Os Bons Segredos - Sarah Dessen

22 de julho de 2016

Autor: Sarah Dessen
Páginas: 408
Ano: 2015
Editora: Seguinte
Adicione: Skoob
Livro cedido pela Editora para Resenha
 
Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 



Resenha: Em primeiro lugar, eu preciso agradecer  a Flavia, do Blog Livros e Chocolate, por indicar nosso Blog para participar de uma campanha de sua Editora parceira, Companhia das Letras. Então: Obrigada Flavia! Realmente valeu a pena....Sua indicação me proporcionou conhecer um livro incrível!

Agora vamos lá! O livro "Os Bons Segredos" conta a história comum de uma família normal e é isso!!! Nada de grandes revelações ou grandes segredos.

Sydney é a mais nova de dois irmãos, e como todo o adolescente se sente excluída do núcleo familiar, pensa que toda a atenção de seus pais vão para Peyton, desde sempre porque, nas palavras dela "seu irmão é tão irresistível que todo o mundo se encanta por ele", mas bom, depois falamos sobre isso...vamos aos problemas! Os irmãos são amigos na infância, porém quando Peyton  cresce e entra na adolescência, ele meio que se afasta de sua irmã e vai ao encontro de novas amizades. então ele começa a fazer as besteiras que alguns adolescentes tanto gostam: roubar, beber, dirigir sem prudência, vai preso várias vezes, levando sua família à loucura, até que um dia ele atropela um menino e o deixa paraplégico, agora seus problemas são de adulto e ele é preso!

Sydney, que já imaginava que era invisível, se vê completamente esquecida por seus pais. Mais por sua mãe, ela vive em função do bem estar de Peyton, Torna a vida de todos em casa terrível pois para ela o filho não é culpado e seu "drama" na prisão deve ser atenuado com visitas, carinho e compreensão, só que Sydney não vê a coisa desse modo, e ela começa a se sentir culpada, absorve para ela a culpa que julga que seus pais e irmão deveriam sentir. 

Em uma tentativa de mudar de ares e não ser reconhecida como a irmã de Peyton, ela decide trocar de escola, e com essa mudança, conhece os Chatham. Uma família simples, bem mais do que a dela, que vive com todo o conforto possível, porém unida e amiga ao extremo. Layla se torna rapidamente sua melhor amiga ajudando inclusive a lidar com Ames, amigo de seu irmão que ela "herdou" quando esse foi preso. Além de Layla, ela conhece seu irmão Mac e seus pais, que a acolhem sem pestanejar, e ali ela, enfim se sente bem e em casa. Pronta para dividir seus segredos, todos eles, e pronta pra enfim tentar superar a tragédia que seu irmão provocou.

Então, eu tentei fazer um resumo rápido sem dar a minha opinião, que é extensa viu....e agora eu explico, vamos lá...

O livro é narrado em primeira pessoa, e é até certo ponto parado. Nada acontece ou muda de forma muito abrupta, e devo confessar que está longe do estilo que eu costumo ler. E eu adorei isso...É um daqueles livros que você quer que todos a sua volta leiam! Eu já indiquei a tanta gente e praticamente obriguei a minha mãe a iniciar a leitura!

Mas porque??? Porque é uma leitura tão profunda, com fatos tão verdadeiros e tão reais, que se desenrolam de uma maneira tão "certa" e tão linda que chega a ser uma lição de vida! 

Vou trazer alguns detalhes aqui que eu não dei antes: O pai da Sydney está mais para um figurante bem distante do que um pai de família e a mãe é que é a dominante da família, até aí, nada de mais há famílias assim e ponto. O homem trabalha e passa seus dias fora enquanto a mãe assume a casa e suas responsabilidades. E tem que ser dura e enérgica, só que nem por isso eles deixam de ser pais amorosos, vemos isso nos detalhes, com isso o pai acaba mesmo "baixando a cabeça" para algumas decisões da mãe, já que é ela quem fica em casa e conhece os problemas. Não foi por isso que Peyton agiu como agiu. Ele foi irresponsável e inconsequente e a culpa é só dele. E Sydney acha que é invisível mas não é assim que eu vejo, isso é algo que só ela vê antes dos problemas que o irmão causou. Claro que depois, ela fica realmente meio de lado, mas que mãe não faz de tudo para tentar melhorar a vida de um filho que precisa? mesmo que esse filho tenha feito bobagens e mais bobagens? Afinal sempre há  esperança de que a culpa,  a prisão ou o juizo falem mais alto não é? Amor de mãe é incondicional e igual aos filhos, sempre! 

Em um dado momento a mãe de Sydney a pega fazendo uma bobagem e impõe um castigo enorme, absurdo e exagerado à filha. Novamente, que mãe não quer o melhor ao seu filho? Então, desesperada por evitar que a filha cometa os mesmos erros já vistos ela se torna intransigente, está errada? Jamais! Exagerou sim, mas é reflexo do seu amor e do medo de perder mais um filho para uma prisão ou algo pior.

