A Verdade por trás do Google - Alejandro Suárez Sánchez - Ocaña

Título: A verdade por trás do google
Autor: Alejandro Suárez Sánchez - Ocaña
Páginas: 300
Ano: 2013
Editora: Planeta
Gênero: Tecnologia da informação, Privacidade, Segredos comerciais
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:              
Sinopse: Você certamente já conhece a história de Sergey Brin e Larry Page, os dois jovens engenheiros americanos que fundaram o Google em 1998, uma das empresas mais valorizadas e admiradas da atualidade. Mas o que você não conhece é a história oculta dessa multinacional. Quais são as verdadeiras intenções do Google? E o que ele pretende fazer com todas as informações que tem a respeito de nós? Com essas perguntas em mente, o autor de A verdade por trás do Google tenta descobrir tudo o que há por trás da empresa. A partir de documentos e de uma série de entrevistas com pessoas do setor e com ex-funcionários, ele analisa as agressivas práticas da empresa, sua incrível expansão e sua relação delicada com algumas concorrentes. Polêmico e surpreendente, este livro vai mostrar o outro lado de um dos gigantes da internet.
Resenha: O livro retrata não só o que o escritor acha/pensa do Google, mas também coloca fatos/ acontecimentos da própria empresa. 

Mostrando como é que eles agem. Dizem ser algo que não só visa dinheiro, ou seja, lucro e só o lucro de tudo que eles têm; desde o site, até os aplicativos que são possíveis de alguma forma ser cobrado mesmo que não vejamos isso acontecendo. Pode ser por clique em algo da página deles, ou outra página que ele direciona a pessoa que está usando o computado ou celular, já que até o Android é deles. Isso me surpreendeu muito. Não sabia que também é deles e, eles barateiam para depois cobram de alguma forma, ou melhor, cobram por propagandas que estão e vários apps que baixamos do play store.

   Esse livro me abriu a mente e creio que todos devemos  lê-lo, pois eles tem acesso a muitas informações nossas. Pessoais ou não, então é melhor fica de olho.
  
   O autor escreve e dá exemplos de tudo de uma forma simples, sutil e objetiva. Não poderia ter entendido melhor. Ele exemplifica tudo de um ponto de vista neutro para que compreendamos o que ele quer dizer em cada novo capítulo. Os assuntos se interligam e são de fato contundentes. Portanto, livro mais que recomendado. Vem cá para os seus olhos serem abertos com relação ao gigante Google. De bom ou mau todo mundo tem um pouco, porém tudo tem um limite e me parece que eles não tem...

13 comentários

  1. Li um livro parecido uma vez, falando de um dos primeiros funcionários do Google e como foi toda a criação da empresa e esses negócios por trás de tudo que tem lá. É interessante mesmo por abrir nossos olhos pela forma como tudo funciona e etc. Mas confesso que não é lá meu tipo de livro. Não sei se leria esse.

    ResponderExcluir
  2. Não é meu tipo de livro. Mais e muito interessante ver a história de uma coisa que a gente usa todos os dias e saber como e onde surgiu.

    ResponderExcluir
  3. Olá, é inegável que o Google é o site de buscas mais popular do mundo, mas saber coisas sobre a empresa nunca passa pelas nossas cabeças e esse livro traz tal oportunidade, sendo um prato cheio pra quem é íntimo do mundo virtual. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Raquel!
    Também não sabia que o sistema Android era da Goggle.
    Pelo visto deve ser um livro bem instrutivo, principalmente para nós que usamos o Google diariamente.
    Com toda certeza eles visam sim lucros, caso contrário, não teriam tantos artifícios e cada vez criando mais.
    Desejo uma ótima semana produtiva!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel.
    Eu sempre sou suspeita em relação as minhas informações pessoais, por isso digo que achei interessante a ideia do livro o fato de que ele demonstra isso de maneira simples é demais, quero ler com toda certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante este livro para quem tem curiosidade em saber mais sobre o Google, mas não faz meu estilo de leituras, então não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada nele. Confesso que normalmente não gosto de livros assim, mas eu tenho bastante vontade de conhecer mais sobre o Google, e acho que realmente vale a pena ler esse livro. Adorei a dica :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu não sou de livros assim, mas mostrou um tema bem interessante. Realmente não temos algo concreto sobre o Google, sempre temos coisas básicas. Eu gostei de saber um pouco sobre esse livro, fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Olá Raquel! Que livro interessante. Acho bem legal o autor querer abrir os nossos olhos em relação à empresa e isso serve para tomarmos cuidado com o que fazemos com os aplicativos e sites relacionados. A capa é bem bonitinha e o título chamativo para cativar os leitores. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel.
    Esse livro parece ser bem interessante. Ainda mais nos tempos de hoje em que utilizamos as mídias sociais, ferramentas de pesquisas e apps da google.
    Com certeza irei ler para saber mais sobre o assunto!
    Que bom que a narrativa é bem direta, clara e imparcial!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Que todas as empresas, por mais que digam que não, sempre visam o lucro, até porque quem quer fundar algo se não poderá sobreviver disso? Quanto as informações que eles possuem, hoje em dia é quase impossível não ter nenhuma informação sua na internet, na era digital em que vivemos isso se tornou algo fora do nosso alcance, o livro não me interessou muito e não pretendo lê-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Acho muito interessante conhecer os bastidores das grandes empresas. É uma aula de marketing e também serve para abrir nossos olhos para o que está por trás do que consumimos. Até porque nos dias de hoje informação é um dos produtos mais caros e valiosos e nós somos os consumidores mais ávidos! E eles sabem aproveitar isso como ninguém.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, que coisa interessante esse livro quer nos passar, quase uma utilidade pública já que todos se não a maioria usam google e seus relacionados, sendo que sabemos realmente pouquissima coisa do que realmente acontece ali por trás. Vou aderir a dica e me informar mais. Beijos

    ResponderExcluir