Resenha: Desvio - James Siegel

Autor: James Siegel
Páginas: 400
Ano:2007
Editora: Record
Onde Comprar: Americanas, Submarino
Adicione: Skoob

Sinopse: Paul e Joanna Breidbart tentaram, por cinco anos, conceber um filho. Após várias tentativas frustradas, resolvem adotar uma menina colombiana. Após deixar a criança com a babá por uma noite, algo muito estranho acontece à filha - uma mudança que ameaça todos os valores de Paul.




Resenha: Paul e Joanna são um casal comum, de classe média, que sonham com um filho. Já cansados de tentar conceber um, decidem adotar uma criança, porém, esbarram na burocracia das leis americanas.
Seguindo as recomendações de um advogado que contratam para ajudá-los na realização deste sonho, ambos vão para Colômbia para adotar uma menina. Devido ao fato de ser executivo de uma seguradora, Paul sabe tudo a respeito de riscos, pois, diariamente, calcula as probabilidades de uma pessoa ser vítima de uma queda de avião ou de um atropelamento. Mas, nem todas as estatísticas do mundo poderiam prepará-lo para o que teria que enfrentar.
Quando Paul e Joanna conhecem Joelle, o bebê tão esperado, eles se apaixonam completamente! Joelle estava destinada a eles, pertenciam um ao outro. Porém, decidem sair uma tarde e deixam a filha com uma babá colombiana. Ao voltarem, percebem que algo está muito diferente com a menina, e tudo aquilo em que Paul acreditara até ali é posto em jogo.
Ao tentarem compreender o que estava acontecendo, se veem de repente reféns das FARC. Para garantir a segurança de sua família, é preciso que Paul aceite as condições deles, ou seja, Paul deve servir de “mula” e viajar para Nova York carregando dentro de si 30 preservativos cheios de cocaína. Ao chegar lá, terá 18 horas para entregá-lo no Queens, e somente então Joanna e Joelle serão libertadas. Se falhar, elas morrerão!
Mas, como se é de esperar, as coisas não saem como o previsto, e Paul e Joanna terão que lutar por suas próprias vidas agora.



Comprei este livro detestando sua capa e bastante curiosa para entender a forma como o autor abordou um tema tão complexo, já que a sinopse não nos traz muita informação.
E me surpreendi , pois gostei muito do livro, me deixou sem fôlego com sua ação. Torci muito pelos personagens Joanna e Paul, sentindo na pele o drama que esses pais vivenciaram.
Confesso que meus pensamentos, já de início, me levaram a prever que isso não daria certo! Adotar uma criança na Colômbia, com seus guerrilheiros e brigas territoriais... Não encarem como preconceito, mas apenas temos conhecimento de que lá as coisas não são tão simples e práticas. Envolvem uma burocracia paralela, onde quem entra dificilmente sai igual à antes.
E estava certa!
O livro traz bastante violência, visto que o tema central abordado envolve esse contexto, inclusive por parte de Paul em sua incessante busca.  Mas também nos faz ter uma visão do que o ser humano é capaz de fazer para realizar seu sonho. Desvio nos mostra com detalhes a frustração e aflição de um casal que não consegue, da forma mais natural e esperada, a realização de ser pais e os esforços sem medida para burlar um sistema que deveria olhar a adoção com um pouco mais de atenção.
Além da torcida para que tudo terminasse bem, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Colômbia e as atrocidades cometidas neste país dividido por lutas entre facções guerrilheiras rivais.
Trata-se de uma leitura não tão leve, mas profunda para quem curte ação e esse tema tão polêmico.
Boa leitura!

4 comentários

  1. Oi Neide
    Fiquei bem curiosa pra ler este livro, depois de ler este seu post
    Adorei!
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é realmente interessante pelo tema abordado! è o primeiro que leio com essa temática e curti bastante! Uma triste realidade que não pode ser ignorada pelo fato de não se passar conosco. Super indico a leitura, Claudia!

      Excluir
  2. Eu comecei a ler a resenha odiando a capa (rs) mas fiquei super interessada na premissa do livro. Não leria ele por agora, pois não estou no clima para uma leitura pesada, mas definitivamente vou anotar o nome para ler no futuro.

    http://youtube.com/tayrodriguesreality

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tainah!
      Compartilho de sua opinião sobre a capa, rsrs... este foi um daqueles livros que você compra em um quiosque promocional, após olhar as prateleiras milhões de vezes! Mas curti muito a leitura, e sim: é uma leitura pesada! o tema abordado não é fácil de ser digerido ainda mais da forma que foi desenvolvida pelo autor. Mas indico que leia quando estiver pronta... bjinhus!

      Excluir