Resenha: As Provações de Apolo - Rick Riordan

Autor: Rick Riordan
Páginas: 320
Ano: 2016
Editora: Intrínseca
Gênero: Fantasia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: SaraivaAmazon
Nota:   
Sinopse:

Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus. 
O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. 
Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.
Resenha:
Apolo é jogado em uma caçamba de lixo. Ele foi castigado por Zeus e se tornou humano, porém, diferente das outras vezes em que foi castigado, ele não tem nenhum poder. É completamente mortal. O deus agora é Lester Papadopoulos, um adolescente cheio de espinhas e barrigudo.

Ao sair da caçamba, ele encontra dois garotos, Cade e Mikey, que foram mandados para dar uma lição nele. Após apanhar bastante, ele foi salvo por uma garota com poderes. Seu nome era Meg e ela fez com que várias frutas podres fossem de encontro aos garotos, fazendo com que eles fujam. Ela era uma semideusa.

Apolo pediu ajuda a garota para encontrar Percy Jackson e ela convocou os serviços do deus, fazendo com que ele estivesse prezo a ela e tivesse que obedecer a todos os seus desejos. 


Ao chegar à casa de Percy, vemos o quanto ele mudou. O garoto agora se dedica aos estudos e quer entrar na mesma universidade que a sua namorada, Annabeth e por conta disso, evita arrumar confusão. Porém, ele aceita levar o deus e a garota até o Acampamento Meio-Sangue. 

O que eles não imaginavam era que estavam sendo seguidos por três bolas brilhantes. E eles eram nada mais, nada menos do que os Nosoi, espíritos das chagas e o pior, são imortais. O que eles não esperavam era que teriam a ajuda de um karpoi, um demônio que foi feito de frutas podres semelhante a um bebê usando fraudas, com asas nas costas, olhos verdes e dentes pontudos. Ele devorou todos os nosoi.

Percy teve que voltar para casa, enquanto Apolo e Meg foram em frente. Eles teriam apenas que atravessar a floresta e chegar ao acampamento. Porém a floresta estava diferente. Apolo começou a ouvir vozes e acabou desmaiando, sendo carregado pela garota até o acampamento.

Apolo não encontrou o que esperava. O acampamento estava quase vazio, por ser o período de férias dos semideuses e coisas esquisitas estavam acontecendo. Durante a guerra de Gaia, o Oráculo de Delfos parou de funcionar e mesmo após, ele não voltou. Os semideuses não tinham mais missões porque não tinha profecias. Além disso, alguns estavam desaparecendo e Quíron estava preocupado. A floresta também estava diferente. O acampamento não era mais seguro...

O que será que estava acontecendo? O que tinha na floresta? Porque o Oráculo não funcionava? Porque os semideuses estavam desaparecendo?

As Provações de Apolo é um livro incrível. A princípio não achei que o livro seria apenas sobre Apolo e sim que Percy, Annabeth e Grover voltariam. Porém, temos apenas algumas participações de Percy na história.

Apolo é um personagem que no início só pensava em si próprio. Não achei isso chato, pelo contrário. O personagem é extremamente divertido e um dos pontos mais positivos é que ele conversa com o leitor o tempo todo e conta alguns pontos importantes do seu passado. Durante a história, vemos o personagem amadurecendo aos poucos e achei isso incrível. Apolo se tornou um dos meus personagens favoritos.

Meg também é uma personagem que completa Apolo. Ele está sempre ali, para ajuda-lo e vemos como ela é importante para ele, principalmente na hora de tomar decisões. Eles acabam se tornando bons amigos, porém, fiquei um tanto triste com Meg ao fim do livro.

Um ponto muito positivo para mim, foi os vilões. Nunca imaginei que eles poderiam ser envolvidos nas histórias e eu amei. Em As Provações de Apolo, somos apresentados a apenas um, que não vou dizer quem é, apenas que Rick fez uma escolha surpreendendo e diferente de todos os outros vilões.

Alguns personagens que se destacaram na história foram os filhos de Apolo. Will, Austin e Kayla se tornaram meus queridinhos, por serem tão carinhosos com seu pai. Eles também foram responsáveis pela mudança de Apolo.

Rick Riordan me surpreendeu mais uma vez. A história de Apolo é muito diferente e novamente entrou para a lista dos meus livros favoritos. Já estou ansiosa para a continuação e mais aventuras envolvendo o deus Apolo.

Nenhum comentário

Postar um comentário