Perdas e Ganhos - Lya Luft

Título: Perdas e Ganhos
Autor: Lya Luft
Páginas: 156
Ano: 2003
Editora: Record
Gênero: Literatura brasileira, romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:      
Sinopse: Maior best seller de Lya Luft, Perdas & Ganhos completa 10 anos de lançamento com edição especial de luxo. Com uma trajetória literária de 30 anos e um repertório de mais de 20 livros publicados, entre romances e contos, poesia, crônicas, ensaios e infantis, Lya Luft firmou-se como um dos maiores fenômenos editoriais do Brasil nos últimos anos. Depois de conquistar milhares de leitores com sua belíssima ficção, a consagração veio definitivamente em 2003, com o surpreendente Perdas & Ganhos, que consolidava para a autora um gênero que ela mesmo define como "nem bem ficção, nem bem crônica", mas uma tentativa de falar diretamente com seu leitor sobre os mesmos temas de sua poesia e de sua ficção: o drama existencial humano.
Sucesso gigantesco de público, o livro, misto de ensaio e memórias, escrito em tom de diálogo -sobretudo com as mulheres, permaneceu por 113 semanas no topo das listas dos mais vendidos e teve os direitos vendidos para diversos países. Para celebrar os 10 anos de lançamento da obra, com quase 1 milhão de exemplares vendidos ao longo desta década, a Record publica agora uma edição especial comemorativa, com capa dura, nova apresentação da autora e texto de capa de Nélida Piñon. Entre as belíssimas crônicas filosóficas sobre a vida e seus mistérios, Lya fala de encontros e desencontros, a passagem do tempo, a infância, a maturidade e a velhice, as dificuldades do convívio amoroso, as relações familiares, a interrogação da morte e da própria vida.
Lya Luft é uma mulher de seu tempo, e sobre ele dá seu testemunho em tudo o que escreve, especialmente neste livro. Uma mulher madura que já experimentou perdas e ganhos, mas mantém o otimismo, ama a vida, se diz "um bicho de sua casa" - embora pouco doméstica, considera sua família o centro da vida, e a vida mais importante do que a literatura. Neste primeiro livro seu publicado pela Record há 10 anos, que ganha agora uma edição comemorativa especial, com capa dura, nova apresentação da autora e texto de capa assinado por Nélida Piñon, a romancista, cronista e poeta convida o leitor para refletir ao seu lado, indagar, contemplar e admirar o mundo. "Não somos apenas vítimas de fatalidades", diz. "Somos também senhores de nossa vida."
Num misto de ensaio e memórias, em Perdas & Ganhos, Lya retoma diversos temas de O rio do meio - livro publicado em 1996, vencedor do prêmio de melhor livro da Associação Paulista de Críticos de Arte. Considera o ser humano ao mesmo tempo bom e capaz, fútil, medíocre e até cruel. Embarcado numa vida que é um dom, um mistério, e uma conquista a cada momento. Lya acredita que ¿a felicidade é possível, que não existe só desencontro e traição, mas ternura, amizade, compaixão, ética e delicadeza.¿ Sobre isso dialoga, aqui, com seu leitor.
Entre alegrias, descobertas, decepções e buscas, em Perdas & Ganhos a autora busca dar um testemunho pessoal sobre a experiência do amadurecimento. Convoca o leitor para ser seu amigo imaginário: cúmplice e companheiro de reflexões que vão da infância à solidão e à morte, ao valor da vida e à transcendência de tudo. Lya divaga, discute e versa, com ímpeto, compaixão, e muitas vezes bom humor, sobre velhice, amor, infância, educação, família, liberdade, homens e mulheres, gente de verdade... e conclui que o tempo passa mas as emoções humanas não mudam, revelando que é preciso reaprender o que é ser feliz. Um livro sensível, delicado e inquietante de uma das mais importantes escritoras brasileiras da atualidade, premiada pela crítica e consagrada pelos leitores.

Sou a orelha encostada na conha da vida, sou construção e desmoronamento, servo e senhor, e sou mistério. página 33 
Resenha: Começo a resenha com essa frase, que melhor me descreve. Raramente encontro em um livro uma frase que se encaixa na minha personalidade e essa, com certeza, é a melhor que poderia sutilmente me descrever.

Esse é o segundo livro que leio da Lya Luft e não poderia ter sido em melhor momento e melhor leitura desse mês e ano. Não vou cansar de dizer que ela escreve muito bem e dialoga com o leitor como se tivesse ao lado dele. É impressionante como ela externa coisas, momentos dos seres humanos, tão frágeis e cheios de temores. Esse livro é sobre a vida e seus percalços. A vida em suas fases, a vida quando criança, a vida na adolescência, a vida na velhice, bom que chega até lá.

Lya tem o dom de escrever frases impactantes e que vai direto a quem passou ou irá passar por coisas que correm na nossa vida. Todas as fases têm coisas boas em ruins. Portanto, se formos sábios, certamente, iremos aproveitar cada uma delas, se não vai viver em lamúria. Quão lastimável é um ser humano assim. Existe? Sim! Muitos e espero que um dia eles evoluam ou pelos menos, não machuquem ninguém a sua volta. O mundo já é um caos, pois é isso que fazemos dele, ao invés de vive e aproveitar as belezas da vida. Tudo gira em todo de dinheiro e continuará assim. E não se engane ninguém muda. Elas somente se revelam o que sempre foram.
Nesse curso entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas, nos proporciona uma sucessão de ganhos.
Lya fala em alguns capítulos sobre perdas. Várias delas. Perder um ente querido, um amigo, uma oportunidade, enfim... Ela desmembra essas perdas e não faz uma reflexão sobre elas. Cada uma delas, assim como os ganhos. Sempre, de alguma forma na vida há ganhos. Cada um entende a sua maneira o que é ganho e o que é perda.... é relativo como tudo na vida é, ou pelo menos algumas coisas.

Luft escreve várias frases para refletirmos sobre nós, como quem somos, sobre a vida e o que há nela. O que ver, o que aproveitar. É uma leitura fluída e suave. De fácil entendimento e que não faz de muitas maneiras questionar o que somos o, O que fazemos. O que deveríamos fazer. O que ganhos e perdemos na vida e o que é belo e não enxergamos.

Esse livro é mais que indicado, por enquanto é o melhor dela, já que é meu segundo, porém creio que existiram outros que me fascinaram.
Deixo essa frase que me fez refletir sobre algumas coisas e momentos da minha vida e que eu seja sábia nela.
O equilíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar.

14 comentários

  1. Raquel!
    Muito bom ver que começamos o mês com a resenha de um livro fabuloso.
    A Lua Luft parece ter vivido várias vidas em uma só, já que consegue trazer a vivência de várias fases de nossas vidas e com palavras impactantes, que tocam nossos corações e nos enlevam a alma.
    É um daqueles livros que todos temos de ler.
    Que outubro venha carregado de boas energias!
    “O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.” (Franz Kafka)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que esse não seria um livro que leria fácil. Olhando assim de cara ele tem um jeito interessante pelas coisas que fala, mas não seria um assunto que me chamasse atenção de cara e fosse pegar sem receios.
    Mas achei legal o que falou na resenha. Ver como a autora escreve, esse jeito que nos deixa mais próximo dela pela forma da narrativa. Livros assim acabam prendendo mais a gente né, acho bom. E por falar de fazes da vida, de perdas e pela forma como isso parece ser feito parece que acaba deixando umas boas lições e umas coisas que a gente vai se identificar e ter um impacto. A graça dele parece estar em fazer com que paremos para refletir sobre coisas da nossa vida. É um livro que é bom ler no momento certo, parece uma boa dica no fim das contas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel.
    Eu adorei a premissa desse livro.
    O fato de que tem frases impactantes ja me deixou bem curiosa, eu sou um pessoa que tenho muito medo de perder meus famíliares, sei que essa é uma leitura que eu preciso ler, adorei essa capa e não vejo a hora de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Hey,

    Nunca li nada da Lya Luft, e nem conhecia nenhum livro dela, mas adorei conhecer esse, parece ser daquelas leituras bem envolventes, pretendo ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá, o interessante da escrita da autora é que ela tangencia o cotidiano da vida das pessoas, seja com momentos bons, seja com momentos ruins, como quando ela fala de perdas. A singularidade de Lya me deixou animado para conhecer sua escrita. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia este livro, mas gosto de conhecer novos livros da literatura brasileira, ainda mais por ser romance, então após ler sua resenha, acabei adicionando este livro em minha lista de leituras, a história parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro e nem a autora. Mas fiquei bem interessada nele. Esse parece ser daquele tipo de livro que nos faz refletir depois, e já percebi que essas frases são bem impactantes mesmo. Parece ser o tipo de livro que todos devem ler.
    Adorei a dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Raquel! Nunca li nada da autora, mas vi que estou perdendo muito não lendo. Achei as frases que você postou realmente bem reflexivas e sensacionais. Adorei essa: "Nesse curso entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas, nos proporciona uma sucessão de ganhos". Esse livro promete uma leitura bem profunda e reflexiva. Já entrou pra minha lista de leituras. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi mana, pela sua alegria o livro foi maravilhoso mas eu tenho que dizer na verdade eu nunca tinha ouvido falar dessa escritora tanto que eu fiquei meio perdida no início da resenha porque eu sou consegui pensar " Jesus a mulher é super famosa e não sei pra onde ela vai", mas aí vivendo e aprendendo. Eu achei interessante o livro embora não possa dizer que irei ler, mas obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia essa autora, gosto bastante de livros que mexem com a gente, em que nos identificamos e que nos faz pensar na vida, pela sua resenha essa foi uma leitura maravilhosa e assim que tiver um tempinho também vou ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel.
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas sempre ouvi boas críticas sobre seus livros.
    Depois dessa resenha fiquei bastante curiosa para conhecer a escrita da autora.
    Os quotes que você colocou na resenha são ótimos. Realmente nos faz refletir!
    Já vai para a lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Que livro super interessante, a forma de falar sobre as vidas e indas e muito maravilhosa, a frase que foi colocada realmente é interessante, faz você pensar em tudo. Gostei do livro e espero poder ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Raquel. Gostei muito dos quotes que você selecionou, realmente a autora tem frases bem marcantes. Não é uma leitura que eu pretenda fazer, pelo menos no momento. Mas sempre ouço elogios à Lya Luft.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Raquel, pude perceber que é um livro com o intuito bem psicologico, que nos faz refletir sobre a vida, sobre os noso atos e o que acontece ao nosso redor, em como podemos nos impor nos momentos de perda e também de ganhos, que pode nos fazer pensar em realmente viver a vida de forma mais plena e não apenas existir. Espero ter a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir