Resenha: Demontale, As Matadoras do Submundo

Autor: Diversos autores (Antologia)
Páginas: 374
Ano: 2016
Editora: Arwen
Gênero: Contos, fantasia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Editora Arwen (Loja)
Nota:  
Sinopse: Era uma vez...uma rainha muito má, que queria controlar todos os reinos dos contos de fadas. Cansada dos finais felizes — principalmente das bruxas e madrastas incompetentes — resolve fazer um pacto com o bom senhor das trevas, Mefisto, para conquistar o poder de Taleland. Porém, o dissimulado demônio começa a agir sozinho, possuindo o corpo dos príncipes e transformando-os em Generais das trevas a fim de trazer o submundo aos domínios. Bestas, espíritos e criaturas infernais, começaram a aterrorizar os contos de fadas e cabe às princesas derrotar as trevas e expulsar Mefisto do corpo de seus amados, para assim salvar todo o reino. O que será que vai acontecer nesta batalha épica, onde as mocinhas terão que se tornar verdadeiras guerreiras? Conte-nos vocês! Convocamos todas as princesas dos contos de fadas para embarcar nesta aventura! Peguem suas winchesters e seus kits contra as trevas! A caçada começa agora!



Resenha:
Demontale, As Matadoras do Submundo é uma antologia de contos onde temos como tema principal a batalha de princesas versos demônios. Aqui encontramos diversos contos com todas as princesas de contos de fadas, incluindo as mais famosas, até algumas criadas pelos autores, lutando para afastar Mefismo, senhor das trevas, dos corpos de seus príncipes.

Apesar de contarmos com 29 autores, eu amei a maioria dos contos. Mesmo tendo um tema que deveria ser igual para todos, eles conseguiram se diferenciar, o que foi uma surpresa. A cada novo conto, uma nova história que me deixava fixada e ansiosa pelo seu desenrolar.

Foi até difícil escolher um conto favorito e marquei diversos com post-it. Mas o autor André Mafra foi um dos destaques para mim. Ele trouxe quatro contos que se conectavam e em cada um contava a história de uma princesa, começando com a Branca de Neve, depois Rapunzel, Cinderela e finalizando Aurora. Eu fiquei extremamente surpresa com a Rapunzel, pois o autor trouxe uma versão diferente, tirando o destaque principal da princesa, seus cabelos, e trazendo uma personagem careca.

Outra autora que se destacou foi Caroline Defanti, porque ela trouxe uma visão completamente diferente de Mefisto. Enquanto nos outros contos visualizamos ele como um ser maligno, no dela, ele é colocado como alguém que apenas quer se incluir no mundo dos vivos. Achei isso extremamente interessante, principalmente com a relação do personagem com a princesa.


Há tantos outros contos que eu queria comentar aqui, que a resenha ficaria enorme. Porém, queria parabenizar a todos os escritores que participaram dessa antologia, pela criatividade. Cada um conseguiu trazer uma princesa nova ou que já conhecemos como Branca de Neve, Rapunzel, Mulan (Minha favorita), Bela (Minha outra queridinha) entre outras, de uma forma diferente, com uma característica nova da que conhecemos... como verdadeiras caçadoras. Podemos visualizar de uma forma nova essas princesas, que estão passando por situações complicadas, enfrentando demônios, incluindo o pior deles, Mefisto. 

A diagramação foi outro ponto extremamente positivo. O livro é perfeito em diversos aspectos. Capa, sobrecapa, as folhas, os detalhes, enfim. É perceptível o cuidado da editora com a antologia, o que me deixou ainda mais apaixonada. A capa é muito bonita, as folhas são grossas e amareladas, temos duas páginas pretas para capa título dos contos e cada folha possui detalhes nas extremidades. Além disso, a revisão está impecável. Incrível. Meus sinceros parabéns a editora Arwen. 

De um modo geral, a antologia Demonale é maravilhosa. Eu recomendo demais para quem quer conhecer as nossas princesas como caçadoras, ver uma recontagem dos seus contos de fadas e saber dos seus finais, as vezes felizes, outras nem tanto.

2 comentários

  1. Que resenha mais linda! Tenho o demontale aqui, mas ainda não consegui lê-lo completamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Lê, porque é muito bom :)
      Bjs

      Excluir