A Bússola de Ouro - Philip Pullman

29 de dezembro de 2017

Título: A Bússola de Ouro - Trilogia Fronteiras do Universo, 1
Autor: Philip Pullman
Páginas: 344
Ano: 2017
Editora: Suma de Letras
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, Infantojuvenil, Jovem adulto
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.

Resenha: A Bússola de Ouro, é o primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, haviam sido publicados no Brasil entre 2001 e 2002 pela Editora Objetiva e agora, foram relançados pela Suma de Letras.

Lyra Belacqua é uma menina de doze anos, que nasceu junto com seu Daemon Pantalaimon e vive em meio aos catedráticos  da Faculdade Jordan. Tem apenas um tio como parente, um tio frio e distante que a deixou ali para ser criada por estranhos, não por ele, coisa que a incomoda muito.

No mundo em que eles vivem, todos os humanos têm um Daemon, ou seja, um animalzinho que muda de forma enquanto não chega a idade adulta, ele pode se transformar no bicho que quiser. Eles vivem em uma Inglaterra meio diferente, é um mundo paralelo meio parecido com o nosso.

Mas bom, Lira, curiosa e intrometida que é, se esconde dentro de um armário, porque foi xeretar em uma sala que ela não poderia estar, lá ela escuta conversas e vê imagens que a perturbam, descobre que todos estão com medo de algo que chamam de "Pó".

Lyra até que vivia feliz lá, mas em dado momento uma misteriosa mulher surge para levá-la consigo, ela vai, achando que vai aprender mais e que será secretária da tal mulher, paralelo à isso, crianças começam a desaparecer, logo antes de partir, seu melhor amigo Roger havia sumido, mas com a função da viagem, a casa nova e as novas funções, a menina meio que esqueceu de tudo isso.

Então a mulher misteriosa, Sra. Coulter resolveu dar uma festa, durante a tal festa ela começa a se mostrar não tão boazinha assim e a seguir, Lyra escuta uma conversa que a amedronta bastante, assim, a menina e seu Daemon fogem dali na mesma hora, dando início a uma perigosa aventura. Ela havia descoberto que seu tio estava preso, acabou por lembrar de Roger e decide que vai libertar os dois, além de descobrir o que é o tal Pó e para que serve. Encontra amigos pelo caminho, sempre dispostos a ajudar, alguns sabem que a menia é muito mais do que parece, ela carrega, pelo que eu entendi, o destino do mundo em suas mãos, ou melhor, em suas ações, mas nem imagina isso.

No fim, temos algumas surpresas, muitas revelações, uma perda bem triste e uma decisão de Lyra que, ao que parece, vai mudar o destino de todos!

A leitura é maravilhosa, flui bem, os personagens são super bem construídos e nos conquistam de verdade. Tem um filme, mas não  se baseie nele! Não dá nem pra comparar o universo que vemos no livro, ao do filme, que aliás não foi nada legal, na minha opinião. Foi fraco e deixou muito a desejar.

Mas a leitura....essa eu recomendo bastante, sem contar que a capa é linda. Gostei mais dessa do que da anterior, não encontrei erros durante a leitura, além de a diagramação estar perfeita!


10 comentários

  1. Depois de ter visto o primeiro filme, dei uma desanimada cruel para poder ler os livros. Daí o tempo passou, veio essa nova roupagem dos livros e fui atrás para poder conferir se tinha perdido algo.
    E claro que perdi!
    Realmente o livro(primeiro) tem nada a ver com o filme. Aliás, na maioria das vezes, nunca tem mesmo. Mas este não tem nada..rs
    Até parecem duas histórias diferentes.
    Também achei essa nova roupagem a mais bonita e lerei os livros assim que for possível!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Já vi aquele filme e nem lembro, mas pelo que já tinha visto do livro as coisas aqui são bem mais legais mesmo. A história parece bem interessante aí. A Lyra é aquela personagem que a gente parece gostar fácil e tá cheia de coisas no caminho dela, aventura, revelações, coisas ruins, mas a gente vai ali torcendo pelo visto. Fica bem envolvido com tudo.
    Gostei da magia da trama e de tudo que pode vir dessa história por isso. Parece ter bons personagens e só por isso já deixa aquela vontade de descobrir o que vão fazer e até onde a trama vai. Essa é uma série que gostaria de ler alguma hora.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise. É legal essa coisa toda de "Daemon", juntamente com novas descobertas e um toque de mistério.

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro até hoje de ter comprado uma edição de bolso no sebo dessa obra maravilhosa, mas nunca consegui achar os outros livros em livrarias físicas, por isso não cheguei a terminar. Na época eu não comprava pela internet, e ainda tive sorte com o lançamento dessa edição nova! O mundo de fantasia de Pullman é riquíssimo, a personagem Lila é muito forte, algo difícil de encontrar em fantasias. Pra falar a verdade, a primeira coisa que me chamou atenção para o livro foi o filme, que na época achei incrível. Terei que revê-lo para comprovar. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu já assistir o filme baseado nesse livro, mas na época não sabia que era mas agora que sei, eu desejo muito ler o livro. A historia é muito envolvente e com uma aventura incrível.

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Já asssistir ao filme e me encantou. Eu não sabia que tinha o livro até a Suma anunciar que iria publicar. Sempre quis ter um Daemon,já que crescem junto com o seu dono, seria um amigo inseparável. Quero muito ler os livros.

    ResponderExcluir
  7. Denise!
    Gosto demais de livros de ficção/fantasia e bem escritos como esse, deve ser uma delícia de leitura.
    Já assisti o filme e pelo jeito, é bem fiel ao livro.
    E é bem como falou, foi criada toda uma relação entre os protagonistas para que o enredo seja desenvolvido de forma plaulatina e que possamos entender todos os motivos que as coisas acontecem.
    E a reviravolta do final é eletrizante.
    Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esse livro e com certeza essa é a capa mais linda publicada.
    Não acho o filme e o livro parecido, eles tiraram um pouco a tensão na minha opinião.
    Eu ainda não estou bem com o final da série e estou louca para ler o novo livro do autor, ambientando no mesmo universo com a Lyra como protagonista.
    Quem sabe eu não me contente com o final das Fronteiras do Universo?

    ResponderExcluir
  9. Eu me lembro que eu sobre A Bússola de Ouro pela primeira vez quando tava assistindo o filme com meu primo mas elas são para o cinema Foi simplesmente ridícula comparada ao livro

    ResponderExcluir
  10. Oi, Denise!!
    Não chequei a ler essa trilogia só assistir o filme mesmo e não gostei tanto assim dele não, agora lendo a sua resenha vejo que o livro é mil vezes mais legal do que a adaptação. E amei essa capa fico linda demais!!
    Bjoss

    ResponderExcluir