Resenha: Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 368
Ano: 2012
Editora: Arqueiro
Adicione: Skoob


Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Resenha: A história gira em torno de dois casais principais, Ira e Ruth, Luke e Sophia. Duas histórias de amor completamente diferentes, mas que se conectam de maneira brilhante.

Ira Levinson, aos 91 anos de idade, sofre um trágico acidente de carro em meio a uma nevasca. Enquanto luta por sua vida, passa a ver imagens de sua amada, Ruth, falecida a anos. Juntos eles passam a recordar momentos do relacionamento e isso vai dando a Ira, mais força para se manter consciente. As recordações giravam em torno de períodos marcantes na vida deles e tendo como ponto mais dramático, a narração onde ele aborda a sua ida a Segunda Guerra Mundial, um acontecimento que afetou sua vida, a de Ruth, e sua família intensamente.




Do outro lado, podemos acompanhar o início de uma história de amor entre dois jovens totalmente adversos. Sophia Danko, uma universitária estudante de História da Arte, tímida e inteligente. E como na maioria dos relacionamentos literários, seu par romântico é seu total inverso. Luke Collins, um encantador Cowboy, atraente ao extremo ao ponto de arrancar suspiros das mulheres mais contidas da região. Mora em uma fazenda e luta para sustentá la com a sua mãe.

Esse casal que até então não tinha nada em comum, percebem que são mais parecidos que pensavam. Luke é peão de rodeio e Sophia quer trabalhar em um Museu. Suas vidas se cruzam de fato quando ele a salva de assédio de seu ex namorado no rodeio em que Luke competiu. A partir desse momento, o casal passa se conhecer melhor e acabam percebendo que além das diferenças, eles se conectam de maneira indiscutível.



Luke e Sophia. Imagens retiradas do filme

Esses dois casais, de maneira surpreendente, tem seus destinos cruzados mudando completamente ambas as vidas.

Lançado em 2012, Nicholas Sparks foi certeiro na história desse livro. Leve e de fácil leitura, Uma Longa Jornada te prende a cada página, principalmente onde são descritas a magnífica história de amor de Ira e Ruth, que a propósito é meu casal favorito. Mesmo depois da morte de Ruth, Ira nunca deixou de ama-la a cada instante de sua vida e isso fica evidente nas cenas de conversas com ela e nas apaixonantes lembranças.


"...Se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe uma paraíso sem você"

 No entanto, Luke e Sophia não ficam para trás quando o assunto é romance! O amor deles é inspirador.


" Se nós não tivéssemos nos conhecido, acho que eu teria compreendido que minha vida não estava completa. E teria perambulado pelo mundo à sua procura, mesmo se não soubesse o que estava procurando."

  Sparks nos mostra nesse livro a força do amor verdadeiro e que ele é capaz de nos dar esperança, capaz de sobreviver dentro de nós nos momentos mais sombrios, capaz de nos trazer a vida e muda-la completamente.

16 comentários

  1. Olha eu vi o filme deve ter umas duas semanas. Confesso que estou mais do que apaixonada. Espero em breve poder ler o livro e ver o filme lógico. Mas quero a capa do filme e mais bonita. Kkkk
    Ótima resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nicholas sendo Nicholas... impossível uma pessoa não se apaixonar por pelo menos um dos livros dele. "Uma longa jornada" é apenas mais um dos seus apaixonantes livros e, de certa forma, em dose dupla ja que temos dois encantadores casais! Incrível vc ter usado as fotos do filme já que o filme foi, felizmente, fiel ao livro! Parabéns pela resenha espetacular!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cinthia
    Como amo esses romances! Agora nao seria o melhor momento para eu elr o Tio Nick, pois estou lendo um livro que está acabando comigo rs
    Mas ainda quero muito ler esse livro e acho que também adoraria os dois casais. A história do primeiro deve ser bem triste.

    ResponderExcluir
  4. Li dois livros do Nicholas e gostei muito desse também, agora na época do dia dos namorados rs, vale a pena ler rs.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu ainda não assisti o filme, então não sei quanto a adaptação. Mas já li o livro e gostei bastante, achei diferente dos livros do Nicholas, e foi um dos meus favoritos. E olha que não são todos desse autor que eu gosto, rs.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Como não amar esse livro? Eu acho que essa tarefa é impossível, eu li ela ano passado pouco antes do lançamento do filme para poder comparar (eu me torturo dessa forma) sendo que eu nunca tinha lido nada do Sparks. Foi amor puro o livro todo e a sua resenha mostra isso, muito bem escrita, passa bem a história dos dois casais e não conta spoiler! Adoro ver resenhas de livros que amo! Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Eu corro dos livros do Spark, porque ou nao sao exatamente o que eu pensei que fosse, ou vao me fazer chorar horrores. Uma longa Jornada e um dos livros dele que quero ler, apesar de evitar os livros dele. Gosto quando mesclam essa coisa de casais mais velhos e casais mais jovens e gostaria muito de conhecer mesmo a historia do velhinho, mas ja sei q sera o tipo de leitura que vai matar de tanto chorar... kkkkk...

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu sou suspeita de falar desse livro e do filme, sou apaixonada por eles!
    Tio Nick sempre arrasa né... O amor do casal, o desenrolar da história, a trilha sonora do filme... Amo tudo! rsrs

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Tudo bom?
    Passei uma epoca lendo tudo do Sparks, mas parei depois de O Melhor de Mim.
    Cansei um pouco da escrita dele... mas esse livro parece ser diferente do habitual né?
    Adorei a sua resenha, quem sabe esse livro não me leva de volta para o Tio Nick.
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  10. Olá Cinthia,
    bem não tem como errar com Nicholas Sparks né, só o nome dele na capa já é sinal de sucesso rsrs
    Já conhecia o livro de nome, mas não sobre o enredo, que pela sua resenha parece encantador. Não sabia que tinha filme e pretendo assistir em breve.

    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  11. Olá, nunca li nada do autor e embora sempre veja ótimas resenhas, não tenho muito interesse. Adorei as imagens que você selecionou elas ilustram bem o enredo, mas me deixaram com uma sensação de tristeza...acho que iria chorar horrores lendo essa obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Ola Cinthia lindona eu ainda não li esse livro, pretendo dessa vez irei assistir o filme primeiro devido aos lindos cenários, Tio Nick sempre nos comovendo em cada linda história que cria. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Eu sou completamente suspeita ao se tratar de Nicholas Sparks. Tenho todos os livros e leria até a lista de compra dele se necessário haha...
    Esse livro é um dos meus preferidos. Amei a história, o cenário e chorei como uma condenada haha
    Sua resenha está muito boa, parabéns

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Oie
    eu vi só o filme e adorei, quero ler o livro pois curto o autor apesar de que por enquanto não estou lendo muitas obras dele, mesmo assim, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Cinthia!!!
    Eu sou suspeita para falar de Nicholas já que ele é um dos meus autores preferidos =3
    Eu tenho esse exemplar aqui em casa, mas ainda não pude lê-lo. Porém, admito que já vi o filme.
    A história é perfeita estilo Nicholas =)
    Adorei sua resenha e até uma próxima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu não vi o filme nem li o livro, mas achei a história linda pelo que vi em sua resenha. Mais uma do Nicholas Sparks para fazer a gente desidratar de tanto chorar. Adorei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir