Resenha: Cisne (Uma Geração. Todas as Decisões, 1) - Eleonor Hertzog

Autor: Eleonor Hertzog
Páginas: 726
Ano: 2014
Editora: Mundo Uno Editora
Adicione: Skoob
Livro recebido em parceria com a Editora Mundo Uno

Sinopse: Unificada e em paz, a Terra se dedicou à ciência e à exploração espacial, descobrindo Tarilian, um planeta habitado inesperadamente próximo. As relações entre os dois mundos iniciaram corteses, mas rapidamente uma rivalidade inútil se estabeleceu, minando a amizade entre terráqueos e tarilianos. Um infeliz incidente diplomático piorou ainda mais as relações interplanetárias; a solução para o impasse se encontra no Cisne, um veleiro movido a energia solar que é um dos mais avançados biolabs flutuantes do planeta. O Cisne é também o lar da família Melbourne: os pais, Doris e Henry, são os biólogos marinhos responsáveis pelo barco; os filhos são sua irriquieta tripulação.
Sem saber que fazem parte de uma geração que decidirá o futuro do mundo inteiro, agora os jovens Melbourne precisarão dar o melhor de si para melhorar as relações entre Terra e Tarilian.

Resenha: Cisne é um veleiro, onde são realizadas grandes pesquisas marinhas pelos Biólogos Henry e Doris Melbourne. Vivem a bordo do Cisne o casal, 7 filhos legítimos e uma filha adotada, com as idades entre 8 e 16 anos. Algo muito incomum acontece, desses 7 filhos, duas duplas são de gêmeos....idênticos!
"Teo e Ted eram os gêmeos mais velhos, com dezesseis anos; depois, vinha outro par de gêmeos, Tim e Tom, com 15 anos. Pam era a seguinte com quatorze, Lis tinha treze, e depois vinha uma pausa de cinco anos (nos dias de tédio, os filhos se divertiam especulando o que teria acontecido naqueles anos para os pais não terem procriado o filho anual) e vinha o caçula, Bobby, de oito anos. Peggy tinha quatorze anos como Pam, e havia se entrosado perfeitamente com eles desde o primeiro dia."
A narrativa começa com 7 dos 8 filhos do casal fazendo testes para a Escola Avançada de Champ-Bleux, a escola mais conceituada e mais difícil de entrar do planeta, e onde seus pais se formaram.

Em meio a isso, vemos a convivência do dia a dia no Cisne, já que toda a tripulação se resume à família. Os jovens nos são apresentados ora com um ar mais infantil, fazendo brincadeiras e "pegadinhas" entre eles, ora como crianças notavelmente adultas e responsáveis que ajudam os pais na embarcação, com as pesquisas, e com os afazeres domésticos.

Desde o início já notamos que há algum mistério acerca de Peggy, a filha adotiva de 14 anos. Ela é diferente, tem alguns "poderes" que só os pais adotivos sabem e ela tem que trabalhar isso, sem que os irmãos saibam.
"Tinha algo de sonhos, aquele veleiro... Talvez fosse a Lua, ou o marulhar leve das ondas, ou o balanço do barco... Ou talvez fosse aquela estranha família, deixando a bordo uma parte de sua magia. Magia? Sorrisos, alegria, um tapa nas costas, uma palavra amiga... Amizade da melhor qualidade."
Ao longo da narrativa conhecemos outras famílias, de outros planetas inclusive. Sempre com um mistério envolto às conversas entre eles. Fiquei com a impressão que há muito mais para ser contado e conhecido do que foi.

Em um certo momento, o Cisne é obrigado a abrigar dois estagiários Tarilianos e com eles 2 repórteres. Um Tariliano e um Terráqueo. A rotina no Cisne pode mudar drasticamente, para a pior, mas a união da família e a maturidade dos filhos acabam superando até mesmo isso.

Paralelo à tudo o que acontece a bordo, conhecemos o resultado dos testes e sabemos quais dos 7 filhos do casal vão entrar na Escola Avançada. Apenas Bobby, de 8 anos não fez os testes, pois ainda não tem idade.

Eu fiquei um pouco confusa com a quantidade de personagens trazidos, de famílias e seus filhos, de planetas e "Casas" que surgiram. Não sei se fui eu mas isso meio que me incomodou pois era gente demais para eu assimilar e fiquei um pouco perdida. Penso que o livro com o tanto de informação que tem poderia ter sido dividido em dois, talvez assim eu não me perdesse tanto.

Um ponto que eu achei legal foram os diálogos entre a família Melborne. Vi diálogos normais e simples, corriqueiros até, de fácil entendimento e bem divertidos. Mas não se engane com a simplicidade de alguns diálogos! Quando o bicho pega e o assunto é sério e trata de pesquisas, de poderes mentais, a coisa muda completamente e eu fiquei pensando de onde a autora tirou tudo o que nos trouxe.

Tive dois pensamentos bem diferentes ao iniciar a leitura:
O primeiro foi..."nossa, que linguagem simples e direta!" e o segundo foi "gente, que mulher inteligente! De onde a autora tirou essa riqueza de detalhes!" Sim, preciso ressaltar que fiquei impressionada com a inteligência da autora, apesar de em certos momentos eu ter achado a leitura cansativa. Mas eu penso que isso aconteceu por causa do número de informações e personagens e eu me perdi toda....Mas logo me encontrei!

Um ponto que eu achei muito interessante e isso me fez gostar ainda mais da narrativa foi a amizade e o respeito que há entre os irmãos e entre seus pais, acho isso bonito e uma coisa que deve ser incentivada e valorizada. E foi o que eu vi sempre. A confiança depositada e merecida é algo muito bonito e sempre presente na estória.

Não encontrei um único erro no livro, seja de pontuação, seja de ortografia...nada. A capa é até simples, mas é muito bonita. Apesar da infinidade de personagens, eles são muito bem estruturados. Há "pistas" desde o início da leitura, que eu só fui entender ao terminar e nossa, como eu não vi antes? De novo, essa autora não é normal gente...que cabeça!!!!

Enfim, recomendo a leitura para todos que gostam de ficção, romance, aventura, ação, fantasia....ufa...tem de tudo! Já estou ansiosa pelo segundo e sei que também é um livro enorme!!! Vou ter que acostumar!!!! Mas vale a pena!



30 comentários

  1. Oi Denise
    Há muito tempo atrás eu li esse livro e me encantei pela narrativa da autora. E apesar da obra ser enorme, os detalhes compensam tudo, já que valorizam a ambientação, os problemas, os personagens, entre outros. A autora é mesmo muuuuito inteligente. Espero ler mais obras de sua autoria.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Realmente parece ser um livro bem legal. Eu adoro histórias que abordam outros Planetas e com certeza esse livro me chamou a atenção. Gostei de saber que você achou a autora muito inteligente, pois eu aprecio demais isso. De verdade. O único problema, talvez seja o excesso de personagens, mas acho que a gente consegue né? Haha

    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Não iria ler Cisne porque para mim, sinto que o livro iria se arrastar muito.
    Mas não minto que acho a história bem legal e até bonita. Se tratando de um bar, mar.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oiee Denise ^^
    Eu também fiquei perdidinha com esse e o segundo livro, realmente, é personagem, casa e informação demais...hehe' Mas eu gostei bastante de conhecer a família, principalmente os filhos, cujas pegadinhas eu adorei ♥ Espero que você também goste do segundo livro, estou curiosa para saber a sua opinião :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Denise! Tudo bom?
    Eu recebi esse livro de cortesia da autora, mas ainda não tive coragem de pega-lo, confesso. Ele é tão grande e eu vejo tantas pessoas falando exatamente o que você, de que são tantos personagens que a confusão é certa. Até vi uma resenha onde diziam que havia muitos diálogos, diálogos demaaaais, então, são tantos pequenos fatores, que eu ainda não consegui pegar pra ler.
    Em todo caso, a história em si parece bem bacana e diferente, deve ser uma leitura interessante.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Já havia visto esse livro uma vez, mas essa capa nunca me atraiu para ele. Acho que essa quantidade toda de informação não iria me agradar. Sou aquele tipo de leitor que gosta de muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas que seja descrito de forma sucinta. Bem... não sei se o leria. Fico feliz que tenha gostado.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Li recentemente.
    Eu não curto muito o gênero mas fiquei surpreendida com esse!
    A autora realmente foi muito rica nos detalhes, fiquei admirada.
    Fora que a gente se apaixona pelos irmãos Melbourne.

    Adorei sua resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Flor.
    Esse livro é realmente perfeito!
    Confesso que acho a capa muito feia, mas a história criada pela autora com certeza supera isso. Mesmo sendo enorme o livro!
    Espero que o outro seja tão bom quanto esse!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Olá linda,

    Acho que livros de Fantasia e Ficção Científica acabam sendo taxados de "cansativos", justamente pelo número grande de diálogos e personagens, todavia é isso que engrandece a obra e todo o enredo se movimenta baseando nisso e gostei bastante da história...só não leio agora, porque é muito grande haha.

    Beijos
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Denise!!!
    Achei o enredo interessante, mas infelizmente não sei ele funcionaria para mim, tenho um certo desconforto em ler livros com personagens demais, com detalhes demais. Porém sei quem iria adorar a história, com certeza irei mostrar sua resenha para a Michelle, tenho certeza de Cisne faz mais o estilo dela do que o meu.
    Parabéns pela resenha, ela ficou perfeita.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi *--*

    Vendo a premissa o livro parece ser bem criativo já que tem vários gêneros juntos. Admito que o tamanho dele me intimida um pouco, quando o livro é assim costumo me preparar primeiro a capa também me passa a impressão de ser um livro juvenil. Também gosto quando os livros abordam relacionamentos familiares, é tão importante.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Denise,
    Adorei sua resenha.
    Acho interessante ver como esse livro tem gerado opiniões controversas, umas pessoas gostam e outras odeiam.
    Eu, particularmente, quero muito ler Cisne, por achar a trama muito interessante e bem criada. Ouso dizer que, sim, a autora é muito inteligente. Tive a oportunidade de conhecer a autora em um evento e tudo o que ela disse foi muito inteligente.
    Adorei sua resenha e espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Denise, já li elogios e criticas bem severas para com o livro. Eu particularmente perdi um pouco o interesse em ler em função de tantos elementos no enredo, mas acho que no futuro, vou querer ler sim, porque acho a autora mega fofa. Adorei suas considerações.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie Denise,

    eu já conhecia a Eleonor, foi em uma bienal, mas nunca li um livro dela.
    Pela capa não parece essa historia toda, é o que vem na minha cabeça quando olho a capa, ela poderia ser trocada né, acho que puxaria mais as pessoas, mas enfim... eu gostei muito da historia, a Eleonor é muito bem comentada entro os leitores e autores também, vamos ver se leio esse ano.

    =)

    ResponderExcluir
  15. Oi Denise!
    Ainda não li esse livro, e estou curiosa para conferir. Com certeza vou ficar perdida diante de tantos nomes, e vou demorar para me lembrar de todos eles. Quanto a trama, achei a premissa bem diferente, o que me chamou a atenção para ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Eu não li esse livro ainda. Conheço a autora, mas não consegui começar a ler a série. Na realidade, eu li algumas resenhas bem negativas para essa obra então eu meio que não sei bem se quero ler esse. Estou com o segundo por que sei que há um resumo no nele. Nunca vou compreender o pq de tanto nome HUSAHSUAHSUh isso confunde!
    Não gosto muito quando há isso nos livros. Enfim, não farei a leitura no momento, mas estou ansiosa para começar! A resenha está linda!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Realmente é um pouco confuso a quantidade de personagens que o livro apresenta, o enredo é bem diferente e isso chamou muito minha atenção, espero q n fique confusa igual vc.

    ResponderExcluir
  18. OI Denise, eu te entendo na questão de ficar meio perdida quando se tem muitos personagens porque eu também sou assim, principalmente se não for detalhado muito cada um deles ou tiver nomes estranhos, aí a coisa fica perdida mesmo. Tem livros do Ken Follett que são muitos e acho legal que ele faz as primeiras páginas com o nome de cada família e as pessoas para a gente não se perder. Mas é bem diferente este livro e vejo as pessoas falando bem dele!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Eu li esse livro e o que achei bem legal foi a forma que a família se relacionava, eles eram bastantes carinhosos e tinham uma amizade linda e respeitosa.
    A autora tem uma escrita muito detalhista, em alguns momento foi interessante, pude entender melhor o que acontecia e, em outros momentos, achei desnecessária e que poderia ter sido cortada.
    beijos
    Parabéns pela resenha
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem!

