A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder e Klaus Hagerup

Título: A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken
Autor: Jostein Gaarder e Klaus Hagerup
Páginas: 180
Ano: 2003
Editora: Seguinte
Gênero: Literatura infantojuvenil, Literatura norueguesa
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva | Amazon
Nota:   
Sinopse: Nils tem doze anos e acaba de voltar das férias escolares de verão, passadas em companhia de sua prima Berit, na cidade de Fjærland, interior da Noruega. Para não deixar de se falar, os dois decidem escrever um diário e remetê-lo de uma cidade a outra pelo correio.

Já de início, porém, parece haver algo de misterioso no diário de Nils e Berit. Ao comprá-lo numa livraria, Nils conhece uma mulher estranha, alguém que ele e Berit haviam visto de passagem durante as férias. A mulher faz questão de ajudar Nils a comprar o diário - uma esquisitice que ele não deixa de contar à prima já em sua primeira "carta".

Em Fjærland, Berit se põe a segui-la. Diante da casa da mulher, Berit "furta" um pequeno envelope da caixa de correio. Dentro, encontra uma carta vinda da Itália, endereçada a uma certa Bibbi, que menciona um sebo em Roma. O estabelecimento guardaria não apenas livros raros, mas também livros ainda não escritos. E um desses livros se refere a uma certa "biblioteca mágica".

Toda essa história Berit conta a Nils em sua primeira carta. A aventura mal começou, mas o leitor já se vê mergulhado num grande mistério. Quem é Bibbi e que biblioteca mágica é essa? É um caso para os pequenos detetives Nils e Berit investigarem a fundo - e tudo aquilo de que o leitor precisa para se divertir pelas páginas restantes. Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, numa trama cheia de suspense e aventura.



Resenha: 

O livro é divido em duas partes: O livro de cartas e A biblioteca.

Na primeira parte conhecemos dois jovens que são primos. Moram em cidades diferentes na Noruega, ou melhor, no interior da Noruega e aceitam a bela ideia de uma moça para que escreverem um livro de cartas, para se corresponderem enquanto estão em período de aula e não podem visitar um ao outro, então não só sobre o dia-a-dia deles, mas também tudo que vai acontecendo a sua volta. No dia que ele, Nil, vai comprar o livro uma senhora, chamada Bibbi Bokken dá um valor para ajudá-lo a comprar o livro e ele aceita, mas a acha misteriosa e acaba escrevendo tudo isso para sua prima Berit. A imaginação sobre essa mulher corre solta e eles acreditam que ela está construindo ou tem escondida uma biblioteca mágica em Fjaerland, exatamente na cidade onde Berit mora. Será mesmo ou esse dois jovens são bem imaginativos?

O livro tem uma linguagem simples, delicada singela e fala além das crianças e da biblioteca da Bibbi Bokken, ou que eles supóem existir, mas também de outros livros, escritores e diversas citações que eu não me com tentei e anotei tudo em meu caderno de frases. Cada citação é sutil e suave. A pureza desses dos jovens é bela demais.

Impossível não recomendá-lo! Se você é como eu que ama e é fascinada por livros. Leia! E entre nesse mundo de cartas, livros, aventuras de dois pequenos jovens e saia cativada por essa bela história.

Já na segunda parte Nil e Berit vão a casa da Bibbi Bokken e descobre não só a biblioteca particular dela, mas também quem a está ajudando, sim, o italiano. Cada personagem ajuda a tornar a história mais encantadora e a entendermos nessa segunda parte. Bibbi fez sutilmente dois adolescente escreverem um livro e o vilão da história pode ser o mesmo da vida real. Preste atenção nos detalhes. Sim! Em todos eles...kkkk

Também lemos um pouco como surgiu o livro, como foi escrito o primeiro livro e a classificação de livros de Dewey. Cada livro que ela tem é torna sua biblioteca mágica. Há três livros incunábulos. Pesquise e entenda o que significa essa palavra. Terá entender outras coisas com o qual os livros nos traz. Cada livro é único e guarda um segredo, um mistério, uma beleza, um conselho, enfim é especial.

10 comentários

  1. Raquel!
    Já li um outro livro da Jostein Gaarder e foi uma leitura fabulosa.
    Gosto quando a leitura nos leva a questionar algumas coisas e a filosofar sobre alguns de nossos comportamentos e acredito que nesse exemplar, traz um pouco isso, porque são novas posturas adotadas e reflexivas.
    “Não saber é o que torna nossa vida possível.” (Lya Luft)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, pelo que li o livro tem personagens encantadores e a história parece ser misteriosa e especial mesmo o livro sendo curto. Gostei da resenha e pesquisei rapidamente incunábulos, mas o google não ajudou muito kkkk vou pesquisar mais ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá, os personagens da obra parecem ser muito bem caracterizados, por isso é difícil não se encantar por eles. O livro é perfeito para ler de uma vez só, ainda mais neste frio. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel, tudo bem?
    Acho que esta deve ser uma história bem rapidinha de ler. Gostei do enredo e fiquei bem curiosa para desvendar esses mistérios.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo que envolve biblioteca, livros, mágicas,já me chama atenção. Vou ler e indicar para meus filhos e sobrinhos que com certeza irão gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Esta estória me pareceu realmente encantadora, e o que mais me chamou a atenção foi pelo fato de retratar um pouco sobre o surgimento do primeiro livro, e de suas classificações, além de acompanhar a vida desses personagens, podemos adquirir alguns conhecimentos sobre as obras literárias, enfim, quero adquirir meu exemplar.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nada da literatura norueguesa.
    Mas estou totalmente encantada com a premissa, Gosto de história que promove o amor à leitura.
    E que capa mais linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá !
    Como assim o livro que fala sobre livros? ! Adorei !

    Por mais que pareça meio infanto juvenil a história é legal ...
    Já quero !!

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Uau! Amei!
    Li dois livros do Jostein e o autor se tornou um queridinho! Amo tudo que envolva livros, bibliotecas e crianças!
    Claro que vai para a lista de desejados!

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel,
    Não conhecia esse livro mas já fiquei completamente interessada em ler. Que trama mais intrigante! Imagina só, uma história onde, de certa forma, os personagens principais são os livros. Adorei! Quero embarcar nessa aventura juntamente com esses dois personagens cativantes, fiquei curiosa para desvendar os mistérios da biblioteca e dos livros em si. É uma história simples e singela, mas que encanta com a pureza dos personagens, sem falar nessas citações, que enche os olhos de qualquer leitor. Amo a Noruega e adoro livros ambientados nesse cenário deslumbrante.
    Beijos

    ResponderExcluir