O Clube da Luta - Chuck Palahniuk

Autor: Chuck Palahniuk
Páginas: 272
Ano: 2012
Editora: LeYa
Gênero: Suspense, Psicologia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:      
Sinopse: O Clube da Luta é idealizado pelo personagem Tyler Durden, que questiona a falta de sentido nas regras da sociedade e acha que encontrou uma maneira de viver além dos seus limites. O que ele não sabe é que o que está para sair da sua mente pode piorar daqui para frente.


Resenha:

"A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta."
Embora a primeira regra seja não falar sobre O Clube da Luta, prometo que serei rápida e sucinta quanto a história, tentando não contar spoilers.
"Esta é a sua vida, e ela está acabando,um minuto por vez."
O livro conta a história de um cara que além de sofrer de insônia, sente-se oprimido pela sua rotina,pelo seu trabalho e por todos a sua volta. Esta sempre viajando de um lugar à outro,entrando e saindo de aviões, sempre pedindo que algo de grande aconteça, e se for a queda do avião tanto melhor...E é numa dessas viagens que ele conhece Tyler Durden. Um sujeito despojado com ideias arrojadas, que leva a vida sem preocupações um oposto do nosso narrador/protagonista.
“Aquilo era liberdade. Perder todas as esperanças era libertador.”
Nosso protagonista continua levando sua vida de barriga,frequenta grupos de apoio às pessoas com câncer, embora ele mesmo não tenha nada.Sente-se fascinado por aquelas pessoas que estão à beira do abismo da morte,estão nos seus últimos dias,afinal a morte é algo que chega, uma hora ou outra.

Nessas reuniões conhece Marla,que logo descobre-se ser uma farsante, igual a si, e talvez isso faça com que ele tenha uma pequena atração,empatia ou o que seja por ela.

Porém, depois que a sua amizade com Tyler tem inicio,tudo começa a caminhar de forma diferente,eles fundam o Clube da Luta,nos porões de bares para que pessoas comuns possam extravasar,botar para fora toda a quela energia que esta dentro de si.
"Tyler me arranja um emprego de garçom, depois o mesmo Tyler está colocando uma arma na minha boca e dizendo que o primeiro passo para a vida eterna é que você tem que morrer.”
Tyler começa um romance com Marla,e podemos observar que além do ciúme, nosso protagonista também sente um pouco de inveja de Tyler pelo seu modo tão Porra Louca de ser, as ideias que tem sobre o sistema, as pessoas, a elite, enfim sobre tudo.Porém, passado algum tempo observamos que a ideia do Clube da luta era apenas o inicio de algo maior do que se poderia imaginar, e que de fato não se conhece bem ninguém, nem nós mesmos...
"Nossa cultura nos fez sermos todos iguais. Ninguém mais é verdadeiramente branco,preto ou rico. Todos queremos a mesma coisa. Individualmente não somos nada".
Clube da Luta é um livro sem freios,violento, forte e que te sacode. Te faz pensar no capitalismo, no nosso consumismo desenfreado, te encarar verdades que incomodam.

Cheio de humor negro, personagens insanos, e frases brilhantes, ambientado num mundo que é muito real,ele mostra que é por todos esses ingredientes que o livro, assim como o filme, fascinam.

Não é a toa que esse livro é um dos meus favoritos.

A não ser que tenha problemas com violência e palavreado baixo,indico sim esse livro. Duvido que fique indiferente ao terminar de lê-lo.

2 comentários

  1. Olá Karla!
    Tenho muuuuuuuuita curiosidade em ler, ainda mais por não ter visto o filme ainda. Acho que a surpresa será maior apesar de já ter visto vários spoilers por ai.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Sorteio Harry Potter no nosso Instagram @entrelinhasfantasticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Sim, esse livro é muito bom!!!E seria até interessante ler se não viu o filme, ambos são maravilhosos!!
      PS: Impossível não ter spoiler dele,rsrsrs.
      bjs!!!

      Excluir