Tag: GOT Literário - Parte I


Para nós que amamos ler e assistir filmes e séries!

Esta tag foi criada para nos divertir e pensar em como podemos comparar alguns personagens aos livros. Como já sabemos (ou não), Game of Thrones é uma série de TV que apresenta o continente fictício de Westeros e Essos, mostrando as violentas (põe violentas nisso) lutas pelo poder entre as famílias nobres para obter o controle do Trono de Ferro dos Sete Reinos. Trata-se de um seriado de fantasia e drama transmitido no canal de tv HBO (💕).


1. A Primeira personagem que escolhemos foi a "Daenerys Targaryen"( Rainha ou protetora?)
Uma mulher que foi expulsa digamos assim de sua própria terra, tendo que sair fugida com seu irmão para terras longínquas e desconhecidas, afim de não sofrer alguma tentativa de assassinato (o que é muito comum nesta série).

O livro que achamos bem a cara dela foi A Rainha Vermelha, da Victorya Aveyard.
Mari passa por situações semelhantes a Dany, e no decorrer do livro também se torna forte e destemida quanto a seus inimigos, uma pena ela não ter dragões, hahaha!




2. Jon Snow (O sensato que renasceu das cinzas). O pobre rapaz faz parte uma linhagem ao qual é uma das mais fortes, porém não faz ideia. Passou por poucas e boas até chegar onde está, Rei do Norte, representante da Casa Stark, a queridinha de todos os fãs da séria.

Um livro ou trilogia que possui um personagem semelhante é O Senhor dos Anéis do autor J.R.R. Tolkien, onde Aragorn, que, sendo descendente direto do último rei, é o herdeiro legítimo do trono de Gondor, e também não teve a vida que merecia.



3. Rainha Cersei (Cobra venenosa). Pensem numa mulher capaz de tudo para continuar no poder, pois é, essa é a Cersei. Atualmente rainha dos sete reinos, e que já declarou q
ue irá passar por cima de todos para continuar no tão cobiçado trono de ferro.

O livro com a personagem que é a cópia dela é o Filha da Floresta, da autora Juliet Marillier. Lady Oonagh, uma bruxa literalmente, foi capaz de tudo para conseguir o que queria, manipular os senhor de uma grande terra e guerreiro mais destemido do lugar. Tudo isso pelo poder.




4. Tyrion Lannister (O mais inteligente conselheiro e grande jogador). Um filho desprezado, um irmão odiado, e tudo por ter nascido diferente. Mas ele apesar de sofrer com esse desprezo, não deixou de ser brilhante. Tem uma mente incrivelmente astuta, e ao invés de ficar pelos cantos lamentando, foi jogando politicamente entre os que os odiavam e ganhando atenção por outros jogadores da corte. E hoje está numa posição em que nunca se imaginaria que ele estaria, ao lado de uma possível rainha.

O livro que o representa sem dúvida nenhuma é Extraordinário, de R. J. Palacio. Auggie teve que prova para todos que apesar de ser diferente, não era inferior e era capaz de fazer tudo como todos os demais coleguinha
s. É claro que são histórias paradoxais, porem os dois personagens tem a superação e força de vontade para seguir em frente, exatamente iguais.



5. Sansa Stark (Inteligente ou fingida?). A pobre moça comeu o pão que o diabo amassou desde que seu pai fora assassinado, e assim como seus irmãos foi obrigada a ter um destino ditado pelos outros, outros esses nada bonzinhos. Porém hoje ela se mostra observadora e dar umas pitadas de inteligencia e jogadora.

O livro que a representa O Beijo das Sombras (Academia de Vampiros), da Richelle Mead. Lissa Dragomir também é uma adolescente com sangue azul que até saber usar sua autoridade de princesa, foi manipulada e passou por momentos bem tensos para continuar viva.



6. Arya Stark (A criança que está roubando a cena). Assim como sua irmã, não teve a sorte viver como deveria. Foi obrigada a cair num mundo de violência e manipulação, mas como uma Stark que é soube usar a sua inocência a seu favor. E hoje esta tentando (até agora com sucesso), vingar as mortes de seus pais, irmãos e lobos.

O livro escolhido para representa-la é A Profecia do Pássaro de Fogo, da Melissa Grey. Echo ainda criança teve que aprender a se virar sozinha. E hoje já adolescente carrega uma grande responsabilidade nas costas, e assim como Arya, ela está convicta e perseverante na sua missão, vingar aqueles que sofrem por um jogo de poder entre pessoas muito cruéis e ambiciosas.



7. Khal Drogo (Melhor mocinho selvagem). Lindo, másculo e incapaz de sentir medo de nada. Foi o grande amor da Daenerys, o que fez por ela um juramento de vingar sua família morta, mas que infelizmente por ser imprudente em uma de suas lutas acabou morrendo, mas não deixando de ser importante para a Mãe dos Dragões. Deixou-lhe a lealdade do seu povo (por um tempo questionada), para ajudá-la a conseguir conquistar o grande Trono de Ferro.

O livro que pode muito bem representar esse personagem é o Como Eu Era Antes de Você, da Jojo Moyes.  Will Traynor, apesar de ser um guerreiro de uma forma diferente, fez pela mocinha o mesmo que o Khal fez pela Dany, deixou-lhe com uma expectativa de vida diferente.