Cabe a menina tentar se impor e mostrar que ela não está seguindo o mesmo caminho de Peyton e reconquistar a confiança da mãe. Algo que ela faz e sem querer, com a ajuda de seus novos amigos.

Enfim, se você que ler um romance despretensioso, sofrido, bonito e real, leia Os Bons Segredos, foi a história mais linda que eu li em se tratando de família, é um tema real, com ações, reações e atitudes reais, com sentimentos conflitantes, que vemos no dia a dia de muitas famílias por aí.

O pai, que baixa a cabeça, sabe a hora de tomar atitudes enérgicas. A mãe opressora sabe ser carinhosa e compreensiva,  a filha culpada por algo que não fez supera sua culpa e fortalece seu laços com o irmão, que enfim entende que agiu mal e que tem que aceitar e pagar sua dívida e os amigos....esses estão sempre lá, para o que precisar, como uma amizade deve ser!

Há romances, claro, mas são levados com tamanha leveza que encanta e a cena do carrossel da capa é tão fofa... Capa essa que está linda, em um livro perfeito, sem erros de qualquer tipo e com a diagramação perfeita!!! 

Desculpem se me estendi, mas queria falar tanto e falei tão pouco! Nada que eu fale vai ser justo com a obra! Então só posso dizer, leiam!!! Vale a pena e é uma lição de vida maravilhosa!

15 comentários

  1. Leonidia Rosa Dimer22/07/2016, 09:20

    Como sempre , a resenha ficou maravilhosa , clara e é. Claro que já comecei a ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu preciso ler esse livro, meu Deus. Tanta gente está dizendo que ele é ótimo! Sei que vou detestar a mãe da Sydney por mais que você diga que as atitudes dela são de mãe. Detesto quando os pais negligenciam seus filhos e minha opinião dificilmente irá mudar. Amei a resenha! Abraços.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Carara,De, deveria ter comprado esse livro!
    Ótima resenha.... Tô doida ler.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oie

    É tão bom quando uma leitura que não estamos acostumadas a ler nos surpreende!
    Eu gosto muito de histórias de famílias e quanto mais próximo da realidade melhor e esse livro parece ser assim. Fiquei com vontade de conhecer mais da história!
    Parabéns pela resenha e que bom que você avisou que o começo é lento rs.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Engraçado que como um livro que teria tudo para ser só mais um, consegue surpreender e fazer a diferença.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Sarah Dessen sempre escreve algo que toca vc de alguma maneira, e essa, chega a ser algo para pensar que poderia ser na nossa família, ou de alguém próximo.
    Muito boa sua resenha.Gostei do livro qdo li e dei uma relembrada com seu post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que linda resenha Denise, minha amiga tem o livro, leu e gostou bastante também. Essa capa me chamou muito a atenção, quando conseguir o livro irei ler com certeza :)

    ResponderExcluir
  8. Sabiaaaaa que vc ia gostar!!! Muito bom ler essa resenha e perceber os seus sentimentos reais. Uma história para pessoas que entendam e compreendam.
    Perfeita a autora, perfeito o livro e perfeita a sua resenha
    beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  9. Oiii Denise, como vai menina?
    Essa obr aparece ser aquelas de tocar o coração e realmente emocionar, fiquei de boca aberta com a sua resenha e louquinha para ler a obra, como você disse é um exemplo de vida, creio que a personagem seja um superação e até acho que isso acontece muito na vida reaal das pessoas. Parabéns pela maravilhosa resenha e você caprichou bem.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  10. Olá amoreca,
    Primeiro vamos falar da capa desse livro, sinceramente – diferente de sua opinião – eu não a achei muito atrativa, com certeza pra mim passaria abatido numa livraria.
    A história, ao contrário do que achei da capa, parece ser bem interessante, gosto dessas histórias de filhos sendo negligenciados pelos pais, traz reflexões muito gostosas e traz muito para a nossa realidade, não é, talvez por isso, e por sua resenha, eu o leria,
    Beijokas

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu conheço a obra faz um tempo mas ainda não li. Tenho muita curiosidade e gostei de saber sua opinião sobre a trama. Parece que eu vou gostar quando fizer a leitura mas não tenho certeza, só lendo para saber

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? A única experiência que tive com a escrita da autora não foi muito boa, mas quero muito ler outros livros dela, e provavelmente Os Bons Segredos será o escolhido, pois só ouço comentários positivos sobre ele, e sua resenha só me deixou mais empolgada. Fico feliz que tenha gostado tanto! Ah, essa capa é mesmo linda.
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Cristina Misiuk27/07/2016, 16:14

    Nossa Denise! Amei essa resenha e seu blog tambem! Estou ansiosa para ler esse livro, parece ser muito tocante! Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Ola Denise lindona fiquei curiosa com esse enredo, pelo fato do livro não ser uma leitura tão rápida vou deixar para ler em outro momento, gostei dos pontos ressaltados em sua resenha. A capa está linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Ah, eu vou ler sim.
    Estava louca p ler uma resenha dele, ganhei num sorteio do facebook e já estou louca p comecar a ler.
    bjs

    ResponderExcluir