Resenha: Sentinela - Thais Lopes

Autor: Thais Lopes
Páginas: 299
Ano: 2015
Editora: Senhor da Lenda
Adicione: Skoob
  
Sinopse: Desde sua criação, ninguém atravessara os portões do Reino C'erit. Ninguém sabia o que acontecia por trás deles, ou qual havia sido o destino das pessoas que, tempos atrás, haviam se isolado ali para construir um novo lar. Por isto, até mesmo os Guardiões se surpreendem com a chegada de uma mensagem.

Quando a Arqui-Guardiã Aíla é enviada em resposta ao chamado, ela não faz ideia do que vai encontrar. Mas nem mesmo uma vida inteira na cidade-fortaleza dos Guardiões poderia prepará-la para o que precisará enfrentar: traição, uma nova ameaça à Ordem, e um homem capaz de abalá-la.

Resenha: Comecei o livro meio que perdida, pois ele tem muitos dados no início e até você assimilar todos, leva um tempinho. A história começa com um povo pedindo socorro ao que podemos chamar de policiais galácticos, os Guardiões. Que prontamente envia uma recém-formada e desacreditada Arqui-Guardiã para atender ao pedido e averiguar o local, já que esse povo até então vivia isolado do resto da galáxia. Ela se chama Aíla e possui um poder único, muito letal e grandioso, porém não é reconhecida pelos seus superiores como tal.

Tenho o hábito de ler fantasias e fazia muito tempo que uma história com essas características não me prendia. De cara já descubro que a maioria dos personagens têm alguma habilidade ou poder como prefiro me referir, a mocinha que de fraca não tem nada, logo é testada pelos guardas reais e depois pelo Rei C’erit, e claro passa fácil pelos testes. Aos poucos ela vai provando para as pessoas que não é uma jovem boba e que não é fácil de se enganar. O rei lhe diz o que aconteceu, qual o motivo dela estar ali.
“Seu olhar encontrou o meu, e pude ver as emoções que lutavam por controle. Raiva, impotência, desespero... Medo”.
O Reino foi atacado por um povo chamado Airenis, responsáveis por diversos ataques a planetas naquela galáxia. O objetivo deles era usar algo que fizesse com que o rei C’erit, Kai Ithar, se juntasse a eles nesses ataques e, por conseguinte derrotar quem quer se atrevesse a entrar na sua frente, inclusive a Ordem dos Guardiões.

Aíla e Kai vão se conhecendo e se entrosando no decorrer da história, e o impensável acontece, eles se unem de forma a acontecer uma Ligação, ato que liga as vidas de um ao outro e com isso se uma das partes estiver em risco de morte o outro serve como âncora e o puxa de volta.

A partir daí é drama, ação, romance, e mais e mais ação. Vão se descobrindo que esses guerrilheiros não estão atacando de forma aleatória e sem estratégia, eles pretendem usar um grande poder para conseguir atingir seus objetivos. Isso faz com que vários povos se unam em prol da causa de derrotarem esses temidos Airenis.  Através das várias batalhas Aíla vai provando para todos o quanto ela é poderosa e que apesar de ser oriunda de um povo considerado inferior, seu poder de Tairi’alen não esta pra brincadeira. Ela tem a habilidade de “controle”, vai a níveis além do físico, e é capaz de manipular inclusive mentes, assim sendo quase imbatível numa batalha.
"Um bom guerreiro não é aquele que pensa em todas as estratégias para vencer, mas sim aquele que não precisa mais pensar."
Thais Lopes me surpreendeu com esse livro, não conhecia suas obras literárias, e agora quero  ler todas, hahaha. Esta história é linda em todo o sentido da palavra, ela soube inserir significados em todas as palavras “diferentes” que usou. Fiquei impressionada com a quantidade de povos e lugares que ela criou. Com a riqueza em detalhes nas batalhas. Ah e a parte do romance não foi nada sem sal como esperei que fosse, ela fez com que os mocinhos demorassem a se entender, mas quando isso aconteceu foi de tirar o fôlego. Não vejo a hora de ler o próximo livro da série, pois sei que será tão interessante como este.

47 comentários

  1. Oi Marcia,
    Não conhecia esse livro, e apesar de achar a capa bonita e a sinopse interessante, não sei se leria a obra nesse momento atual. De qualquer maneira, é uma dica válida e já vou anotar aqui para quem saber ler mais para frente. E fico feliz que você tenha se surpreendido com a leitura, ainda mais se a história for cheia de significados e detalhes diferentes. Adorei a resenha!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer amiga tenta ler esse livrooo, hahaha, como eu tenho certeza que você vai se surpreender e acabar amando-o.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Normalmente eu não leio esse tipo de livro que a Thais escreve, nunca gostei muito de enredos espaciais da mesma forma que não gosto de filme que o cenário é o oceano. Não me pergunte o porque, apenas não consigo ler.
    Mas enfim... Quando conheci a Thais e ela jogou Sentinela para eu ler porque ela resolveu que eu seria sua cobaia para ver se a história estava funcionando ainda protelei um pouco, acho que levei alguns meses até finalmente me render e abrir o ebook. Devo admitir que eu me senti péssima por não ter lido Sentinela assim que ele chegou nas minhas mãos, ou melhor, no meu tablet (sim, isso mesmo, na época eu não tinha Kindle).
    Aíla e Kai me encantaram, o enredo me pegou de jeito e diferente de você eu não fiquei perdida, tem sim muitas informações, mas de alguma maneira eu consegui gravar isso. Amei cada segundo de leitura e quando terminei Sentinela devorei Vigilante que é o meu favorito espero que ele se torne o seu também.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vigilante está na meta da minha próxima leitura, hehehe :)

      Excluir
    2. Vigilante está na meta da minha próxima leitura, hehehe :)

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    A capa desse livro está linda e chamou muito minha atenção!
    Também adorei a premissa da história, pois adoro ler fantasias e sua resenha me deixou bem curiosa com esse livro.
    Achei bem legal o fato de a maioria dos personagens ter uma habilidade especial e também gostei de saber que a mocinha é forte e também tem seus poderes.
    Que bom que você se surpreendeu positivamente com essa leitura e que tenha gostado tanto da história e do universo criado pela Thais Lopes.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiara esse livro é ótimo, espero ter lhe convencido a lê-lo, hehehe. Bjus e obrigada por ter lido a resenha :)

      Excluir
  4. Mar adorei a resenha e me enterneceI a ler 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH que bom Déia, espero que tu o leia e goste como eu :)

      Excluir
  5. aaaa quero, só isso kkk
    É exatamente o tipo de livro que eu amo!
    E essa capa? MDS :O <3

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  6. Ola lindona confesso que livros em outro planetas não costumam chamar muito minha atenção porém a escrita da autora é muito bem elogiada e por esse motivo assim como sua resenha ótima, me convidam a ler o livro,e abrir espaço para algo novo. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai por mim tu vai se apaixonar, hehehe.

      Excluir
  7. Gente que livro é esse? Preciso!!!
    Adorei a premissa, gosto de livros de fantasia e esse parece daqueles que prendem a atenção do leitor, com uma guerreira que encara as batalhas de frente, já me conquistou.
    Não conhecia o trabalho da autora, mas vou pesquisar mais a respeito.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvânia esse prende tanto que tu se esquece até de respirar. Top demais, um conselho? Leiaaa, hahaha.

      Excluir
  8. Olá!

    Eu não sabia que esse livro era uma fantasia e eu com certeza fiquei empolgada ao ler sua resenha. Eu adoro personagens femininas fortes, adoro histórias que conseguem trabalhar bem o drama, a ação e o romance e não focar somente em um, mas dar espaço para tudo isso. Achei muito bonita a capa e esse jogo de poder é sempre bem legal de acompanhar. Achei demais! :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mocinha é bem osso duro de roer, hahaha, ela vai te fazer se apaixonar pelo livro.

      Excluir
  9. Olá.

    Apesar de já ter ouvido falar do livro, eu nunca tive oportunidade de lê-lo. Gostei bastante de premissa do livro e já quero ler. A história parece ser bem fantástica, com muita ação e esse é o tipo de livro que gosto. Aliás, onde posso adquirir um exemplar?
    Amei sua resenha, apesar de ter sido uma leitura difícil no começo, vejo que você curtiu bastante a leitura.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina tu acha os livros dela disponíveis no site da Amazon, e diretamente com ela também. E obrigada pelo elogio, hehehe.

      Excluir
  10. Fiquei agora pensando se seria um livro de romance erótico na galáxia e até me assustei, mas ainda bem que você disse que tem muita ação senão eu já ia pensar muitas coisa diferentes, porque seria muita criatividade. Não sou muito fã de coisas que sejam cheias de fantasias, e não sei realmente porque isso, mas não me agrada. Sou mais de dramas aqui na Terra mesmo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela soube trabalhar tudo na medida certa Gleice, os dramas, as cenas de ação, o romance... Tenta ler, acho que você vai se surpreender com ele.

      Excluir
  11. Fiquei super interessada e curiosa com a história, parece ser muito boa!
    Adoro fantasia! Não conhecia a autora, mas se te surpreendeu deve ser boa! Vou procurar sobre ela!
    Gostei muito da resenha, Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não estar no clima para fantasias, como posso ignorar essa resenha super convidadtiva, essa capa magnifica e a sinopse misteriosa? Em um contexto geral o livro tem muitas chances de me agradar seja pela escrita super elogiada ou pela mocinha que supera todas as poucas expectativas depositadas nela.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Não conhecia a publicação desse livro, e achei bem interessante a trama apresentada. Mesmo com o início um tanto confuso devido a tantas informações, deu para notar que é um livro que vai prender a atenção do começo ao fim. Muito interessante!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Amei o enredo do livro, sempre curti livros de fantasia e esse com certeza vai estar na minha lista. Uma trama bem elaborada e vai proporcionar umas boas horas de leituras.

    ResponderExcluir
  15. Estou com esse livro para ler, em e-book, mas ainda não consegui inseri-lo nas leituras :/ Adorei sua resenha e vejo que pode ser uma leitura bem interessante para mim também, pois possui uma premissa bem original e os personagens parecem ótimos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Marcia,
    Nossa, ainda não conhecia o livro, mas confesso que achei a trama bem interessante. Uma personagem forte é, em minha opinião, essencial para uma boa trama.
    Adorei conhecer um pouco mais da história, pois me pareceu que é um livro que devoramos em pouco tempo, por conta de todos os acontecimentos.
    Já anotei o nome e vou dar uma pesquisada.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa, pela sinopse não dá pra ter nenhuma ideia de sobre o que é a história. Mas sua resenha preencheu perfeitamente essa lacuna. Porém, infelizmente não me deixou curiosa o suficiente. Mas a dica é interessante e passarei para frente.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  18. Oiee tudo bom??

    eu já tinha visto o livro da Thais, e a Jess tinha me indicado e tudo mais, mas eu não gosto muito desse tema, de espaço e tal. mas acho que sua resenha me conquistou!!! amo quando o livro envolve drama, ação, romance , e a autora sabe trabalhar bem tudo isso. Já add na minha lisa.

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Li uma fantasia recentemente, e como não curti a leitura, então estou passando longe do gênero. Ou seja, dificilmente lerei esse livro. Vou repassar essa sugestão de leitura aos meus amigos que gostam de livros fantasiosos. Que bom que você curtiu esse livro e, olha só, cada vez mais os autores nacionais escrevendo como os gringos, só coisa boa!

    ResponderExcluir
  20. Oii!

    Eu não sou fã de Fantasias, sempre demoro para entrar no clima da história sabe? O que é uma pena, porque sempre perco grandes obras.
    Não conhecia a autora e achei interessante esse mundo que ela criou. Acredito que o que me afasta dessas obras são esse monte de palavras estranhas que eles colocam no meio do livro HSAUHSUAHSUA.
    Gostei da sua resenha e mesmo não ficando muito a vontade para ler, deixei anotado para passar a frente!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Olá

    Conheço a autora das redes sociais, por já ter participado de alguns eventos onlines que ela também estava, nunca li nada dela, mas achei a premissa interessante, gosto de livros do gênero, gostei de saber que ela criou um universo próprio para o livro e ainda por cima a protagonista tem sua personalidade forte e não parece ser do tipo que espera que os outros resolvam seus problemas,esse dois elementos juntos geralmente dão bons livros, por isso não vejo a hora de ler esse e pode finalmente conhecer a escrita da autora.

