O Despertar de uma Sinfonia - Luciane Mustafá

Título: O Despertar de uma Sinfoni
Autor: Luciane Mustafá
Páginas: 256
Ano: 2015
Editora: Dracaena
Gênero: Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:                  
Sinopse: Um romance empolgante e inspirador de perseverança, da crença inabalável no sucesso e o despertar para o verdadeiro amor. O Despertar de uma Sinfonia retrata, de forma muito envolvente, a história apaixonante de uma mulher que, na adolescência, teve seus planos e sua  promissora carreira tragados pelas circunstâncias. Com a maturidade, ela  busca forças para superar as dificuldades e redirecionar sua vida, sem jamais desistir de seus sonhos. Com uma vasta experiência musical, acadêmica e profissional, a autora nos apresenta uma história cativante, cheia de reviravoltas e discorre com maestria sobre diversos fenômenos humanos, que nos instigam a reflexões sobre nossa própria vida, nossos sonhos e nosso poder de escolha.

Resenha:




Recebi esse livro em parceria com a autora Luciane Mustafá e fui completamente fisgada pela história de Vitória, a caçula de três irmãs, que nasceu e cresceu em um lar repleto de harmonia familiar. A família morava em Goiás e dentro dos limites financeiros, ela e as irmãs estudaram em boas escolas, fizeram cursos complementares e alimentaram suas aptidões pessoais.

Vitória sempre foi aplicada em seus estudos e sua grande paixão pelo piano foi nutrida por uma mãe que lhe presenteou aos nove anos com tal instrumento. Teve a melhor mestra de piano que alguém poderia ter. Ela era sua amiga, incentivadora e confidente. Da paixão pela música para ingressar no Curso Técnico de Piano e de Percepção Musical foi uma consequência de sua dedicação exaustiva. O futuro estava praticamente garantido, com afinco e no seu devido tempo ela passaria para o tão sonhado bacharelado em piano da Universidade Federal de Goiás.
"Não vale apenas sonhar... É necessário suar, lutar, agarrar e perseverar - para vencer. E quando a vitória chega é preciso saber ser merecedor de tamanha alegria e ter um coração grato." 
Dessa maneira Vitória foi se desenvolvendo, cercada de amigos, envolta por uma família amorosa e com grandes sonhos na cabeça. Porém toda essa ode de felicidade e propósitos para o futuro caem por terra quando aos dezesseis anos ela perde sua mãe para o câncer, e logo em seguida, sua grande mestra de piano.
“Precisamos correr atrás da sabedoria, para aprendermos a lidar com as situações imprevisíveis, que não esperávamos encontrar em nosso caminho, e reconhecer alternativas, a fim de evitarmos tantos sofrimentos e desilusões”.
Abalada, Vitória contempla seus objetivos se desintegrado e num piscar de olhos, sua vida estruturada se rompe. Com o tempo ela conhece Henrique e mesmo em dúvida se ele seria o cara certo, aquele homem apaixonado e dedicado à família que a mãe sempre dissera que ela encontraria, resolve se casar. Juntos acabam tendo dois filhos que acabam sendo o centro de sua vida.
“Tento me conter e parar de olhar e lamentar os erros do passado. Talvez não erros, mas algumas escolhas que, conforme meu contexto hoje, certamente não tenham sido as melhores. Mas não posso viver do passado porque ele não mudará, só será extremamente útil para aprendizado e amadurecimento, para melhorar meu presente e projetar satisfatoriamente meu futuro.”
Henrique mostra-se uma pessoa mesquinha, individualista e completamente ausente na criação dos filhos e o divórcio foi a solução encontrada. Vitória teria que se manter forte, cultivar a paz de espirito e não se tornar uma vítima dos obstáculos da vida se quisesse criar os filhos e dar uma oportunidade a si mesma para continuar lutando.

Com uma narrativa fascinante é impossível não sentir empatia por Vitória e experimentar todas suas angústias, inseguranças e alegrias. A fé é um ponto marcante na leitura e a mensagem que jamais devemos abrir mão da felicidade ou desistir dos nossos sonhos por mais improvável que ele seja, tornaram essa história inesquecível.
"Não importa o tamanho da nossa causa, é a nossa fé que materializará e concretizará os nossos sonhos e nossas necessidades."

8 comentários

  1. Cada vez mais é preciso ficar se lembrando e também lembrando a todos o quanto nossa literatura nacional tem grandes achados!
    Não conhecia este livro,mas já fui fisgada por ele só de ler a resenha. Amo histórias assim, que trazem personagens tão reais que é possível pegá-los com as próprias mãos!
    O sofrimento, a dor, as perdas...coisas que todos nós vivemos ou viveremos,mas cada um lidará com isso de uma maneira diferente!
    Espero poder ler a obra!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parece ser uma história de superação, mesmo ela tendo sido criada em um lar harmonioso, a Vitória ainda vai encontrar vários obstáculos durante a vida, isso por conta das escolhas que ela fez, deve ser uma jornada bem intensa.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante essa premissa dele e a Vitória passa por muita coisa ruim quando tudo começa a ruir. Ter um plano, as coisas de uma forma e tudo mudar desse jeito é horrível, mas não foge da realidade né... Quantas pessoas não passam por algo do tipo? E um casamento assim depois de tudo, a situação e os filhos...essa tem que ter muita fé pra continuar porque ê vida heim :S
    Mas parece um livro bem legal. Real e que deixa uma mensagem até. É uma dica boa.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que livro lindo Nádya! Não conhecia e já estou ansiosa pra ler e conhecer tbm a escrita da autora...
    O enredo me agradou mto!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nádya.
    Que premissa interessante, a mocinha realmente vai passar por umas poucas e boas hem, uma pena que seu marido seja tão terrível, mas como você falou, ela tem que ser forte pelos seus filhos, não vejo a hora de ler e saber como essa história termina.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Nádya!
    O livro da Luciane é a maior prova que mesmo com um tema tão familiar e alguns podem até denominar clichê,pode ser algo bem construtivo e traz grandes reflexões para nosso cotidiano com situações inesperada, mesmo em uma família amorosa e bem estruturada.
    Desejo uma semana carregadinho de luz e paz!
    “ Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nádya!
    Fico tão contente quando vejo autores brasileiros se destacando, e com histórias tão lindas. Vitória parece ser uma personagem bem construída, mostrando a realidade que muitas mulheres passam quando se casam, a autora está de parabéns com a obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que livro !!Fiquei impressionada com a resenha !
    Parece ser uma daquelas leituras que vão mexer com o nosso psicológico e abalar nosso coração !!
    Quero ler e me apaixonar pela leitura como você!
    Simplesmente adorei !!♡

    ResponderExcluir