O Guardião Invisível – Dolores Redondo

Título: O Guardião Invisível - Trilogia Baztán - Livro 01
Autor: Dolores Redondo
Páginas: 352
Ano: 2017
Editora: Planeta
Gênero: Fantasia, Policial
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon, Saraiva
Nota:        
Sinopse: Série que une fantasia e policial, teve mais de 1 milhão de cópias vendidas e chegou ao cinema. O corpo de uma adolescente é encontrado às margens do rio Baztán, num pequeno povoado em Navarra, na Espanha, e para desvendar o caso a investigadora Amaia Salazar precisa voltar à sua terra natal, uma região da qual sempre tentou escapar – por motivos que nem seu marido conhece, mas que ainda a atormentam na forma de pesadelos. Amaia sabe que o local, marcado pela inquisição espanhola, é cheio de velhas crenças pagãs. O que ela não imagina é que, com o avanço da investigação e a descoberta de novos corpos, a fronteira entre mitologia e a realidade ficará cada vez mais tênue. O desafio agora é descobrir se os crimes resultam da ação de um serial killer ou de uma criatura mítica conhecida como basajaun, “o guardião invisível”. Adaptado para o cinema em 2017, o romance O guardião invisível é um thriller impactante que une os misteriosos seres que habitam a mitologia basca com o rigor de uma investigação policial. Foi com este romance que a escritora Dolores Redondo se tornou best-seller internacional. Primeiro da Trilogia de Baztán, que já teve mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

Resenha:
Dolores Redondo desenvolveu uma narrativa que prende o leitor por todas as suas páginas. A localização da história que se passa em Elizondo, uma cidade no vale de Baztán em Navarro é surpreendente. A reprodução do ambiente, com suas florestas deslumbrantes, um clima predominantemente frio e chuvoso e um rio como testemunho de acontecimentos atrozes, trazem o ar de mistério necessário à obra.

Se prepare, pois o início da história é intenso. Já nos deparamos com um cadáver sendo encontrado em uma situação inquietante. É impossível o leitor não se sentir compelido a descobrir o que aconteceu e qual a verdade por traz daquele crime atroz. Uma condução brilhante por parte da autora, que além do clima sombrio, insere elementos da mitologia para aumentar ainda mais o convite para o desconhecido.

Amaia Salazar, uma inspetora do FBI teve que retornar à sua cidade natal, na tentativa de solucionar o hediondo caso. Ela irá se deparar muito mais do que corpos jogados ao rio, ela enfrentará lendas locais, angústias antigas e principalmente problemas familiares que a mantiveram afastada por tanto tempo.

Juntos com Amaia, faremos uma verdadeira excursão aos costumes e tradições dos habitantes de Elizondo, caminharemos por estradas cheias de magia e muito mistério, testemunharemos diálogos inteligentes e personagens bem construídos que nos empurrarão para um ritmo completamente alucinante. 

Amaia é uma protagonista profunda, inteligente e muito carismática. É uma profissional que se destaca por sua atuação firme e grande empenho. Seus problemas pessoais dão um tom todo especial a obra. Essa atmosfera de incerteza e descoberta de problemas que aconteceram em âmbito familiar, seus traumas, medos e inseguranças, causam momentos de grande tensão e principalmente de revolta.

O Guardião Invisível é a primeira parte de uma trilogia. O melhor é que dá pra ler de forma independente já que temos um final bem fechadinho. Claro que algumas coisas ficam suspensas como o destino de alguns personagens, mas acredito que nos demais volumes todas as interrogações serão devidamente esclarecidas.

Recomendo a todos que adoram uma leitura inteligente, capítulos curtinhos, uma atmosfera fascinante e personagens bem concebidos.


Um comentário

  1. Nah, com certeza eu vou ler. Romance policial normalmente me cativa e depois dessa resenha de tirar o fôlego. Tenho que ler!!

    ResponderExcluir