    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Nunca li nada da autora e para falar a verdade, nem o livro.
    Muito bom quando a história supera nossas expectativas e tornamos fãs da autora. Parece ser uma narrativa envolvente que prende logo de cara.
    Quase não leio fantasia, mas fico impressionada o mundo que as autoras desse gênero criam.
    Obrigada pela dica
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, sabe que eu não sou muito chegada em fantasias mas de um jeito essa trama me cativou? parece ser bem interessante e envolvente de acompanhar a história e isso me cativou, espero ter uma oportunidade de conferir a obra!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá... tudo bem??
    Eu não curto muito fantasias... não são muito que me chamam atenção e esse envolve reinos e tudo mais... me sinto confusa e não consigo me prender na narrativa... mas eu curti a premissa apresentada, não posso negar... as aventuras chamaram minha atenção... parece ser um livro bem desenvolvido, porque percebi o quanto você gostou.... a capa do livro é linda... xero!

    ResponderExcluir
  25. Nossa, que coisa mais louca essa Ligação que faz com que caso um dos dois esteja em risco de morte o outro possa servir como âncora e puxá-lo de volta. Amo fantasia e estou sempre em busca de algo diferente, e me interessei por esse livro. Além disso, amo drama, romance e enredos com bastante ação, o que me faz ficar mais ansiosa ainda para ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi Marcia

    Confesso que se fosse em outros tempos eu não leria o livro, características assim não me prendiam. Mas eu ando me aventurando em outros gêneros e gostei da premissa desse. Parece ter bastante ação mesmo.
    A capa adorei!!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho esse livro em ebook, mas eu ainda não tive a chance de fazer a leitura.
    Sinceramente estou bastante curiosa para conhecer a estória, porque todos comentaram muito bem.
    E tendo romance, ação já é um prato cheio pelo menos para mim, porque quando o livro é muito parado eu acabo ficando com sono e por isso acho que esse livro é uma pedida perfeita pra mim. Ele é algo distópico não é? Porque disseram isso várias vezes. Mas com toda certeza vou deixar esse livro na minha lista para fazer a leitura, porque quero muito conhecer. Espero que leia outros da série mesmo, pois quero saber o que você vem achando =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/conto-pode-parecer-impossivel-2.html

    ResponderExcluir
  28. Oi Linda
    Apesar da sua incrível resenha, esse livro não faz muito meu estilo.
    Sei que a escrita de Thais Lopes é muito cativante e todos que leem costumam gostar.
    Fico feliz que o livro tenha agradado.
    A capa é realmente linda.
    Valeu a dica.,
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  29. Oii Marcinha,
    Adorei sua resenha, não conhecia o livro, mas tenho quase certeza de que já ouvi falar dessa escritora. Amo livros de fantasia e estou curtindo bastante esses livros que se passam no espaço. Adorei o fato da mocinha ser forte e de os personagens terem poderes. Irei colocar esse livro na minha listinha infinita.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk, listinha infinita foi boa. Mas tenta ler amiga, tenho certeza que tu vai amar!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkk, listinha infinita foi boa. Mas tenta ler amiga, tenho certeza que tu vai amar!

      Excluir
  30. Eu gostei da premissa do livro, gosto muito de ficção, fantasia e pela empolgação da sua resenha eu até me animei a conhecer o livro! A capa está linda, vou adicionar a minha lista! Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Eu acompanho a autora no face, e vejo que todos que leem seus livroa acabam ficando alucinados pois ela consegue construir uma história com vários personagens, poderes, vilões e não deixa o leitor perdido.
    Fiquei bem encantada em saber que a mocinha é incrível, forte e fodona, e isso me motiva muito a ler pois estou cansada das que não sabem de nada hahahaha

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi.

    Ainda não conhecia essa livro e confesso que gostei do que li. Parece ser uma ótima fantasia, estou mesmo precisando ler um bom livro de fantasia, faz muito tempo desde o último que li. Dica anotada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Oi!!
    Não conhecia esse livro. Hum quando você falou em Galáxia eu já torci o nariz, não gosto muito de filmes e livros com esse tema, mas você favoritou o livro e isso me deixou intrigada, pelo visto a leitura te agradou bastante.
    Eu gosto de livros de fantasia, e principalmente quando tem ação, mas ainda estou pensando na questão dos planetas rsrs, será que iria me agradar, as vezes eu fico um pouco perdida com leituras assim.
    Que máximo que você se envolveu tanto com os personagens e com a trama criada pela autora a ponto de querer ler a continuação e tudo que a autora escrever.
    A literatura nacional está cada vez mais agradando os leitores e conquistando espaço.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir