O Perfume da Folha de Chá - Dinah Jefferies

Título: O Perfume da Folha de Chá
Autor: Dinah Jefferies
Páginas: 432
Ano: 2017
Editora: Paralela
Gênero: Ficção, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Um homem atormentado por seu passado. Uma mulher diante da escolha mais terrível de sua vida.

Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império.

Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos.

Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.

Resenha: O Perfume da Folha de Chá é um romance histórico, ambientado no Sri Lanka em 1925, escrito por Dinah Jefferies e publicado pela Editora Paralela, da Companhia das Letras

Gwen é uma moça de dezenove anos que vivia feliz com seus pais na Escócia, até que conheceu Laurence, o proprietário de uma das fazendas de chá mais prósperas de todo o império, que vivia no Ceilão, um lugar estranho, com gente estranha e uma língua que ela não compreendia, além do mais Laurence tinha trinta e sete anos e seu pai não gostou muito dessa união, por causa da diferença de idade e por saber que a filha iria viver tão longe da família em que cresceu.

Mas ela casou, ele voltou para o Ceilão a fim de preparar a chegada da esposa e tempos depois ela vai encontrá-lo. Chegando lá o marido está atrasado e ela conhece Ravi, um simpático local que a ajuda e a leva a um hotel, para que não fique esperando o marido sozinha, na rua. Quando Laurence chega, não fica muito contente por ela conhecer justamente Ravi, mas a coisa pára por aí e por hora ele esquece o assunto.

Eles tiveram uma - ótima - lua de mel na Escócia e ali, hospedados no hotel, têm outra. Mas ao chegar na fazenda, tudo muda, Laurence fica frio e distante e nem dorme no mesmo quarto da esposa! A Procura de vez em quando e até é bem carinhoso, mas não é mais o mesmo homem que ela conheceu. O tempo passa e Gwen acaba meio que se adaptando àquela vida diferente. Os empregados da casa são arredios e é difícil para ela fazer-se obedecer no começo, além disso a irmã de Laurence parece que só vive para incomodá-la.

Laurence é viúvo e aos poucos ela vai pescando uma e outra coisa, vai descobrindo sobre o passado do marido e vai montando as peças do quebra cabeças até começar a entender o marido, que hora é muito carinhoso, hora é completamente arredio.

Gwen engravida e agora parece que ela finalmente será feliz com Laurence, entre montar o quarto do bebê e administrar a casa, o tempo passa e ela descobre que espera gêmeos. Quando os bebês nascem a vida dela desmorona de vez, algo terrível acontece e ela vai ter que escolher entre esconder a verdade do marido e sofrer sozinha, apenas com a ajuda de Naveena, que havia sido aia de Laurence e é completamente fiel à nova patroa ou contar a verdade ao marido e ver seu casamento acabar de vez.

Não vou contar o que aconteceu porque esse é o grande mistério do livro, só posso dizer que o li todinho até finalmente, ter uma explicação, porque eu mesma, não tinha nenhuma.

Será que apesar de todos os problemas que Gwen enfrenta: uma cunhada mimada e perturbada, uma amiga do marido próxima demais, a desconfiança de o que aconteceu para um dos seus filhos nascer "diferente", a divisão de classes que os empregados vivem, um investimento errado de Laurence que pode causar a sua ruína e as descobertas acerca do passado do marido...será mesmo possível ser feliz?

Vamos conhecer uma estória forte e comovente. Um amor lindo e frágil demais. Pessoas que deveriam compartilhar a confiança, não conseguindo confiar uma nas outras. verdades que, se contadas, evitariam dor e sofrimento. Uma estória de superação, de amor, de amizade e acima de tudo uma estória onde aprender a confiar é o fundamental para poder amar de forma livre, sem amarras!

É uma leitura forte, aliás, é um tema forte, os percalços  que Gwen passa são difíceis de superar e a culpa que ela vai sentir será imensa.

Não é o tipo de leitura que eu dou prioridade, porém desta vez eu resolvi sucumbir à curiosidade que a capa me causou e não me arrependi!

Capa linda aliás, com uma diagramação perfeita é uma leitura que flui maravilhosamente bem, trás personagens muito bem construídos, uma narrativa bem acelerada, que não descreve muito cada cenário - o que não fez falta -  afinal o espaço de tempo é bem grande, eu super indico a leitura! Adorei cada página!


13 comentários

  1. Que segredo é esse gente, tô aqui surtando por isso, você me deixou ainda mais curiosa com essa resenha, vou ter que ler o mais rápido possível. Gosto muito de livros com um bom mistério e esse parece um desses.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da premissa desse livro e ele parece ser daquelas leituras que surpreendem pelas reviravoltas e sentimentos fortes. Os segredos escondidos, a dor, a confiança e o passado dos personagens, todas essas coisas parecem fazer da história algo forte e que deixa no pensamento depois, faz a gente ficar com ela na cabeça. Me deixou bem curiosa essa personagem da Gwen e tudo que ela passa, as coisas que esconde. Acho que a graça do livro todo está nos segredos dos personagens e se isso não deixa um curioso não sei o que mais deixa então! Queria ler.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nem um livro da autora Dinah Jefferies; Gosto de livros de romance histórico e mistério, então acabei me interessando em ler este livro, fiquei curiosa para saber o que acontece com Gwen, então adicionei este livro em minha lista de leituras e espero conseguir ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  4. Olá, apesar de aparentar ser uma trama com ritmo lento, a estrutura literária bem elaborada da obra deixa o leitor curioso para descobrir o que gera essa bipolaridade em Laurence. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Denise!
    Que livro é esse tão carregado de segredos?…
    Gostei por vários motivos: se passa no início do século XX e estou na torcida que tenha descrições sobre a época no livro; se passa no Ceilão, um país que pelo menos eu nunca li um livro ambientado lá; a influência da irmã de Laurence sobre ele; o passado com a ex mulher e claro, o que acontece após Gwen ter o bebê…
    Desejo uma ótima semana produtiva!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. Eu consegui esse livro em uma troca, e estou só esperando ele chegar. Eu achei a história desse livro, bem diferente da maioria dos romances históricos que eu leio. E já deu pra perceber que é uma história bem forte mesmo, e com uma trama bem complexa. O livro todo parece ser muito bom, e essa capa está super linda mesmo! Espero gostar desse livro também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise.
    Eu li esse livro e confesso que Adorei e assim como você também fiquei pensando em qual desfecho autora daria para esse livro Porque para mim aquilo realmente não tinha explicação Mas enfim o mistério do livro é muito bem trabalhado os personagens são incríveis e essa é uma história realmente muito comovente que mostra bastante como era difícil a vida da mulher naquela época.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já tinha lido resenha sobre esse livro, porém não me lembro onde foi. A historia é muito interessante, vemos um casal que vive de uma maneira tão estranha. O livro me deixou super curiosa por conhecer a vida desse casal.

    ResponderExcluir
  9. Olá Denise! Esse suspense me mata de curiosidade! É tão estranho ver que antigamente as pessoas se casavam sem nem mesmo ter informações básicas dos (as) parceiros (as). Com Gwendolyn não foi diferente e essa trama cheia de segredos promete muita emoções. Não tenho nem ideia do que possa ser esse segredo, o jeito é ler pra descobrir. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Denise.
    Quero muito ler esse livro.
    Li várias resenhas positivas sobre ele.
    Estou mega curiosa para saber como Gwen lida com todas essas questões com o seu marido, os "empregados" e etc.
    Essa capa realmente é muito linda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Agora já estou louca para descobrir o que foi que aconteceu que a Gwen não pode contar para o marido; acho bem triste quando acontece de a mulher casar e depois de um tempo o marido se torna alguém totalmente diferente, fiquei curiosa para descobrir mais da história da Gwen e espero poder ler logo o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Essa capa é linda mesmo! Também não é o tipo de livro que eu costumo ir muito atrás, mas fiquei bem interessada por todos os segredos que rondam a história. Também achei muito atraente uma história que se passa no Ceilão, nunca li nenhuma descrição do país.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa com o segredo e do porque um dos filhos nascer diferente e que capa lindissima. Até o título dele me atraiu. Fiquei realmente curiosa com o livro e em saber do passado do marido dela, vou anotar sua dica. Beijos.

    ResponderExcluir