Resenha: O Pacto - Judi Picoult

Autor: Jodi Picoult
Páginas:400
Ano:2007
Editora:Planeta do Brasil
Adicione: Skoob

Sinopse: Um romance arrebatador, que hipnotiza o leitor da primeira à última página.A consagrada Jodi Picoult narra a história do casal Emily Gold e Chris Harte, que se conhecia desde o primeiro dia de vida. A amizade das duas famílias parecia ser das coisas mais sólidas do mundo. Ninguém se surpreendeu quando os dois começaram a namorar. Pareciam ter nascido um para o outro. Mas tudo desmoronou numa madrugada, quando Emily morreu com um tiro na cabeça bem ao lado de Chris, encontrado desmaiado pela polícia. Assassinato? O menino garante que havia um pacto de suicídio entre ele e a namorada. Ambos deveriam ter morrido naquela noite. Alguém falhou. Onde está a verdade?

Resenha: O Pacto nos traz a história de Emily e Chris, cujas famílias são amigas e se conhecem desde sempre. Cresceram inseparáveis, grudados de tal forma, que já não sabiam onde um começava e o outro terminava. Inicialmente se gostavam apenas como irmãos, porém, com o passar do tempo, esse sentimento mudou e começaram a namorar.

Parecia uma história de amor perfeita, até que os pais de ambos receberam um telefonema do hospital que mudou para sempre a vida de todos, fazendo com que questionassem até onde conheciam verdadeiramente seus filhos.

Naquela noite, surpreendendo a todos, Chris e Emily colocam em prática um pacto de suicídio que dá errado, pois, Emily morre, mas Chris sobrevive, deixando muitas dúvidas acerca do que realmente aconteceu naquela noite, se a versão apresentada por Chris é a verdadeira. Para seus pais, sim, sem dúvida alguma, porém, a polícia e os pais de Emily questionam. Fazendo com que as duas famílias, unidas há tanto tempo, fiquem em lados opostos.



Ler "O pacto" foi extremamente aflitivo, a cada página um novo sentimento tomava conta de mim, indo da raiva ao sofrimento e, por fim, á incredulidade.

Emily e Chris, inicialmente, parecem típicos adolescentes, sem grandes surpresas ou problemas, porém, a cada capítulo, percebia que havia mais neles do que pensei.

Fui sentindo a mudança gradual que aconteceu com Emily e, se não pude aceitar sua decisão, pelo menos pude entender o porquê de sua decisão tão desesperada.

Outro fator interessante foi presenciar as diferentes reações e dores sentidas pelos pais de ambos, bem como o que tudo isso acarretou na vida de Chris e qual seu real papel nessa tragédia.

Ao terminar o livro, a história permanecia em minha mente trazendo a tona sentimentos conflitantes e, ao mesmo tempo me fazendo refletir sobre como muitas vezes pais de adolescentes, seja lá por qual motivo for, não enxergam o pedido de ajuda de seus filhos, dando abertura para que estes tomem decisões precipitadas que podem ser irreversíveis.


21 comentários

  1. Nossa, que livro! Gosto de livros assim, que nos envolvem e nos surpreende, ficando grudados em nossa mente por dias após o seu termino e nos levando a questionar coisas da vida.

    Sinceramente, quero muito ler. Vai para a lista de leituras futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!

      Fico feliz em poder contribuir com sua lista de desejados. Com certeza não se arrependerá! Este é um daqueles livros que faz você refletir sobre pequenos detalhes que fazem uma grande diferença!
      Esta autora é sensacional! Suas obras sempre abordam temas para refletir e com assuntos variados.

      Tenha uma ótima leitura!
      Bjinhus

      Excluir
  2. Ooi! Nunca pensei que esse seria o enredo para esse livro, já que o título e a capa não levam a gente a pensar nisso. Gostei da resenha, e acho que talvez a leitura fluiria, apesar de não ser um livro que seja meu comum de leitura.
    Parabéns pela resenha ^-^
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ruhh!

