Resenha: Golem e o gênio - Helene Wecker

Autor: Helene Wecker
Páginas: 514
Ano: 2015
Editora: Darkside
Gênero: Literatura norte-america, ficção, fantasia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva
Nota:   
Sinopse: Uma fábula eterna.
Realidade e magia neste aclamado livro de fantasia histórica. Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas. Em Golem e o Gênio, premiado romance fantástico que a DarkSide® Books traz ao Brasil em 2015, o leitor se transporta à Nova York da virada do século XX, em uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica. Seus guias serão poderosos seres mitológicos. Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva. O romance de estreia de Helene Wecker reúne mitologia popular, ficção histórica e fábula mágica, entrelaçando as culturas árabe e judaica com uma narrativa inventiva e inesquecível, escrita de maneira primorosa. Golem e o Gênio foi eleito uma das melhores fantasias históricas pelo Goodreads e ganhou o Prêmio da VCU Cabell de Melhor Romance de Estreia



Resenha:  

A história começa com um homem que quer uma golem como sua esposa, pois não conseguiu nenhuma no decorrer de sua vida, então ele vai até um homem que segundo dizem faz tudo o que se pede por um preço. Enfim, ele consegue fazê-la com suas características pedidas e ele a leva sem desperta-la por um navio até Nova York que é onde ele deseja viver com ela, porém nem tudo são flores, no navio ele desperta a golem e deixa-a em um caixote, mas ele acaba ficando doente no navio e o médico que o atende acaba vendo que não tem mais nada que fazer com ele e ele acaba falecendo.

Em Nova York a golem sai do navio e tenta achar um jeito de se virar, mas um homem a vê e sabe exatamente o que ela é e sem que ela peça ajuda ele acaba virando, sem querer um mestre ou só uma pessoa com princípios e que ela acaba seguindo como seu mestre.

Ele dá a ela um nome, Chava e traz para sua casa, pois ela não tem onde ficar. Em uma determinada parte ela consegue um emprego, um amigo específico e da de cara com o djim, que é o gênio e acabam se conhecendo, enfim a história fica entre o presente que acontece com a golem, com o gênio e o passado do djin.

No começo é um pouco difícil entender e localizar na história as diversas personagens que são contadas, citadas, enfim, porém você acaba se prendendo tanto na história do gênio que no final parece àqueles filmes excelentes que você espera para assistir, termina e você fica com saudades.

Portanto, vale muito a pena ler. A história é longa, mas te cativa e te faz não querer para de ler para saber o que acontecerá em seguir.

Nenhum comentário

Postar um comentário