lyra continua, levando o leitor a novos mundos, rumo a uma descoberta devastadora.

Resenha: Após os acontecimentos de A Bússola de Ouro, mergulhei imediatamente em A Faca Sutil, segundo volume da trilogia Fronteiras do Universo. E tenho a dizer que estou cada vez mais apaixonada!

Lyra havia conseguido salvar seu amigo, Roger, só para ver ele cair numa armadilha criada pelo pai da menina, o que causou a morte do garoto, revoltada e decidida a descobrir os mistérios que envolvem o Pó e saber porque seu pai está assim, tão obcecado, vai parar em Cittàgazze, uma cidade em um mundo paralelo que seu pai havia aberto. Lá ela conhece Will, um menino envolto em mistérios que só vão se solucionando ao longo da leitura. Eles acabam se ajudando, têm mais ou menos a mesma idade e estão, ambos, fugindo de alguma coisa, ou atrás de outra.

Will veio  de um terceiro mundo, bem parecido com o de Lyra, tinha as mesmas cidades com algumas diferenças, se encontraram em Cittàgazze, uma cidade em que vivem apenas crianças, pois os adultos são mortos por uma espécie de sugadores de almas, ou de vidas já que deixam as pessoas como zumbis.  Porém como Lyra e Will têm doze anos e são ainda crianças, estão a salvo lá. Então os dois amigos decidem voltar ao mundo de Will através de uma espécie de "janela" entre os mundos.  Lá Lyra vai a procura de algum catedrático, já que no seu mundo são os sábios que ela conhece, acaba por conhecer uma catedrática, que a ajuda e que, ao longo da leitura, percebe-se que também está, de alguma forma envolvida em toda essa confusão.

Paralelo à isso tudo, várias coisas vão acontecendo, várias pessoas vão vivendo suas vidas e seguindo um destino que convergirá, ao que percebi em um mesmo momento. Uma guerra está por vir e todos têm o seu papel... Lyra e Will, as bruxas, os anjos o pai do garoto desaparecido a mais de dez anos e até a catedrática! Todos têm seu papel e pelo jeito, vão descobrir isso no último volume já que esse terminou meio que em aberto para um final que eu nem consigo imaginar.

Uma leitura fantástica! Tudo tem sentido, todos os mundos são perfeitamente bem encaixados no contexto, os personagens são ricamente construídos, os cenários são encantadores e os mistérios são de tirar o fôlego, é uma leitura que nos prepara para o último volume de forma envolvente e encantadora!

O livro é lindo, que nos proporciona uma leitura perfeita, sem erros ortográficos e nos encanta com a diagramação impecável, é uma leitura que eu recomendo muito. Perfeita emocionante e envolvente do início ao fim!

11 comentários

  1. Esta trilogia está na lista de desejados tem um bom tempo,mas como escrevi na resenha do primeiro livro, tinha dado uma boa desanimada quando vi a adaptação no cinema do primeiro livro.
    Daí quando li a resenha, percebi que um não tem nada a ver com o outro. Que são duas coisas totalmente diferentes e claro, a vontade em me aventurar nessa história, retornou!
    Não vejo a hora de começar os livros, aliás, com estas capas maravilhosas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise. Acho que o que se destaca aqui, nesse, livro, é esses dois mundos existentes, esses espectros sugadores de alma aterrorizantes, a busca incessante pelo pai do Will, e é claro, as aventuras vividas por ele! Enfim, resolvi dá uma chance pra essa série, e também tô aguardando a resenha do terceiro livro!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bonita a capa deste livro, quero muito ler a trilogia Fronteiras do Universo, que bom que você está gostando da história, e que este livro foi uma leitura fantástica para você. Após ler sua resenha acabei ficando muito curiosa e ansiosa para ler este livro, pretendo começar a ler esta trilogia em breve.

    ResponderExcluir
  4. Que resenha ótima !! NUnca tinha ouvido falar desta série e nem do autor, mas confesso que fiquei bem interessada ao ver você falar tão bem do livro, pelo jeito é tudo otimo, tudo bem desenvolvido, os mundos tudo super ligados, e adorei isso hahah achei bem sinistro essa cidade onde só existem crianças e esses espectros sugadores de alma só de adultos hahah! com certeza quero ler o livro, e aguardo a resenha do proximo livro da série !!

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise!
    Que capa linda e enredo maravilhoso!!
    Eu ainda não conhecia a autora e já adorei a forma que ela desenvolveu o livro, qro conhecer com toda ctz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo de paixão livros de aventura e nesse sei que há bastante. A bússola de ouro está na minha lista e fiquei mais ansiosa para ler o livros e conhecer essa série que é com certrza fascinante. Adorei a capa.

    ResponderExcluir
  7. Eu sinceramente acho que essa é uma das trilogias mais perfeitas que existe e minha unica reclamação é que eles nunca explicaram exatamente o que cada dimon significa. É, como v c disse, perfeito

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto muito de ler fantasias... Então não sei se leria. Mas parece que este é um livro bem construído, um prato cheio para quem gosta do gênero.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo ler livros de fantasia e eu ainda estou no primeiro livro dessa série então desculpa mas eu não li a resenha porque eu estou morrendo de medo de receber spoilers Mas é bem interessante a história feita e eu fiquei decepcionada com aquela adaptação horrorosa Para cinemas

    ResponderExcluir
  10. Denise!
    Já havia me convecido a ler os livros da trilogia, porém infelizmente não tive oportunidade de lê-los.
    Gosto demais de livros de fantasias bem escritos e que trazem aventura, além das amizades e objetivos a serem alcançados.
    Quero muito poder ler.
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Ooi,que capa linda e a história parece ser maravilhosa.
    Quero ler essa série a um bom tempo, mas ainda não consegui.
    Que bom que os personagens são ricamente construídos, gosto muito disso nos livros.

    ResponderExcluir