      Eu também não imaginava que esse livro fosse tão ibtenso... já havia o visto em diversas livrarias mas não me sentia atraída, porém, sou super fã da autora e resolvi arriscar!
      Sábia decisão, rsrs!
      Apesar do tema ser acerca de algo tão frágil e desesperador, amei a leitura!

      Bjinhus e até a próxima 😊

      Excluir
  3. oie!
    Nossa que livro envolvente, hein. Sua resenha já passa os sentimentos que a trama evoca.
    Não é o tipo de livro que gosto de ler, mas sua resenha convence.
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosana!

      Eu curto bastante esse tipo de leitura, gosto de refletir sobre estes temas e tirar algo de bom e produtivo do livro.
      Espero que tenha a oportunidade de lê-lo e se emocionar com esse drama😊

      Bjinhus.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Adoro livros que nos prende atenção e que de um jeito ou de outro acaba nos marcando, amei a premissa desse livro e sua resenha deixou com aquela vontade em querer ler toda obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!

      Fico feliz em contribuir para sua leitura!
      Esse, com certeza, me prendeu e me marcou. Sou fã de dramas, esse gênero me encanta pelas reflexões que posso fazer sobre as situações apresentadas.
      Sempre acabo tirando algo de bom depois de me emocionar e chorar. Me fazem dar mais valor a simplicidade da vida.

      Boa leitura e bjinhus.

      Excluir
  5. Olá!

    Não conhecia o livro, mas não sei se o leria. Vou dar uma pesquisada maior nele e se eu gostar, vou ler. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kamila.

      Espero que possa lê-lo sim e se emocionar com esse drama que tantos vivem, e possa fazer suas próprias reflexões. Não vai se arrepender!

      Bjinhus e boa leitura!

      Excluir
  6. Oiii Neide, tudo bem?
    Adoro livros que trazem esse mistério e deixam no ar já na sinopse, tenho certeza que iria gostar e farei o possível para ler, ainda mais depois dessa sua resenha incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Morgana!

      Fico feliz com seu comentário! Espero que possa lê-lo em breve e compartilhar sua opinião.

      Bjinhus e boa leitura!

      Excluir
  7. Oii,

    Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha fiquei interessada em ler. Gostei da maneira como a resenha foi feita, dizendo apenas o necessário para compreensão da história. Parabéns.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Essa autora não é muito conhecida, acredito que pelo valor de seus livros serem um pouco acima da média e não tão acessíveis, porém seus livros são fantástico. Todos trazem temas muito polêmicos e diversificados.
      Me recuso a dar spoilers, rsrs, por isso me absive de certos detalhes que farão a leitura ainda mais interessante!

      Espero que possa lê-lo.

      Bjinhusss.

      Excluir
  8. Nunca li nada de Judi Picoult mas ouço muita gente elogiando, tenho muita curiosidade de ler. Gostei da sua resenha e da sinceridade também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!

      Essa é uma de minhas escritoras favoritas. Seus livros são sempre muito intensos!
      Te convido a ler um livro dela e, assim, tirar suas próprias conclusões. Mas, já lhe adianto, vai se apaixonar por sua escrita!

      Bjinhus e boas leituras!

      Excluir
  9. Já tinha visto a capa desse livro, mas não tinha lido a sinopse e nem resenhas sobre ele, a história me interessou bastante, fiquei super curiosa para saber o que aconteceu no dia.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Me abstive de mais detalhes, pois a leitura ficaria sem graça se contasse mais aqui. Porém, lhe adianto que muito mais acontece no decorrer da história.
      Espero que possa lê-lo, possa se sentir parte do drama vivido pelos personagens, para que, assim, reflita sobre o tema e tire suas próprias conclusões.

      Bjinhus e ótima leitura!

      Excluir
  10. Olá
    Muito legal a resenha, ainda não conhecia o livro mas pelo enredo parece ser uma história bem interessante, gostei da dica e vou tentar ler se tiver oportunidade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catharina!

      Fico feliz que achou interessante a história... tenho certeza que vai amar a leitura... te prende do início ao fim e de bônus ainda te faz derramar algumas lágrimas, rsrs.

      Leia, se emocione e reflita!

      bjinhus.

      Excluir