    A capa é muito fofinha. Mas quando começamos a ler a resenha e conhecer mais da história, podemos ver que é bem mais profundo. Gostei da trama, parece ficção cientifica e das boas, gosto de tramas assim, ainda mais quando possuem diálogos inteligentes e envolventes. Ótima dica.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Denise, eu li esse livro recentemente e gostei muito dele. Apesar de o tamanho ter me assustado um pouquinho, hahaha. A leitura vale a pena para todos que curtem o gênero, e sempre que posso estarei indicando ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Eu achei bem interessante o que você falou do livro. Fiquei pensando sobre a quantidade de informações que você mencionou e que ficou até confusa, então conclui que quando você reler o livro daqui há algum tempo ele talvez seja um livro completamente novo, porque você vai perceber coisas que essa primeira leitura não te permitiu. Enfim, fiz devaneios em cima da sua resenha. Aliás, adorei o que você contou sobre os diálogos, simples e ao mesmo tempo surpreendentes. Enfim, o livro deve ser muito bom mesmo!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Hello!

    Acho que nunca li nada da Editora Mundo Uno, e qe bom que o blog trouxe aos leitores uma resenha de um livro diferente.
    Gosto de historias assim e gostei da premissa. Acho que tb ia ficar meio perdida no meio de tanta gente, hehe.
    Bacana a ideia de mostrar a amizade e o respeito que há entre os irmãos e entre seus pais, sempre é bom dar o exemplo.
    Vou tentar ler sim.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  24. Oiii,
    Então, eu tive o prazer de conhecer a Eleonor na Bienal do Rio ano passado ela é uma pessoa bem legal e super acessível, mas infelizmente o tipo de livro que ela escreve não é o meu gênero sem contar que eu provavelmente ficaria tão perdida quanto você com essa quantidade de personagens, não consigo ler um livro com tantos personagens assim, pois minha memória é terrível e eu nunca conseguiria decorar quem é quem. Já vi o tamanho do livro da Eleonor e concordo com você que ele deveria ser dividido, mas ainda sim acho que isso não diminuiria a confusão da imensa quantidade de personagens.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  25. Eu acho que ficaria muito confusa no começo do livro, a história me parece ser muito complexa e com tantos personagens eu demoraria para engatar. Mas depois que me acostumasse, provavelmente, não ia querer mais largar porque parece ser muito bom. O enredo é muito instigante mas acho que poderia mesmo ser dividido em 2 porque ficou bem grandinho rs

    ResponderExcluir
  26. Oiiie,

    Eu não conhecia a obra, mas pela sua resenha eu fiquei um pouco confusa rs sabe eu não me dou bem com livros que tem vários elementos, chegando e partindo a todo momento rsrs eu me canso um pouco, e agora nesse momento acho que deixaria passar a dica, mas isso não significa que não leria.

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá... Denise, tudo bem??
    Bom eu não tenho muito interesse em ler o livro, pois foge de minha zona de conforto. Já li muitas resenhas dele, super positivas e tive a oportunidade de conhecer a autora pessoalmente em alguns eventos... ela é extremamente inteligente e muito perspicaz... não encontrar nenhum erro de revisão no livro não foi novidade, porque ela é palestrante e dá dicas importantes para escrever um livro.... que bom que a história te cativou e você gostou... Xero!

    ResponderExcluir
  28. Oi, parabéns pela resenha, já li outras do mesmo livro, mas não foram tão esclarecedoras quanto essa. Bom, o livro parece ser bem legal, mas não é o tipo de leitura que leria no momento, mas quero lê-lo futuramente.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Apesar de eu ser fã de ficção científica confesso que a premissa desse livro não chamou muito minha atenção e achei que a história me parece meio tediosa.
    Fica para uma próxima dica.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  30. Olá, quero ler esse também, mas ainda não li guardião que está aqui comigo já
    bjs

    ResponderExcluir