8. Rei Joffrey Baratheon (Pior vilão). Criatura desprezível, que foi moldado pela mãe e pelo avô a personificação do mal. Um rei que adorava brincar de deus, e tornar a vida várias pessoas um inferno, inclusive uma já citada, Sansa Stark.

O livro com o personagem que é quase gêmeo dele é o A Prisão do Rei, também da Victoria Aveyard. Maven se tornou rei através de jogos pela coroa nada honestos, e assim como Joffrey, foi moldado pela mãe, ele sente prazer em ver o sofrimento dos outros, a impor seu poder, porém no fundo é um grande covarde.



9. Brienne de Thart (Fiel guarda-costa e guerreira). Pensem numa mulher que não baixa a cabeça para ninguém, essa é a Brienne, que fez uma promessa a uma Stark a beira da morte, de proteger uma de suas filhas e ser fiel a Casa Stark até que essa briga pelo trono acabasse.

O livro que também possui um personagem com a mesma filosofia que ela é o Senhor dos Anéis ou para variar um pouco, As Duas Torres, do autor J.R.R. Tolkien. Légolas um elfo lindo de morrer(nisso ele difere da Brienne) e que não tem medo de ninguém, excelente guerreiro, jurou assim como a Brienne lutar e proteger os Hobbit's, que tinham a missão de destruir o Um Anel e acabar com uma guerra por poder e subjugação.



10. Lorde Petyr Baelish (Mindinho/O falso amigo). O cara é um oportunista nato. Aquele que joga através da manipulação e mentiras. Está sempre atras de alguma porta escutando e articulando algo, sempre para benefício próprio.

Não pude deixar de pensar no livro Cuco, da Julia Crouch, onde uma "amiga" se aproxima da mocinha pedindo ajuda e no final se mostra igual ou pior que o Mindinho; ela é singular e cheia de planos para tomar o que lhe é mais desejado, a vida da amiga. Casa, marido... tudo.
"Cuco é um pássaro que rouba outros ninhos...

E aí gostaram? Breve faremos a segunda parte, afinal Game of Thrones tem muitos personagens e não daria para colocá-los todos aqui sem que ficasse muito extenso.

Esta Tag foi criada por mim (Márcia) para o Blog Eu Pratico Livroterapia, se você quiser usar, fique à vontade, só não esqueça de dar o devido crédito! 😉

Bjs e até a próxima!!💋💋

13 comentários

  1. Olá Marcinha, tudo bem?
    Eu ainda sou uma iniciante em Game Of Thrones e estou começando a assistir a série agora. Adorei a ideia da TAG, mas eu peguei alguns spoilers ao longo dos tópicos. Não em problema hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Mar adorei a Tag e vi sim muito dos personagens dos livros que li ❤

    ResponderExcluir
  3. Adorei Mar 😍😍😍😍!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá !!
    Ainda estou querendo começar a assistir Got mas ainda vou ..
    Adorei a tag !
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Mah!
    Adorei a TAG e embora não assista GOT, já conheço todos os personagens do tanto que já li pela internet, rsrsrs.
    =)

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcynha, gostei da TAG e achei legal que você escolheu Como eu era antes de você pra representar Khal Drogo e ambas as companheiras de Will e KHal são interpretadas pela mesma atriz haha. Dos livros que você citou eu destaco O beijo das sombras, eu li essa série e é uma das minhas queridinhas e quero ler Filha da Floresta ;)

    ResponderExcluir
  7. Amo GOT, é minha série preferida. A série possui tantos personagens marcantes que amo e odeio. Nem gosto de pensar que está terminando. Adorei a ideia da Tag muito criativa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcinha,
    Não sei praticamente nada de Game of Thrones, estou adiando a leitura porque ainda não tenho os livros físicos, e apesar de preferir ler antes de assistir a série, acho que vou ter que fazer uma exceção viu? Porque está cada vez mais complicado segurar a ansiedade, são tantos elogios e fãs dessa trama riquíssima do aclamado George R. R. Martin que não posso mais ficar de fora disso!
    Adorei a TAG, muito bem elaborada e criativa ;)
    Li apenas o primeiro volume da série A Rainha Vermelha, mas estou doida para ler os demais livros, pois essa trama me fisgou.
    Auggie é um garoto Extraordinário, você descreveu muito bem esse personagem tão especial.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a Tag! Não conheço os personagens de GOT (nunca li os livros nem assisti a série), mas adorei as referências!
    Dos livros citados, só li Extraordinário e Como Eu Era Antes de Você.

    ResponderExcluir
  10. Olá, incrível a semelhança com esse personagens encontradas em outros livros, principalmente a da Daenerys (rainha né amores) com a Mare, achei tudo a ver. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Aaah, eu amei essa tag e a maioria dos livros que você escolheu. MDS, que capa é essa de A Profecia do Pássaro de Fogo? Coisa mais linda. Também gostei bastante de conhecer um pouquinho dos personagens e do universos dos livros citados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou in love com essa capa de O Pássaro de Fogo também!!

      Excluir