O Bazar dos Sonhos Ruins - Stephen King

Título: O Bazar dos Sonhos Ruins
Autor: Stephen King
Páginas: 527
Ano: 2017
Editora: Suma de Letras
Gênero: Contos, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva
Nota:                       
Sinopse:"Mestre das histórias curtas, o que Stephen King oferece neste livro é uma coleção generosa de contos – muitos deles inéditos no Brasil. E, antes de cada história, o autor faz pequenos comentários autobiográficos, revelando quando, onde, por que e como veio a escrever (ou reescrever) cada uma delas.
Temas eletrizantes interligam os contos; moralidade, vida após a morte, culpa, os erros que consertaríamos se pudéssemos voltar no tempo... Muitos deles são protagonizados por personagens no fim da vida, relembrando seus crimes e pecados. Outros falam de pessoas descobrindo superpoderes – como o colunista, em “Obituários”, que consegue matar pessoas ao escrever sobre suas mortes; ou o velho juiz em “A duna”, que ainda criança descobre uma pequena ilha onde nomes surgem misteriosamente na areia – nome de pessoas que logo morrem em acidentes bizarros. Em “Moralidade”, King narra a vida de um casal que vai se despedaçando quando os dois mergulham no que, a princípio, parece um vantajoso pacto com o Diabo."

Resenha: 
" A natureza humana não tem fundo. É tão profunda e misteriosa quanto a mente de Deus."
O mestre do terror e suspense, Stephen King, reúne em seu novo livro, vinte contos que intercalam assuntos como morte,doença, certo ou errado,e claro, sobrenatural;
Entre um conto e outro, King conta como surgiu cada um e quais autores ele se inspirou para escrever alguns deles.




 Como são vinte contos no livro, vou comentar apenas sobre alguns para deixa-los curiosos para ler mais uma obra prima do King,literalmente O Rei.

Milha 81
Nesse conto temos a história de um lugar aonde ficava uma área de descanso, lugares muito comuns nas grandes rodovias onde tem posto de gasolina,lojas de conveniência e lugares para os motoristas descansarem um pouco.

Sendo um lugar desativado, quase ninguém vai por ali, apenas passam direto. E um menino chamado Pete, depois que fica sozinho em casa, decide ir até lá e entra  no que parece uma lanchonete abandonada, e lá ele se diverte jogando dardos e experimentando bebida alcoólica, alheio à tudo que aconteceria lá fora.

Enquanto isso,Doug Clayton um corretor de seguros, passa pela Milha 81 e vê um carro parado ali. Não consegue distingui-lo, mas sabe que é uma perua.E como um bom samaritano, ele para para ajudar quem quer que estivesse ali parado em um lugar abandonado...mal sabendo ele que nunca deveria ter descido do seu carro.


Assim como Doug, outras pessoas param para verificar o que há de errado...
Gostei muito desse conto, porque além de ter referências à Harry Potter, tem uma pegada de sua outra historia,também sobre um carro, Christine.
"A perua perdeu a forma e se encolheu, como uma boca sentindo um gosto excepcionalmente amargo...ou excepcionalmente doce."
Garotinho Malvado

Nesse conto, temos a história de um homem atormentado por uma aparição em forma de criança que sempre prenunciava alguma desgraça .

George Hallas sempre fora tranquilo, mas algo de sobrenatural e maligno o perseguia incessantemente, deixando um gosto amargo em sua boca,e a sensação de impotência, mas um dia resolve que já bastava, mesmo que isso acabasse com sua vida ou sua liberdade,o garotinho malvado tinha que sumir.
"Aquele garoto não era só malvado;ele também era ganancioso. Para ele,tinha que ser sempre dois pelo preço de um. Um morto; e um vivo para se afogar em uma grande poça de culpa."
Duna

O velho Juíz Beecher tem um ritual: atravessa sempre que pode para uma ilha onde algo sobrenatural acontecia desde que era criança: a lista da morte que aparecia gravada na areia. Nomes de pessoas conhecidas ou não, mas que de algum modo morreriam dali há algum tempo, sempre apareciam ali.
Já quase nonagenário, resolve contar essa história para seu advogado, mas será que ele irá acreditar?
"Eu comecei a ir lá quase todos os dias, um hábito que continua presente até minha idade avançada. Eu respeito a ilha, tenho medo de lá e, mais que tudo, sou viciado nela."
Ur

Wesley Smith , professor do departamento de inglês da Moore College, resolve aderir à novas tecnologias e compra um Kindle.

Logo ele descobre que não era um Kindle qualquer, além de ser cor de rosa, ele também lhe mostrava obras literárias e noticiais que só existiam em algum mundo paralelo.
"Observar uma realidade alternativa já seria um desafio; ali havia mais de dez milhões, e apesar da maioria ser similar, nenhuma era idêntica."
Aqui nesse conto temos referência à Torre Negra,uma série escrita pelo próprio King.

Temos outros contos: Premium Harmony,Batman e Robin têm uma discussão, Uma morte, A igreja de ossos,Moralidade,Vida após a morte,Herman Wouk ainda está vivo,Indisposta,Blockade Billy,Mister Delicia, Tommy, O pequeno deus verde da agonia,Aquele ônibus é de outro mundo,Obituários,Fogos de artifício e bebedeira,Trovão de verão.

Alguns desses contos lhe deixarão com um gosto amargo na boca, outro lhe mostrará exatamente como é a natureza humana, tem também aquele que por ser tão absurdo se torna real em nossas mentes quando menos esperamos, o fato é que de um jeito ou de outro é impossível ficar indiferente a qualquer um desses contos e seus personagens.

4 comentários

  1. Que delicinha horripilante. Adorei e estou louca para começar minha leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadya!
      Sim, leia para poder debatermos sobre o nosso mestre King!

      Excluir
  2. Gente! Quero ler. Sou fascinada por contos.
    Gostei de todos citados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Os contos são ótimos!
      =)

      Excluir