O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

Autor: F. Scott Fitzgerald
Páginas: 272
Ano: 2013
Editora: Record
Gênero: Romance, Clássico
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:                       
Sinopse: Clássico da literatura e obra-prima de F. Scott Fitzgerald, O grande Gatsby é o retrato definitivo da próspera sociedade americana posterior à Primeira Guerra Mundial. Jay Gatsby, um milionário adepto a festas grandiosas e extravagâncias, nutre um antigo amor por Daisy, casada com o rico e insensível Tom Buchanan. Quando Gatsby se muda para a mansão ao lado de sua amada, Nick Carraway, vizinho de Gatsby, passa a observar os acontecimentos desse mundo de caprichos, riqueza e tragédias, tornando-se assim um dos narradores mais expressivos da literatura mundial.

Resenha: 
"Existem apenas os perseguidos, os perseguidores, os ativos e os cansados."
O livro é narrado por Nick,um aspirante a escritor que se muda para uma pequena casa, ou chalé, próxima a casa de sua prima Daisy.
Um cara misterioso, de nome Gatsby, se muda para a mansão ao lado de sua casa, e Nick se torna curioso quanto aquela figura misteriosa.
"O sorriso dele era daqueles raros, que talvez se depare quatro ou cinco vezes na vida. Parecia compreender e acreditar em você, assim como você gostaria de ser entendido e acreditado."
Gatsby gostava de ostentar e dava grandes festas, onde muita pessoas importantes (ou que apenas se achavam) frequentavam, mesmo sem saber muito bem quem ele era.
E aquilo fascinava Nick,e então começou a frequentar suas festas e conhecer pessoas, ate que Gatsby em pessoa se aproxima dele,falando que conhecera sua prima Daisy, há cinco anos atrás.

Daisy era casada com Tom, um homem muito rico, e infiel,  que tratava Daisy como se fosse um mero objeto, um belo bibelô.
Seria,impossível que Daisy e Gatsby não se encontrassem e tentassem reviver seu antigo caso de amor...Mas até que custo?
"Ele olhava para ela do jeito que toda mulher deseja ser olhada por um homem."
Gatsby é um sujeito que ao se apaixonar não mediu esforços para (re)conquistar Daisy,nos mostrando o quanto um ser humano pode ir para conseguir o que deseja.

Gosto de ler os clássicos porque é a partir deles que todos os outros vieram,porém nem todos os clássicos (que li) nos fazem refletir como foi o caso desse.Refletir sobre a essência humana, o gosto pelo poder e se os fins justificam os meios.


Gostei bastante de Nick, pois nos conta toda a historia de uma forma incrivelmente fluída e nem um pouco chata ou cansativa.


O casal Tom e Daisy são muito chatos, e a personalidade fútil de Daisy é impressionante; temos outros personagens, porém o que eu mais gostei e compreendi a alma, foi Gatsby.


Era uma pessoa ambiciosa que não medira esforços para chegar onde chegou,porém era alguém muito solitário, que não sabia fazer com que as pessoas gostassem dele pelo que era, e sim pelo que tinha ou poderia proporcionar; A única pessoa que observamos que se importa com ele, até mesmo depois de descobrir sua origem, é Nick que fica até o final com ele. 


Indico a leitura, esse é um dos clássico indispensáveis para se ter na estante.

6 comentários

  1. Olá, Karla!!
    Adorei tua resenha! Eu preciso ler esse livro com urgência e assumo que precisava de um ponta pé para iniciar kkk Fiquei ainda mais curiosa para conhecer Gatsby, que parece ser uma criatura muito interessante, por não medir esforços por conquistar o que deseja. Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Obrigada! Leia sim,o começo pode ser arrastado mas vai valer a pena.
      Depois me conta o que achou ^^
      Bjs!

      Excluir
  2. Uma história maravilhosa. Você já leu Incrível? Tem o mesmo estilo s e leitura. Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim. Ainda não,mas tenho certeza que se for nesse mesmo estilo, irei gostar. Coloquei na lista. Obrigada pela dica ;)

      Excluir
  3. Olá Karla!
    Adoro clássicos, mas nunca tive muito interesse nesse. Sua resenha me deixou curiosa para, quem sabe, finalmente ler essa obra.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Sorteio Harry Potter no nosso Instagram @entrelinhasfantasticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ah que bom, espero que um dia você leia esse clássico. Se tiver visto o filme e gostado,com certeza gostará do livro.
      Bjos!

      Excluir