Sorrisos Quebrados - Sofia Silva

Título: Sorrisos Quebrados
Autor: Sofia Silva
Páginas: 240
Ano: 2017
Editora: Valentina
Gênero: Drama, Erótico, Ficção, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:      
Sinopse:
Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.

Resenha:
E quando você brilhou na escuridão, eu ganhei coragem para também brilhar um pouco.



É na escuridão que brilha o amor verdadeiro


Entããão, 50 anos depois, eu decidi ler Sorrisos Quebrados. Meu primeiro contato com o título foi quando a escritora ainda estava postando no Wattpad, os grupos do Facebook estavam borbulhando, tudo era " SORRISOS QUEBRADOS". Logo depois a editora Valentina lançou o livro e eu, ainda naquela de nem saber do que se tratava. Pois bem, eu sou aquela do contra, sempre. Quando todo mundo estava lendo a culpa é das estrelas, eu estava fazendo tudo, menos o lendo, e com Sorrisos, foi a mesma coisa. E apesar de ter lido alguns spoilers aqui e ali, embarquei na leitura.

Devo salientar, que : Já chorei logo no prólogo, sim, chorei e não nego. As primeiras cenas são pesadas, e meu coração ficou apertadinho, e doeu por Paola.
Ela, que tinha a vida perfeita, com sua casa perfeita e marido perfeito, só que não.
Paola sofreu durante anos vivendo em um relacionamento abusivo, seu marido, que para todos era maravilhoso, na verdade era um monstro disfarçado, a maltratava não só fisicamente, como emocionalmente também. Quando ela decide dar um basta na relação e tentar largar o marido,acaba caindo em uma "armadilha".

Anos depois, Paola tenta juntar seus pedaços, mas nada é fácil, tudo o que ela viveu, continua muito fresco em sua memória, e apesar de tentar mudar o rumo de sua vida, ainda existem "amarras" invisíveis que a prendem e ela não consegue de fato " seguir em frente"
André é um pai maravilhoso, pausou sua vida, por sua filha e cuida dela como se fosse seu maior tesouro , e acreditem , ela é.


Eu sei que a minha filha não é como as outras crianças, então ver alguém amando cada detalhe que a difere dos outros é mais um copo de esperança num frasco antes cheio de receios.
Sol é uma criança como qualquer outra, porém tem algumas limitações, ela não interage bem com pessoas que ela não conhece, mas ao ver Paola pela primeira vez, elas criam um elo muito lindo.
Paola mora em uma clinica, onde pessoas que tem algum tipo de limitação( qualquer que seja), tem um lar. Um lugar que não é preciso se ensconder, um lugar que não pe preciso ter medo.
Ao conhecer André, ela fica com medo. Medo de que ele faça alguma mal a ela, e a relação deles é bem tensa. Mas Paola vê que André é um homem muito gentil, e aos poucos eles se conhecem e embarcam em uma relação.


A vida é como as estrelas. Uma bela mentira que, ao contrário de outras, precisamos tentar agarrar com toda a força porque é fugaz. É a mentira mais linda do mundo.
O caminho que esse casal percorre é longo e difícil. A força que Paola tem é extraordinária, me orgulhei dela a cada página. André também precisa juntar seus pedaços e se libertar do passado, e acompanhar esse percurso, foi maravilhoso. 
Às vezes precisamos olhar para as pessoas com os nossos corações e não com os olhos, pois só assim nós vemos quem realmente são.
Os personagens são singulares e de uma força sem igual. Me apaixonei pela história, que por várias vezes me trouxe lágrimas, mas também me deixou com um baita sorriso no rosto.
Está em dúvida se a leitura vale a pena? Vale e muito, garanto que você vai se emocionar e se apaixonar por " Sorrisos Quebrados", Sofia, você ganhou mais uma fã! Espero ansiosamente por mais livros seus !

Leitura recomendadíssima!

Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos 

11 comentários

  1. Este livro sem sombra de dúvidas, é um dos mais comentados e elogiados dos últimos tempos. Desde seu lançamento, eu li muitas resenhas, mas todas falam da emoção das histórias que se cruzam, da força dos personagens e também da linguagem poética que a autora prega em toda a história.
    Preciso muito ler este livro e espero fazer isso em breve!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto esse livro antes dele ser lançado em livro. E estava muito bem falado, mas não sabia muito da história. Gostei de ver sendo lançado assim porque fica uma chance legal de conhecer, achei mais interessante. E que história né! Parece ser linda e se já chorou só no começo imagino como é forte. A Paola passa por coisas nada boas e só posso imaginar a força da personagem pra continuar depois de tudo. Pra ela confiar de novo, tudo que precisa curar dentro de si pra continuar é uma luta que deve ser bonita e triste de ver. E por esse relacionamento dos dois e tudo que vão aprendendo um com o outro.
    Ahh tem muita coisa ali que gostei nessa história. Se puder quer ver se leio. Parece bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Este livro pode transformar sua visão do mundo. A narrativa é maravilhosa e cativante. Toda a mensagem transmitida pelos personagens nos toca tão intensamente. Melhor leitura dos últimos tempos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Yohanna.
    E quem não se emociona lendo uma história dessas hem.
    Eu gostei bastante dessa premissa e já estou com muito pesar pela mocinha, ninguém merece passar por isso, seja na vida real ou não, eu gosto que a mocinha é forte, apesar de ainda sofrer com tudo o que aconteceu, estou ansiosa para saber como eles irão superar todos os traumas, por eles vívidos, enfim, espero em breve está desfrutando muito dessa leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Yohanna!
    Sempre digo e repito, violência contra mulher deve ser tratado cada vez mais, principalmente em livros, acho isso de extrema importância! Confesso que tenho um pouco de medo de ler esse livro, exatamente pelo motivo que te fez chorar logo no começo, todas as resenhas que li falam que ele ao mesmo tempo que é lindo e emocionante, tem sua parcela de tristeza. Paola deve ser uma personagem incrível, daquelas que queremos abraçar e termos conosco, eu amei. Pretendo ler em breve!
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
  6. Yohanna!
    Bem pontuado todos seus questionamentos e ainda acrescento que essa ideia de que está tudo bem com a magreza dela, quando está ao lado dele, me passa a impressão de dependência. E se algo não der certo no relacionamento e ele terminar, como ela ficará? Ainda mais traumatizada, né?
    Gostaria mesmo assim de ler para apreciar como todo tema foi desenvolvido.
    Um final de semana carregado de luz e paz!
    “A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.” (William James)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eita que a resenha me arrebatou, já estou com esse livro na minha lista a algum tempo, mas assim como você, também sou do contra (risos) e por isso venho adiando a leitura do livro, mas depois dessa resenha não tem mais como protelar, o enredo é forte, aborda assuntos tão polêmicos, como a violência contra a mulher, já estou mais que preparada para derramar algumas (milhares) de lágrimas, assim espero, tenho certeza que será uma leitura que valerá muito a pena.

    ResponderExcluir
  8. Não tenho dúvidas de que já está na listinha aguardando uma oportunidade...
    Qro tanto ler e conhecer obras da autora, pelo que acompanho é maravilhoso!
    Bjs e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse livro faz parte da minha lista desde do lançamento, a história dela é muito envolvente, podemos perceber que há muitas Sofia por aí na sociedade sofrendo esse crime cruel ou tenta se liberta dele. Gostei muito dele e desejo ler já!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Oi, Yohanna!
    Sou apaixonada por Sorrisos Quebrados, tive a oportunidade de conhecer a história no Wattpad mas ainda não li essa edição da Editora Valentina, contudo, ela esta na minha lista de desejados...
    Assim como aconteceu com você também fiquei com o coração apertadinho ao ler a primeira cena, e concordo com você, a força que Paola tem é extraordinária, essa mulher é uma guerreira! E a Sol então?! Ela é um amor!

    ResponderExcluir
  11. Quando comecei ler este livro ainda tinha sido publicado pelo wattapad, como você disse só se via falar sobre esta obra, e resolvi dar uma chance, mas as primeiras cenas são descritas com tantos detalhes que não consegui continuar a leitura. Agora com a publicação em físico tomei coragem e vou dar uma chance, até acredito que agora amadureci enquanto leitora e vou aguentar o tranco.

    VENHAM PARTICIPAR SORTEIO NO AR: petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir