O livro das Listas - Renato Russo

Título: O livro das Listas
Autor: Renato Russo
Páginas: 220
Ano: 2017
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias, Literatura Brasileira, Não-ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:              
Sinopse: Além de artista compulsivo, dotado de uma criatividade sem limites, Renato Russo era também um ávido consumidor de toda forma de arte. Durante sua vida breve e produtiva, entre um palco e outro, estúdios e turnês, o líder da Legião Urbana usou todo seu tempo livre para descobrir novas obras e revisitar as que amava. Discos, livros, filmes, artistas e referências variadas eram rapidamente integradas ao vasto repertório de Renato, que organizava seu pensamento criativo por meio de listas, muitas listas. Feito a partir das anotações do artista, até hoje inéditas ao público, este livro apresenta um panorama de suas grandes influências acompanhadas de informações acerca dos artistas e obras mencionadas. Reveladoras dos temas de interesse que podem ter influenciado as composições de Renato, as listas não apenas serviam para classificar o que ele já conhecia e para indicar o que ele ainda pretendia ler, ouvir, assistir e viver, como também são uma forma de conhecer o processo criativo de um dos grandes nomes da cultura popular brasileira.

Resenha:

Você já leu ou ouviu algo como "Ele é tão bom autor que eu leria até sua lista de compras do supermercado"? Nunca achei a premissa tão verdadeira até ter esse livro em mãos.

Renato Russo, para mim é uma referência musical, poética e essencial para a minha formação musical pois cresci ouvindo suas letras e sempre me identifiquei com elas.



Nessa edição lindíssima  que lembra um caderno  iremos ter acesso ao que Renato gostava em termos de música, filmes e até atuações memoráveis.

10 pessoas famosas que você convidaria para um jantar:
1- Janis Joplin
2- Marilyn Monroe
3- Gram Parsons
4- Brian Wilson
5- Isadora Duncan
6- Arthur Rimbaud
7- Fernando Pessoa
8- Jesus Cristo
9- Leonardo da Vinci
10- Oscar Wilde

Notamos que a lista acima tem desde personalidades da música, indo até  a poesia e até mesmo passando por Jesus Cristo uma figura religiosa muito importante.

Encontramos também alguns pensamentos, músicas e /ou poemas feitos pelo artista.
Mas no livros não encontramos apenas coisas que ele já havia feito, tem também lista de filmes a assistir, concertos e show a ir. Fico me perguntando se ele chegou a fazer qualquer um desses da lista de"A fazer"....

Mas não só de personalidades e músicas internacionais vivia Renato.
Podemos encontrar citando a música "Maria, Maria" de Milton Nascimento; "Meu menino" de Ana Terra e até mesmo "Mucuripe" de Raimundo Fagner.

O livro em si é uma referência única aos anos 80 e 90, que com certeza nos enriquecer e para alguns ( no meu caso) nos remete a uma nostalgia aonde se consumia bons filmes e boas músicas, principalmente.

Renato era também professor de inglês, e podemos encontrar alguns escritos nesse idioma.Transcrições de música ou composições próprias...

"Também me irrita ainda tudo que percebo sendo autoritarismo e/ou arbitrariedade. Ainda não tenho paciência  nesse campo. Me isolei nos meus estudos por muito tempo, o que aguçou meu espírito critico. Sou ainda perfeccionista e exigente (principalmente no campo estético), mas tudo bem."
(Renato Russo, Só por hoje e para sempre,p.156)





"Filmes favoritos de todos os tempos:
1- I was a Teenage Werewolf
2- Os brutos também amam
3- Vidas amaragas
4- ...E o vento levou
5- The Horror of Party Beach
6- O Picolino
7- Ninotchka
8- O mágico de Oz
9- Madrugada dos mortos
10- Lírio partido. "

"Sempre precisei
De um pouco de atenção
Acho que não sei quem sou
Só sei do que não gosto
E nesses dias tão estranhos
Fica a poeira se escondendo pelos cantos

Esse é o nosso mundo
O que é demais nunca é o bastante
E a primeira vez
É sempre a última chance"
(Música Teatro dos vampiros- Legião Urbana)

Esse é um livro essencial que todos deveriam ter na estante, independente de ser ou não fã de Renato Russo ou do Legião Urbana , pois como já mencionei é um hino, um ode à coisas boas, aos clássicos que todos devem ter acesso e conhecer, nem que seja um pouco porque eu sou da premissa de que você é o que você consome , culturalmente falando.

Muitas coisas das lista eu não conhecia, mas no livro eles explicam sobre um filme ou outro  e colocam curiosidades e fotos sobre ele. Assim como os artistas que Renato cita. Estou completamente apaixonada por essa edição, o cuidado com que foi organizada e o mundo de coisas que nos traz...me deixaram sem palavras, só lendo você saberá do que estou falando.
                                              

E vocês gostam de Legião Urbana?Ou do Renato Russo?Não deixem de comentar.

Então é isso, até a próxima 🖖

10 comentários

  1. Volta e meia eu encontrava esse livro na livraria e dava uma folheada nele, sem compromisso hahaha. Mas depois da sua resenha com certeza irei adquirir a obra! Ouço Legião desde que me entendo como gente. Cada música é uma memória distante que me vem em mente, um momento nostálgico onde muitas das vezes sinto imensa saudade e carinho. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meu pai ouvia muita coisa dele quando eu era criança. Bateu aquela nostalgia por lembrar disso. É uma figura que conheço mais de ouvir falar, algumas poucas musicas e tal. Seria legal saber um pouquinho dos gostos dele e pra quem já é mais velho deve dar muita referencia e lembrar de muita coisa que já viu ou conheceu. Tem musica e filme e muita cultura aí ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Karla.
    Eu não sou nenhuma fã de Renato Russo nem legião urbana, porém confesso que tem algumas músicas que eu realmente gosto muito.
    A coisa toda da lista de supermercado nunca foi tão real hem rsrs, a ideia do livro não deixa de ser original, por isso quero muito conhecer a obra.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Era fã da banda e ainda sou!!! Minha playlist de caminhar, tem muitas músicas da Legião, coisa que faço questão de ouvir todos os dias.
    No livro O Filho da Revolução(um dos meus favoritos) é possível ter acesso a algumas "fotos" das letras do Renato. Coisa pouca, mas que já enche os olhos da gente!
    Eu ainda não tinha visto este livro,mas fiquei literalmente babando na edição. Coisa mais linda de se ter e ler também!
    Vai para a lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive interesse pelo músico ou pela banda, mas nessa sexta-feira, fui à livraria e me deparei com esse livro. após ler sua resenha, me sinto profundamente arrependida de não tê-lo comprado! Além do mais, achei seu blog uma graça!

    https://joaninhaliterariaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Sou fã de Renato, e ver uma obra tão bacana como está só me faz ainda mais interessada em conhecer, já qro!!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Karla!
    Como adoro o Renato Russo e tenho mania de listas também, desde o lançamento, fiquei bem curiosa para ver quais seriam as listas que ele tinha e simplesmente adorei ver sua resenha e saber sobre as listas e organização dele. Deve estar um primor o livro.
    Adorei a lista de livros.
    Desejo uma semana carregadinho de luz e paz!
    “ Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Oi Karla!
    Já ouvi falar sobre esse livro, e apesar de não ser fã do Renato Russo adorei "O livro das listas". Nunca percebi se tenho mania de listas, e gostei bastante da idéia, principalmente por nos permitir conhecer um pouco mais sobre alguém como o Renato Russo, a obra está digna dele!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa um prato cheio para os fãs de Renato Russo,amei saber deste livro já pensou mergulhar nesta mente espetacular, fiquei super curiosa pra conhecer estas listas,só de ler a resenha já fiquei com vontade de criar as minhas.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Sou muito fã de Legião e do Renato e sem dúvida, esse é um livro obrigatório na minha coleção, nossa gostei bastante da capa, o livro parece está incrível, não vejo a hora do meu chegar e me sentir mais próxima do cantor e das décadas de 80 e 90.

    ResponderExcluir